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Marketing

Como os varejistas podem criar ofertas cativantes para a Geração Z?

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Geração Z

Quando os profissionais de marketing buscam atrair um determinado segmento de clientes, tendem a pensar em termos de canais, especialmente quando se trata da Geração Z, a primeira geração nativa digital. Mas se os profissionais de marketing não apresentarem a oferta certa, não importará quais canais eles selecionem. Quando se trata de fazer marketing para compradores desta geração, o sucesso não se resume apenas a alcançá-los no TikTok – trata-se da promoção e posicionamento, seja um desconto para estudantes com frete grátis ou produtos sustentáveis.

E, não surpreendentemente, as ofertas que mais atraem a Geração Z são aquelas personalizadas para eles. Na verdade, quando questionados sobre o que os motiva a comprar de uma nova marca, 45% dos respondentes em uma recente pesquisa da SheerID citaram descontos exclusivos e ofertas personalizadas.

A seguir, saiba mais sobre os tipos de ofertas que atraem os compradores da Geração Z – e como os varejistas podem adaptar suas promoções sem fazer uma abordagem genérica.

A Geração Z valoriza benefícios gratuitos

Os compradores da Geração Z anseiam por ofertas exclusivas para eles, como ofertas para estudantes ou ofertas para clientes de 18 a 26 anos. E eles valorizam especialmente as ofertas com benefícios gratuitos. Isso provavelmente é impulsionado pelo pessimismo econômico e pela sensibilidade ao preço. A pesquisa da SheerID descobriu que 40% dos respondentes estão pessimistas ou muito pessimistas sobre a economia, e 42% disseram que as condições econômicas os levaram a apertar seus orçamentos.

Em termos dos tipos de ofertas exclusivas que considerariam mais atraentes, o frete grátis ficou em primeiro lugar (mais de 60% dos respondentes o selecionaram), seguido por um brinde gratuito, como um produto de amostra ou um pequeno presente ao fazer uma compra. Esses benefícios gratuitos superaram descontos em dinheiro, ofertas de compre um, leve outro grátis e acesso antecipado a vendas online, destacando o quanto os compradores da Geração Z valorizam os benefícios gratuitos.

Os varejistas devem alinhar suas ofertas com os valores da Geração Z Além de atendê-los onde eles estão economicamente, competindo em preço e oferecendo benefícios gratuitos, os varejistas podem criar campanhas eficazes para os compradores criando conexões emocionais com eles. E grande parte de cultivar conexões emocionais com a Geração Z está em alinhar-se com seus valores e identidades.

Por exemplo, marcas com um histórico real de sustentabilidade devem considerar amplificar essas credenciais para inspirar lealdade entre uma geração que está especialmente preocupada com a mudança climática.

Pegue a varejista de beleza Ulta Beauty como exemplo. Em 2020, a varejista começou a comercializar seu programa Conscious Beauty, que apresenta marcas que atendem a pelo menos um dos cinco critérios: veganas, livres de crueldade animal, ingredientes limpos, embalagens sustentáveis e impacto positivo. Desde 2020, a Ulta ampliou as promoções de seu programa Conscious Beauty na loja, online e por meio de canais de marketing próprios e pagos – e agora ocupa o primeiro lugar de uma varejista que oferece produtos de beleza limpos, de acordo com o último relatório ESG da empresa.

Ao alinhar práticas genuinamente e socialmente benéficas com seu programa de marketing, a Ulta está se dando uma chance de vencer não apenas em qualidade e preço do produto, mas também apoiando os valores ambientais que são fundamentais para as identidades de muitos compradores da Geração Z.

Nem todos os compradores da Geração Z são estudantes

Quando os varejistas adaptam suas ofertas para a Geração Z, a maioria tende a se concentrar em marketing para estudantes universitários. Por causa disso, sugere a pesquisa da SheerID, alguns varejistas deixam de explorar os 40% da Geração Z que não estão na faculdade.

Por anos, os estudantes universitários esperavam que as marcas lhes dessem descontos exclusivos. A Geração Z que não está na faculdade não compartilha a mesma expectativa, e ainda assim 60% deles verificam se uma marca oferece um desconto para a sua geração antes de comprar dela, e 69% disseram que seriam mais propensos a comprar de uma marca que lhes desse uma oferta exclusiva.

Até o momento, muitas das ofertas que visam os consumidores da GenZ têm os estudantes universitários em mente. Mas os varejistas têm uma oportunidade importante de alcançar os compradores da Geração Z que não estão na faculdade introduzindo, por exemplo, ofertas para jovens adaptadas aos compradores na faixa etária da geração9, não apenas ofertas adaptadas aos seus colegas universitários.

Para satisfazer a Geração Z, alinhe a ética de sua marca com seu público-alvo

Os canais que as marcas tradicionalmente usaram para alcançar a Geração Z são incrivelmente importantes: os compradores da Geração Z não vão ouvir você se você não estiver nas mesmas salas que eles. Mas, a menos que você tenha algo cativante a dizer, não importará em quais canais você estiver. Comece com seu roteiro e depois encontre os melhores teatros para encená-lo, não o contrário. Trata-se de criar ofertas que pareçam pessoais e exclusivas para a Geração Z – e que ressoem com sua identidade como jovens adultos, suas preferências e valores correspondentes.

 

Imagem: Envato
Informações: Sai Koppala para Retail Dive
Tradução: Central do Varejo