Economia
Vendas no Natal de 2023 têm queda de 1,4%
Final de semana da data comemorativa também marcou recuo de -10,7%, de acordo com pesquisa do Serasa Experian
Os brasileiros gastaram menos no Natal de 2023, tornando a data a mais fraca dos últimos três anos, como mostra o Indicador de Atividade do Comércio da Serasa Experian. Segundo o levantamento, durante a semana do feriado, de 18 a 24 de dezembro, as vendas no Natal do varejo físico apresentaram uma queda de 1,4% em comparação ao mesmo período do ano passado.
No final de semana da data comemorativa (22 a 24/12/2023), a queda foi ainda mais acentuada, chegando a -10,7% em relação ao mesmo período do último ano (16 a 18/12/2022). De acordo com o economista da Serasa Experian, Luiz Rabi, o fato do dia 24 ter sido um domingo pode ter influenciado a baixa no final de semana, já que é o dia mais fraco para o comércio.
Diante das expectativas, o resultado do Natal 2023 para o comércio contraria algumas e confirma outras. De acordo com a Associação Comercial de São Paulo, o resultado das vendas de Natal seria menor que do ano passado. Porém, a Confederação Nacional do Comércio previa um aumento nas vendas de 5%. Vale lembrar que a Black Friday de 2023 também teve um resultado abaixo do esperado, com uma queda de 15,1% em relação à edição de 2022, sendo uma das piores Black Fridays da história. Assim, 2023 termina como um ano de baixos resultados para o varejo brasileiro, principalmente no fim de ano.
“Com a inadimplência marcando números recordes este ano, a prioridade dos consumidores foi a reestruturação financeira ao optarem por utilizar o 13° salário para o pagamento e renegociação de dívidas, deixando as compras e presentes de Natal em segundo plano”, comenta Rabi.
Vendas no Natal em São Paulo seguem tendência nacional
Ainda segundo o Indicador de Atividade do Comércio da Serasa Experian, as vendas natalinas do varejo físico paulista também não foram animadoras e expressaram diminuição de -1,2% durante a semana do natal e -9,6% no final de semana, em comparação ao mesmo período do ano anterior. Dessa forma, a capital paulista segue a tendência nacional de baixa nas vendas de Natal.
Imagem: Envato