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Vendas de fim de ano nos EUA quebram recorde, diz pesquisa

Segundo Adobe Analytics, método de pagamento ‘compre agora, pague depois’ também cresceu

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Natal no varejo; vendas de fim de ano; shoppings

Estabelecendo um “novo recorde para o e-commerce”, os gastos dos consumidores online no período de vendas de fim de ano — entre 1º de novembro e 31 de dezembro — nos Estados Unidos aumentaram 4,9% em relação ao ano anterior, totalizando US$ 222,1 bilhões, de acordo com pesquisa da Adobe Analytics.

Os gastos dos consumidores foram impulsionados em parte por descontos que ‘atingiram níveis recordes’ durante a temporada, em categorias como eletrônicos, brinquedos e vestuário. Os consumidores gastaram US$ 16,6 bilhões online utilizando serviços de ‘compre agora, pague depois’ (BNPL) durante a temporada de festas, um aumento de 14% em relação ao ano anterior e um recorde absoluto, segundo a Adobe Analytics. Ao longo de 2023, os consumidores gastaram US$ 75 bilhões online por meio de plataformas de pagamento BNPL, um aumento de 14,3% em relação a 2022.

A projeção de compras online da Adobe para as festas quase acertou em cheio. Em sua previsão de outubro para os números de vendas de fim de ano de 2023, a Adobe Analytics previu que as vendas de comércio eletrônico entre 1º de novembro e 31 de dezembro alcançariam US$ 221,8 bilhões, um aumento de 4,8% em comparação com o ano anterior.

Os gastos dos consumidores online aumentaram 6% em relação ao ano anterior em novembro, totalizando US$ 123,5 bilhões, impulsionados em grande parte pelos US$ 38 bilhões gastos online entre o Dia de Ação de Graças e a Cyber Monday. No mês seguinte, os compradores impulsionaram um aumento de 3,7% nos gastos online, totalizando US$ 98,6 bilhões, de acordo com a Adobe.

Embora a temporada de festas como um todo tenha impulsionado o crescimento nas vendas de ‘compre agora, pague depois’, a Adobe descobriu que as compras BNPL na Cyber Monday aumentaram 42,5% em relação ao ano anterior, totalizando US$ 940 milhões, marcando o maior dia registrado para compras com pagamento posterior. Ao longo de novembro, as transações de ‘compre agora, pague depois’ aumentaram 17,5% em relação a 2022, totalizando US$ 9,2 bilhões, tornando-se o maior mês registrado para o método de pagamento.

O aumento nas vendas BNPL de 2023 sinaliza uma tendência contínua de os consumidores recorrerem ao método de pagamento parcelado para financiar suas compras de fim de ano.

“Em um ambiente de demanda incerta, os varejistas apostaram em descontos e métodos de pagamento flexíveis para atrair os compradores nesta temporada de festas”, disse Vivek Pandya, analista líder da Adobe Digital Insights, em comunicado. “A estratégia foi eficaz, impulsionando gastos recordes online durante grandes dias como a Cyber Monday e a Black Friday, e um recorde de 11 dias que ultrapassaram US$ 4 bilhões em gastos diários nesta temporada.”

Com mais consumidores recorrendo a planos de pagamento parcelado para financiar suas compras de fim de ano, os provedores BNPL viram um aumento nos pedidos. A Klarna disse que os compradores dos EUA fizeram 29,5% mais pedidos na Black Friday deste ano em comparação com o ano passado.

A Adobe também previu com precisão o aumento nas compras por dispositivos móveis durante a temporada de festas deste ano. Mais da metade (51,1%) dos compradores online fizeram transações via smartphones nesta temporada de festas, um aumento em relação a 47% do ano anterior. Os consumidores gastaram mais via mobile no Dia de Natal, impulsionando 63% das vendas online, descobriu a Adobe.

Natal no varejo; vendas de fim de ano

Escrito por Tatiana Walk-Morris para Retail Dive
Imagem: Envato

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