Inovação
Walmart lança nova solução de IA generativa

A Walmart Inc. está lançando uma nova solução própria de inteligência artificial criada para ajudar designers e compradores a se manterem atualizados com as tendências.
Conhecida como Trend-to-Product, a ferramenta utiliza IA e IA generativa para analisar e sintetizar dados e tendências globais, extraindo informações da internet e de influenciadores para ajudar a equipe de moda da varejista a criar produtos acessíveis e alinhados às tendências em um período de seis a oito semanas após a identificação inicial de uma nova moda.
O objetivo do Walmart é reduzir o tempo de criação e produção de uma coleção de roupas — desde a fase de conceituação até os itens chegarem às lojas e ao e-commerce. Normalmente, esse processo leva cerca de seis meses de pesquisa humana, mas, segundo a varejista, o Trend-to-Product encurta a etapa de pesquisa e design para apenas minutos, usando IA para acelerar o desenvolvimento. A ferramenta então utiliza IA generativa para criar mood boards com nomes de coleção, cores, texturas e ideias.
Os designers e compradores refinam esses mood boards, analisam os dados de vendas e desenvolvem as peças finais que formarão a coleção. Na etapa final, o Trend-to-Product gera um tech pack de moda para a coleção — um conjunto de instruções técnicas detalhadas para que os fornecedores saibam exatamente como produzir cada item.
“O Trend-to-Product permite que nossos profissionais de design e desenvolvimento de marcas próprias passem menos tempo correndo atrás de tendências e mais tempo fazendo o que mais amam: criar e entregar itens de alta qualidade e na moda para nossos clientes, em todas as estações e ocasiões”, afirmou Jen Jackson Brown, vice-presidente sênior de marcas e design de vestuário no Walmart U.S. “Estamos animados com os primeiros resultados dessa nova tecnologia e com o potencial transformador que ela pode ter em nossa operação e na forma como atendemos nossos clientes.”
O Walmart está explorando a possibilidade de aplicar o Trend-to-Product também em outras categorias além da moda, e busca constantemente aumentar a velocidade da ferramenta. A novidade chega após o recente lançamento do “Wally”, uma ferramenta generativa baseada em dados proprietários do Walmart, criada para automatizar diversos processos demorados, como entrada e análise de dados, diagnóstico de desempenho de produtos, resposta a dúvidas operacionais, abertura de chamados para questões não resolvidas e automação de fórmulas e previsões complexas.
“O Walmart continua investindo em tecnologias de ponta de IA e IA generativa para tornar a vida de nossos clientes, associados e membros mais fácil”, afirmou Vinod Bidarkoppa, vice-presidente executivo e CTO do Walmart International. “O Trend-to-Product é o exemplo mais recente de como essas tecnologias promovem otimização e, quando combinadas, podem revolucionar uma linha de negócios ou até mesmo um setor inteiro. Essa inovação reforça nosso compromisso em ultrapassar os limites do que é possível, garantindo que nossos clientes tenham sempre acesso às últimas tendências pelos melhores preços.”
Walmart oferece ferramentas internas para desenvolvedores de IA generativa
Recentemente, o Walmart apresentou uma estratégia para acelerar o que chama de “varejo adaptativo” — definido como “experiências profundamente personalizadas que trazem as compras aos clientes exatamente da maneira como eles querem e precisam”, por meio da IA, especialmente da IA generativa.
Para apoiar essa iniciativa, desde junho de 2023 o Walmart disponibiliza aos seus funcionários o Walmart GenAI Playground, uma ferramenta interna em estágio inicial onde os colaboradores podem explorar e aprender sobre a tecnologia. Além disso, a empresa está fortalecendo o desenvolvimento de IA internamente com uma série de soluções proprietárias voltadas à experiência do desenvolvedor (DX).
Com sede em Bentonville, Arkansas, o Walmart Inc. opera mais de 10.500 lojas e vários sites de comércio eletrônico em 19 países.
Imagem: Reprodução/Walmart
Informações: Dan Berthiaume para CSA
Tradução livre: Central do Varejo