Inovação
Supermercado Pinheiro aprimora interação com cliente via código 2D
Ferramenta permite acesso a maiores informações sobre os produtos e deve se tornar tendência entre varejistas nos próximos anos
O avanço da conectividade nas embalagens está proporcionando uma relação mais estreita entre os consumidores e as informações sobre os produtos no mercado. Isso acontece pois inovações como as etiquetas 2D, que tem entre seus exemplo o QR Code, permitem leituras dinâmicas e precisas, além de incluirem mais informações diretamente na embalagem. Ao ler esse código com um smartphone, é possível obter dados sobre a origem do produto e dicas de uso.
Um exemplo dessa aplicação é dado pelo Supermercado Pinheiro, localizado em Fortaleza (CE). O uso do código 2D no estabelecimento permite melhor controle de prazos de validade, lote e registro dos produtos, além de promover a interação com os clientes. Segundo George Menezes, Gerente de TI do Supermercado Pinheiro, a tecnologia possibilita maior controle interno e uma relação mais próxima com os consumidores.
A varejista implementou os QR Codes com o GS1 Digital Link, o que permite que os clientes acessem um espaço virtual com informações detalhadas sobre os produtos nas prateleiras. No caso de alimentos, até mesmo receitas são inseridas nas embalagens por meio dessa tecnologia, com o objetivo de melhorar a experiência de compra.
Além de proporcionar acesso às informações dos produtos, a ferramenta também permite a divulgação de conteúdos e ofertas, criando uma relação mais próxima com os compradores. O Supermercado Pinheiro incorporou a tecnologia em sua linha de marca própria, fortalecendo a relação com o consumidor e promovendo a fidelização.
O Diretor Comercial do Supermercado Pinheiro, Alexandre Pinheiro, acredita que essa tecnologia implementada na organização é uma tendência que deve ser adotada por toda a cadeia produtiva. Ele argumenta que somente com a adesão da maioria dos fornecedores e varejistas será possível disseminar essa tecnologia em todo o Brasil.
A busca por novas formas de atender o consumidor utilizando a tecnologia também otimiza o funcionamento interno das organizações. Por meio do código 2D, as empresas podem automatizar a inclusão das informações sobre os produtos comercializados, aumentando a produtividade e reforçando a segurança nas compras. George reflete que a diferenciação ocorre quando começam a entregar valores adicionais não apenas aos clientes, mas também aos fornecedores e colaboradores.
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