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PMEs online têm 33,5% a mais de faturamento no Natal, com R$ 309 milhões

Moda foi o segmento que registrou maior faturamento, seguido por Saúde & Beleza e Acessórios

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Mulher escolhendo blusas em loja de roupas

De acordo com um levantamento da Nuvemshop, no mês do natal, do dia 1 a 25 de dezembro, as PMEs online faturaram 309 milhões, um crescimento de 33,5% em comparação ao mesmo período de 2022. No total foram vendidos mais de 4 milhões de produtos, quantidade que superou o volume de 2022 em 21%, com um ticket médio de R$230,60 por pedido.

Para a empreendedora Tirzah Freitas, cofundadora da Mazé Doces – loja virtual especializada em doces cristalizados –, o final do ano é a melhor época de vendas: “novembro e dezembro são historicamente nossos melhores meses de faturamento. Chegamos a vender de três a quatro vezes mais do que um mês normal. Além disso, esse último trimestre tem sido muito atípico. Vendemos em dois meses o equivalente a um ano de vendas”, comenta a lojista.

Moda (R$ 121,5 milhões) foi o segmento que atingiu maior faturamento, seguido por Saúde & Beleza (R$ 21,5 milhões) e Acessórios (R$ 20,5 milhões). Entre os produtos mais vendidos estão camiseta, vestido, granola, creatina, produtos para cabelo, óculos de sol e perfume. Além disso, muitos consumidores optaram por comprar caixas de presente e embrulho online, junto com o pedido. Já sobre os canais de vendas, mais de 25% dos pedidos realizados no Natal em lojas virtuais foram originados pelas redes sociais. Destes, 90,5% foram direcionados a partir do Instagram.

O ranking de estados com maior faturamento é liderado por São Paulo (R$ 145 milhões), acompanhado por Minas Gerais (R$ 32,5 milhões), Rio de Janeiro (R$ 25,5 milhões), Santa Catarina (R$ 21,5 milhões) e Ceará (R$ 19 milhões). Dentre eles, o destaque foi Santa Catarina, que teve um crescimento de 79%, ficando acima da média nacional (33,5%). 

Em relação aos meios de pagamento, pela primeira vez o cartão de crédito e o Pix ficaram empatados: ambos foram usados para pagar 45% dos pedidos pagos. A opção de pagamento por carteira digital (wallet), que antes não tinha representatividade, neste Natal foi usada em 1,5% dos pedidos pagos.

Imagem: Envato

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