Economia
Vendas do varejo ampliado crescem 1,1% em dezembro
Segundo executivo da Cielo, resultado teria sido ainda melhor se calendário tivesse favorecido
O Índice Cielo do Varejo Ampliado, divulgado nesta semana, mostra que em dezembro de 2023, o crescimento das vendas no varejo foi de 1,1% em relação ao mesmo período do ano anterior, considerando a inflação.
Em valores nominais, que refletem a receita de vendas percebida pelos varejistas, o aumento foi ainda maior, atingindo a marca de 4,3%.
“O mês ficou marcado pela deflação em importantes segmentos do varejo, como Supermercados e Hipermercados e Móveis, Eletrodomésticos e Departamento, justamente os que mais contribuíram para o crescimento”, apontou Carlos Alves, vice-presidente de Tecnologia e Negócios da Cielo.
Os dados do Índice Cielo do Varejo Ampliado mostram também que os Bens Não Duráveis cresceram 2,3% em relação ao mesmo período do ano anterior, enquanto os Bens Duráveis e Semiduráveis avançaram 0,9%.
Apesar de tradicionalmente ser um período positivo para o varejo devido às festas de fim de ano e ao recebimento do 13º salário, 2023 teve um calendário que prejudicou o setor, com um domingo a mais e uma quinta-feira a menos em comparação com o ano anterior.
O impacto foi notado especialmente no dia 24, que caiu em um domingo, afetando principalmente as lojas de rua, segundo Carlos Alves: “Sabemos que boa parte delas funciona parcialmente ou nem chega a abrir as portas no domingo.”
Regionalmente, o Nordeste liderou o crescimento quando comparado com o mesmo período do ano anterior, com um aumento de 2,6%, seguido pelo Sudeste com 2,4%, Sul com 2,2%, Norte com 2,0% e Centro-Oeste com 0,8%.
Já em relação ao cenário do e-commerce, as vendas aumentaram 4% em termos nominais, enquanto as vendas no varejo em lojas físicas tiveram um crescimento de 4,4% em comparação com o mês de dezembro de 2022.
Imagem: Envato