Connect with us

Inovação

Conheça as inovações tecnológicas nas quais os varejistas estão investindo

Varejistas estão cada vez mais adotando interfaces digitais, compras simplificadas e varejo orientado por dados.

Published

on

inovações tecnológicas

Aproximadamente 74% dos especialistas do setor varejista veem as compras se tornando uma atividade a ser feita a qualquer momento e em qualquer lugar em 2023, impulsionando investimentos crescentes em inovações tecnológicas para o cliente e aprimoramentos nas compras tradicionais em lojas físicas, conforme o Euromonitor International.

A pesquisa Voice of the Industry: Retail Survey, do Euromonitor International, citou temas-chave na inovação do varejo, incluindo novas interfaces digitais, compras simplificadas e varejo orientado por dados.

Varejistas e marcas estão cada vez mais adotando inovações tecnológicas como interfaces digitais, social commerce, transmissões ao vivo, AR/VR e o metaverso para envolver os consumidores online. Essas tecnologias não apenas aprimoram as experiências online, mas também fornecem métodos de transação inovadores, atendendo às preferências dos consumidores mais jovens, especialmente da Geração Z.

Um número significativo de varejistas também está possibilitando transações em mídias sociais, com um em cada três profissionais do setor indicando que seus negócios permitem que os consumidores façam compras por meio de plataformas sociais.

Os investimentos futuros se concentrarão em aprimorar recursos transacionais em mídias sociais, consultas online e aproveitamento das transmissões ao vivo.

Por exemplo, a Amazon lançou o “Consult-a-Friend” em outubro de 2023, permitindo que os usuários solicitem feedback sobre possíveis compras por meio de seus aplicativos de mensagens preferidos. Da mesma forma, o TikTok introduziu o TikTok Shop no Vietnã, fornecendo uma plataforma para varejistas, marcas e criadores de conteúdo promoverem produtos por meio de vídeos transmitidos ao vivo.

Além disso, os varejistas estão otimizando tanto as experiências de compra online quanto offline, implementando processos de checkout e atendimento sem atritos. Aproximadamente 57% dos profissionais do setor veem a melhoria da experiência do cliente como uma prioridade estratégica para os próximos 12 meses.

Leia também: Multicanal: por que adotar essa estratégia?

A tecnologia, especialmente a IA, desempenha um papel crucial na simplificação da jornada de compra, facilitando a descoberta mais rápida de produtos, garantindo atualizações de preços oportunas e oferecendo promoções personalizadas.

Além disso, os varejistas estão cada vez mais aproveitando o poder de dados, algoritmos avançados e IA para aprimorar tanto as operações internas quanto as experiências dos clientes. Em 2023, 43% dos profissionais do varejo reconheceram a IA como a tecnologia mais influente no varejo. As inovações orientadas por dados transformaram várias operações varejistas.

Nos próximos cinco anos, o foco principal de 45% dos profissionais do setor varejista será investir em novas tecnologias e inovações tecnológicas, de acordo com a pesquisa do Euromonitor International.

 

Imagem: Envato
Informações: Retail Asia 
Tradução: Central do Varejo 

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *