E-commerce
Wish é vendida, após anos de declínio e perdas
Plataforma de e-commerce, que chegou a valer US$ 1,1 bi, foi vendida por apenas US$ 173 mi
A plataforma de comércio eletrônico Wish vai ser vendida por cerca de US$ 173 milhões pela sua operadora ContextLogic. O comprador é o Qoo10, que opera marketplaces localizados na Ásia e tem base em Cingapura.
O acordo foi feito após “uma revisão detalhada das alternativas estratégicas com a assistência de consultores financeiros e legais externos”, segundo um comunicado do presidente do conselho da ContextLogic, Tanzeen Syed.
O acordo ainda precisa da aprovação dos acionistas da ContextLogic, mas não está sujeito a qualquer contingência de financiamento e espera-se que seja concluído durante o segundo trimestre, de acordo com um comunicado à imprensa da ContextLogic. A própria ContextLogic permanecerá uma empresa de capital aberto.
A ContextLogic revelou em novembro que estava explorando alternativas estratégicas, em meio a declínios contínuos de receita e perdas. O Wish tem enfrentado grandes concorrentes, incluindo Temu, seu concorrente chave muito mais rápido em crescimento, e Shein, que tem “um foco similar em consumidores orientados para o valor”, de acordo com uma nota de pesquisa de novembro de analistas do UBS liderados por Kunal Madhukar.
No ano passado, a empresa recorreu a demissões de mais de 250 funcionários, afetando 41% de sua força de trabalho nos EUA e 26% dos funcionários em outros países. Isso aconteceu após uma tentativa no ano anterior de reformular a marca, poucos meses após a chegada do ex-executivo da Foot Locker, Vijay Talwar, como CEO. Talwar saiu após apenas sete meses no cargo, e Joe Yan, um parceiro operacional da empresa de capital de risco GGV Capital, assumiu.
Antes do acordo anunciado esta semana, o conselho havia considerado várias opções, incluindo “perspectivas independentes do negócio sob vários cenários”, e “entrou em contato com quase 40 partes potenciais”, disse Rishi Bajaj, nomeado diretor independente líder do conselho da ContextLogic em novembro, em uma ligação com analistas esta semana. A empresa disse que o preço de venda de cerca de US$ 6,50 por ação reflete um prêmio de 44% sobre o preço de fechamento das ações da ContextLogic em 9 de fevereiro. A Wish estreou no mercado de ações com preço de US$ 24 por ação e arrecadou US$ 1,1 bilhão.
No entanto, os acionistas podem precisar ser pacientes, pois a empresa disse que está trabalhando para monetizar suas perdas operacionais líquidas, que podem ser alavancadas como escudos fiscais. O Wish tem cerca de US$ 2,7 bilhões de créditos fiscais de prejuízo operacional líquido (NOL) a serem compensados e determinados ativos retidos, segundo o comunicado desta semana. Até o final de 2022, isso incluía US$ 886 milhões que começam a expirar em 2030 e continuam a expirar até 2037, e $1,7 bilhão que têm um período de compensação ilimitado, de acordo com seu relatório anual mais recente.
“Se o Conselho da ContextLogic não identificar oportunidades que permitam monetizar efetivamente o valor de seus NOLs para o benefício dos acionistas, ele pretende devolver rapidamente todo o capital aos sócios”, disse a empresa.
Por Daphne Howland para Retail Dive
Imagem: Reprodução/CNBC