Eventos
VTEX Day 2025 reúne cerca de 25 mil pessoas e movimenta R$ 1 bi em negócios

Com ingressos esgotados dez dias antes da abertura, o VTEX Day 2025 teve seu primeiro dia na segunda-feira (2), no São Paulo Expo. Considerado o maior evento de digital commerce do mundo, o encontro reúne mais de 25 mil participantes, 230 marcas expositoras e uma programação distribuída em oito palcos simultâneos.
Durante os dois dias de evento, são esperadas mais de R$ 1 bilhão em oportunidades comerciais. A agenda inclui mais de 100 paineis com mais de 300 especialistas e CEOs do varejo nacional. A curadoria do conteúdo foi desenvolvida para abordar temas estratégicos como inteligência artificial, omnichannel, logística, B2B e experiência do consumidor.
Entre os destaques da edição estão os keynotes internacionais com a atriz Viola Davis, o economista Philip Kotler e o pensador canadense Shane Parrish. Novas áreas também foram implementadas nesta edição, como o espaço dedicado a Retail Media, a área exclusiva para conteúdo voltado ao B2B e o palco Led by Her, onde apenas mulheres sobem ao palco para compartilhar conhecimentos sobre temas como marketing, finanças, operações, ESG e liderança.
Além das palestras e paineis, o VTEX Day 2025 contou com centenas de estandes de marcas expositoras, que apresentaram soluções, produtos e inovações ao público. A Central do Varejo acompanhou mais esta edição e mostra os principais destaques do evento.
A Getnet marcou presença no VTEX Day com um estande voltado à demonstração de soluções de pagamento para o varejo físico e digital. Segundo Luciano Ferrari, vice-presidente comercial da empresa, a participação no evento reforça a estratégia da companhia em ampliar sua atuação no ecossistema de comércio digital.
“A gente vem com um portfólio bastante robusto, que vai desde as maquininhas tradicionais até soluções de pagamento digital integradas com marketplaces e plataformas de e-commerce”, afirmou Ferrari. Ele destacou ainda a importância de oferecer experiências completas, que atendam desde pequenos empreendedores até grandes varejistas com operações omnichannel.
Para o executivo, o VTEX DAY é uma oportunidade de gerar relacionamento com parceiros, fortalecer a marca e acompanhar de perto as transformações do setor. “Esse é um espaço onde conseguimos escutar os clientes e entender as necessidades reais do varejo, além de mostrar como a Getnet está preparada para atendê-las”, completou.
A Unico IDPay também participou do VTEX Day 2025 com o objetivo de apresentar ao mercado suas soluções em identidade digital e autenticação para o varejo. Segundo Paulo Naliato, vice-presidente de Growth da empresa, a Unico é hoje líder nacional em validação de identidade e está presente em nove dos dez maiores varejistas e em quatro dos cinco maiores bancos do país.
“Temos capacidade de validar com precisão 95% da população economicamente ativa do Brasil. Nossa solução entrega uma resposta binária e rápida sobre a identidade de quem realiza uma transação”, explicou. Essa tecnologia, que inicialmente atuava em processos como abertura de contas e transferências bancárias, passou a ser aplicada também no e-commerce, especialmente em transações com cartão de crédito não presente — um mercado que movimenta cerca de R$ 1 trilhão por ano.
De acordo com Naliato, cerca de R$ 120 bilhões em vendas são recusados anualmente por falta de segurança ou dúvida na validação da identidade do comprador. A tecnologia da Unico IDPay atua justamente para reduzir esse número, com respostas em até dois segundos sobre a autenticidade da transação.
“Já ajudamos a recuperar mais de R$ 11 bilhões em vendas que seriam negadas. É uma solução que beneficia o consumidor, o varejista, os bancos e fortalece todo o mercado de cartões”, destacou. A solução já é usada por grandes nomes do varejo, como Casas Bahia e marketplaces de grande porte.
A Jitterbit participou do VTEX Day 2025 com um estande imersivo que chamou a atenção do público. Um carro de Fórmula 1 com simulador virtual foi o destaque visual do espaço, que reforçou a mensagem da empresa: acelerar resultados por meio da automação inteligente. Durante o evento, clientes, parceiros e visitantes puderam interagir com demonstrações práticas das soluções da companhia.
Segundo Lucas Felisberto, vice-presidente de vendas da Jitterbit, um dos principais desafios atuais das empresas é utilizar a inteligência artificial de forma eficiente. “Quando a gente fala com CIOs e diretores de tecnologia, 100% afirma que já usa IA de alguma forma. Mas 85% não consegue medir o resultado disso”, afirmou.
A proposta da Jitterbit, segundo ele, é justamente ajudar os clientes a obter retorno efetivo da tecnologia, com foco em automação e integração de dados. “A gente já aplica isso internamente. Nosso time de suporte, por exemplo, reduziu drasticamente o tempo de resposta usando agentes inteligentes que acessam nossa base de conhecimento de forma automatizada”, explicou.
Magazine Luiza levou todas suas unidades de negócio ao evento
O Magazine Luiza levou ao VTEX Day 2025 um estande que representa todo o ecossistema da companhia, reunindo diferentes marcas e unidades de negócio. De acordo com Flávia Marcon, gerente de marketplace da empresa, o objetivo foi apresentar soluções integradas de tecnologia, serviços e inovação. “Todas as marcas sob o guarda-chuva do Magalu estão aqui: Magalu Marketplace, Netshoes, Época, KaBuM!, além de Magalu Ads, Magalu Pay e a Magalu Cloud”, afirmou.
Segundo Flávia, a Cloud — lançada há pouco mais de um ano — tem ganhado espaço nas iniciativas da empresa, sendo destaque em todos os eventos dos quais o Magalu participa em 2025. Ela também destacou o uso crescente de inteligência artificial nas operações da companhia, com ferramentas que auxiliam desde a criação de anúncios até o atendimento com a assistente virtual Lu.
O estande contou ainda com ativações voltadas ao público, incluindo áreas instagramáveis, experiências interativas e a presença de sellers parceiros. “Quem já é seller, por exemplo, pode contratar o Magalu Ads com condições especiais exclusivas para o VTEX Day. Além disso, nosso time está aqui tanto para captar novos parceiros quanto para desenvolver os atuais”, disse.
A Infracommerce aproveitou o VTEX Day 2025 para destacar sua vertical de dados, a Infradata, com uma palestra voltada ao varejo no primeiro dia do evento. De acordo com Camila Dulman, diretora comercial de Luxuy Brands da empresa, a iniciativa tem como objetivo mostrar ao mercado a importância da análise de dados aplicada à operação digital e logística.
“A Infradata é uma vertical estratégica dentro do nosso ecossistema, com quatro grandes produtos. O principal deles é voltado à previsão de demanda”, explicou Camila. A solução permite prever desde a necessidade de matéria-prima em indústrias B2B até o abastecimento de canais digitais e distribuidores, com o objetivo de tornar o planejamento de compras mais preciso.
Segundo ela, uma previsão de demanda assertiva é essencial para o desempenho comercial de qualquer companhia. “Estoque parado hoje significa prejuízo. Mostrar como nossa tecnologia pode antecipar cenários e apoiar decisões é uma das nossas principais entregas nesta edição do evento”, afirmou.
Em breve: confira a segunda parte da cobertura do VTEX Day 2025, com mais entrevistas exclusivas direto dos estandes e as soluções que estão transformando o varejo digital!
Leia também:
VTEX Day 2024: 15ᵃ edição debate presente e futuro do varejo
VTEX Day: uso de dados, marketing digital e educação são discutidos no segundo dia
Imagens: Marina Dias e Divulgação