Economia
Walmart é criticado por manter preços abaixo da inflação nos EUA
Prática vem gerando acusações de rivais, que consideram que a gigante usa sua influência para conseguir vantagens injustas
O Walmart tem mantido preços mais baixos em alimentos do que seus concorrentes, de acordo com uma nova análise da estratégia de preços da empresa. A pesquisa, realizada pela empresa de análise de dados Dataweave, comparou os preços de 589 produtos de marca em 34 categorias diferentes, incluindo itens de mercearia, produtos de higiene pessoal e ração para animais de estimação. O Walmart manteve os preços estáveis enquanto aumentava os preços a taxas bem abaixo da inflação média dos EUA, de 7,5%, nos 14 meses até fevereiro de 2023.
A análise comparou os preços nas lojas e nas propriedades online do Walmart, Kroger, Target e Amazon. Enquanto os preços do Walmart aumentaram em média 3%, a Amazon aumentou em 7,5% e a Kroger e Target em 9%. Embora o Walmart tenha enfrentado acusações de uso de influência para ganhar vantagens injustas sobre seus rivais, a análise sugere que a empresa tem se concentrado em manter preços baixos para os consumidores.
Com uma participação de mercado de 42% entre os varejistas de tijolo e argamassa nos EUA, o Walmart tem usado seu peso para negociar preços mais baixos com seus fornecedores. Os executivos da empresa afirmaram que estavam alavancando métricas de melhor desempenho e examinando os custos das commodities item por item nas negociações com fornecedores.
Apesar de ter uma participação de mercado online de apenas 6,3% em comparação com 37,8% da Amazon, o Walmart continua sendo uma das maiores empresas de varejo do mundo, com operações que se estendem da América Latina à China.
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Imagem: Freepik