Inovação
Walmart testa aplicativo gratuito com interpretação visual ao vivo para clientes com deficiência visual
O Walmart lançou um programa piloto com a Aira, um aplicativo móvel que conecta clientes cegos ou com baixa visão a um intérprete visual que pode descrever produtos, rótulos e preços em tempo real. O Walmart está oferecendo o aplicativo gratuitamente, juntando-se a outros varejistas como Target, Meijer, Wegman’s e Starbucks, que também utilizam a Aira, segundo um relatório do MediaPost.
Os intérpretes visuais profissionais da Aira são treinados para oferecer feedback objetivo, mantendo o cliente no controle de suas próprias escolhas. Não há limite de tempo para o uso do aplicativo, permitindo que o intérprete forneça informações detalhadas, como o texto em um cartão de felicitações ou a cor exata de uma blusa.
“Acredito que o maior ganho da nossa parceria será demonstrar ao mundo que Walmart e Aira realmente pensam nos clientes que atendem”, afirmou Everette Bacon, Diretor de Iniciativas para a Cegueira da Aira, que também é cego.
“A realidade é que temos muitos clientes com deficiência, e queremos garantir que eles tenham uma experiência de compra tão boa, ou até melhor, do que alguém sem deficiência”, disse Gayatri Agnew, chefe do Centro de Excelência em Acessibilidade do Walmart.
Outras iniciativas de acessibilidade do Walmart
A rede já tomou diversas medidas para tornar suas lojas e site mais acessíveis. Nos EUA e no Canadá, as lojas do Walmart instituíram horários sensoriais para clientes neurodivergentes. Em setembro de 2024, o varejista anunciou que equiparia seus Supercenters com os carrinhos Caroline’s Carts, projetados para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. O Walmart também expandiu suas linhas de produtos adaptativos.
Imagem: Divulgação / Walmart
Informações: Adam Blair para Retail TouchPoints
Tradução livre: Central do Varejo