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4 maneiras de aumentar a lucratividade com o retail media

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Retail Media

O retail media está rapidamente se tornando um dos formatos de anúncio digital mais lucrativos, com previsões sugerindo que até 2028, contribuirão com 15,4% de toda a receita de publicidade, superando a publicidade televisiva. Como os varejistas podem capitalizar essa mudança e as oportunidades de mercado emergentes? Aqui estão quatro maneiras de os varejistas aumentarem a eficácia do retail media e impulsionarem a lucratividade no processo:

1 – Explorando mercados inexplorados

Enquanto alguns mercados já estão colhendo os benefícios do Retail Media, algumas regiões ainda não adotaram completamente essa tendência. Isso abre uma oportunidade significativa para os varejistas globais se posicionarem como pioneiros nesses mercados. Na Europa, por exemplo, muitos varejistas têm hesitado em investir pesadamente em retail media devido a incertezas sobre os retornos e os riscos em torno das regulamentações de privacidade de dados. No entanto, há uma crescente necessidade de avanço tecnológico neste mercado, especialmente em termos de aprimoramento de segmentação e estratégia de dados.

Estamos ouvindo cada vez mais de varejistas na Europa sobre a necessidade de alavancar seus dados de primeira parte para implementar estratégias de segmentação de dados mais sofisticadas. A vantagem única do retail media, que inclui acesso aos dados de transações dos clientes, fornece aos anunciantes dados confiáveis, medição em loop fechado e desempenho comprovado para seus gastos com anúncios. Em 2023, o Albertsons Media Collective propôs novos padrões setoriais para RM, incluindo transparência das capacidades. Conforme a indústria começa a oferecer mais clareza e transparência em torno das métricas de retail media e sua medição, os varejistas com acesso a dados de primeira parte na Europa e globalmente se beneficiarão.

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2 – Desenvolvendo cooperativas de dados através de parcerias com outros varejistas

Um desafio significativo com o retail media é o número crescente de varejistas que estão adotando essa estratégia. Isso pode levar a confusão para as marcas de bens de consumo e em qual eles deveriam investir seu dinheiro arduamente ganho e por quê. Consultores dessas marcas frequentemente sugerem colocar a mídia onde ela terá melhor desempenho, o que normalmente os leva aos principais varejistas como Walmart e Amazon.

No entanto, há uma solução potencial para esse desafio – a criação de cooperativas de dados. Isso envolve agrupar uma variedade de varejistas e/ou supermercados em uma estrutura semelhante a um consórcio e integrar os dados de cada um para desenvolver uma visão mais abrangente do cliente. Essas redes de dados podem ser mais poderosas e capazes de competir com gigantes como Amazon e Walmart, à medida que obtêm escala e alcance. O desenvolvimento de cooperativas de dados tem um potencial significativo para impulsionar a lucratividade do retail media para varejistas. Ao reunir recursos e dados, varejistas menores podem oferecer coletivamente uma proposta mais atraente para os anunciantes, levando a um aumento nos gastos com anúncios em suas plataformas. Isso não apenas nivela o campo de jogo, mas também abre novas fontes de receita para esses varejistas.

Além disso, os dados ricos e diversos de um consórcio de varejistas podem levar a uma segmentação de anúncios mais eficaz, aumentando o desempenho dos anúncios e, consequentemente, as taxas de anúncios. Sem essa estratégia, o cenário de retail media corre o risco de se tornar um cenário dominado por alguns grandes players.

3 – Formando parcerias estratégicas para criar valor para Empresas de Bens de Consumo

Os varejistas também podem formar parcerias não endêmicas e criar cooperativas de dados, o que poderia proporcionar ainda mais valor para as empresas de bens de consumo. Isso lhes permite mesclar conjuntos de dados menores e dispersos em tempo real, fornecendo uma visão mais detalhada do comportamento do consumidor. Imagine um cenário em que o histórico de compras de um varejista de alimentos seja combinado com os dados de streaming de música de um cliente. Isso poderia ajudar uma marca de bens de consumo a identificar novos segmentos de clientes para publicidade mais direcionada.

Por exemplo, uma marca de bens de consumo que vende bebidas energéticas poderia direcionar anúncios para clientes que frequentemente ouvem playlists de treino de alto ritmo, ou uma marca que vende chás relaxantes poderia direcionar para aqueles que transmitem música calma e meditativa.

4 – Aumentando o engajamento através de experiências de anúncio personalizadas

Embora os programas de fidelidade dos clientes sejam um componente crucial para varejistas com retail media bem-sucedidas, os varejistas podem alcançar mais ao segmentar ainda mais os membros da fidelidade para testar novas ofertas e publicidade direcionada. Os segmentos do programa de fidelidade são geralmente definidos pelos gastos recentes e/ou pontos acumulados. No entanto, as varejistas com retail media que segmentam suas ofertas promocionais dentro de seus programas de fidelidade experimentam maior engajamento e recompra.

Por exemplo, um estudante universitário que visita frequentemente uma cadeia de fast-food para lanches noturnos apreciaria ofertas diferentes de um profissional que paga por um almoço rápido. Um desconto em refeições noturnas seria atraente para o primeiro, enquanto um combo de almoço seria mais atraente para o segundo.

Os varejistas também podem envolver os membros menos ativos de seus programas de fidelidade por meio do uso de marketplaces de serviços. Considere um cliente que compra eletrodomésticos; ele pode precisar substituir esses itens dali a muitos anos. No entanto, os varejistas podem fornecer serviços adicionais, como instalação ou oferecer produtos relacionados para casa por meio de parcerias de terceiros. Esta estratégia transforma um membro de fidelidade de outra forma inativo em um perfil valioso de cliente abundante e com dados úteis.

Dada a natureza de alta margem do retail media, o potencial de aumentar a lucratividade ao aumentar a eficácia é substancial. Para se manter à frente da curva, os varejistas devem aproveitar os dados e a tecnologia a seu favor e explorar parcerias para criar redes de dados mais fortes, enquanto priorizam as necessidades e preferências de seus clientes. Ao fazer isso, eles podem aumentar o alcance do retail media e garantir uma posição sólida neste cenário competitivo.

 

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Imagem: Envato
Informações: Sudip Mazumder para Retail Touch Points
Tradução: Central do Varejo

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