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10 tendências no varejo identificadas na NRF 2024
No cenário dinâmico e desafiador do varejo mundial, Flavia Mardegan, especialista em vendas e fundadora da Mardegan Transformation and Results, consultoria focada em apoiar empreendedores e gestores a aumentarem os seus resultados comerciais, compartilha reflexões e tendências no varejo identificadas durante sua quarta participação na NRF, a maior convenção de vendas e varejo do mundo, que aconteceu em janeiro em Nova York.
1. As lojas de alto padrão como galerias de arte
O universo do varejo de luxo está passando por uma transformação marcante com uma abordagem inovadora na apresentação de produtos. Flavia Mardegan destaca a tendência das lojas não só trazerem para dentro de seus espaços obras de arte de alto valor, mas também expondo seus produtos como verdadeiras peças de arte. Nessa perspectiva, as lojas não apenas expõem mercadorias, mas elevam esses produtos à categoria de arte, enfatizando um luxo que vai além do preço, onde a experiência do cliente se torna única.
2. O atendimento no alto luxo tornando-se mais acolhedor
Durante visitas técnicas a mais de 60 lojas em Nova York, a especialista identificou uma atmosfera diferente em alguns varejistas de alto padrão. “O atendimento está se tornando mais acolhedor, abandonando a tradicional abordagem impessoal e, muitas vezes, inacessível. Agora, a atenção ao cliente é elevada a um novo patamar, onde o luxo se estende para além dos produtos e se manifesta no contato do vendedor com o consumidor. A elegância no tratamento ao cliente torna-se uma prioridade, desencadeando uma mudança na percepção dos consumidores. O padrão de atendimento inacessível dá lugar a uma abordagem delicada e personalizada”, afirma Mardegan.
3. Arquitetura sustentável e mais respeitosa
Outro ponto identificado por Flavia durante as visitas técnicas foi relacionado à arquitetura sustentável. Agora, as marcas de luxo buscam respeitar a identidade dos prédios onde estão inseridas. A integração com o ambiente é uma prioridade e as estruturas são projetadas de forma a preservar e destacar as características originais. A mistura de elementos brutos com toques sofisticados cria um ambiente elegante e requintado.
Outro ponto de destaque percebido pela especialista é a busca pela construção de lojas que primam por um projeto de iluminação mais atencioso aos detalhes, em um tom mais natural, tornando os ambientes mais claros.
4. Omnichannel e sustentabilidade permanecem como focos no varejo
O conceito omnichannel é muito conhecido e parcialmente utilizado no mercado brasileiro. Porém, em 2024, Flavia Mardegan identificou uma aplicação que se estende ao pós-vendas com a customização e revenda de produtos. “Estive em uma loja da Timberland em que eles reciclam as botas que não têm conserto depois de tempos de uso e dão ao cliente um cashback para aquisição de uma nova. Esse é um exemplo prático de como o pós-vendas pode atuar de forma efetiva e, neste caso, de olho na sustentabilidade”, explica a especialista.
Quando o tema é ESG, fica perceptível na NRF 2024 que a conscientização ambiental se une à responsabilidade social, destacando a importância de garantir salários dignos. Está claro que no mercado norte-americano há uma preocupação genuína dos consumidores com a ética e a sustentabilidade e estes valores moldam as estratégias das empresas.
5. O impacto da inteligência artificial
A inteligência artificial (IA) é uma temática que já vem sendo abordada há alguns anos e, neste ano, foi um dos principais pontos discutidos nos painéis da NRF, mostrando sua consolidação como ferramenta para ganho de performance. O foco não está apenas no tratamento de dados e automação, mas na utilização do recurso para criação de experiências encantadoras para o consumidor. Flavia Mardegan destaca a importância da transparência na utilização de dados e a necessidade do cumprimento de legislações que protejam os consumidores. Durante a NRF 2024 ficou claro que a IA será aplicada para automatizar processos manuais para que as pessoas estejam focadas em fazer o que têm de melhor: atendimentos que tocam o coração.
6. Brasil em destaque para o mercado de luxo
Durante as palestras que abordaram o varejo de luxo, alguns pontos ficaram sinalizados como tendência: o comportamento do consumidor de luxo mudou um pouco, ele está mais sensível a promoções, e busca o momento ideal para aquisição dos produtos. Outro aspecto relevante trazido pelo centro de pesquisa da Vogue é que os olhares dos investidores estão direcionados para 3 regiões: Brasil, Oriente Médio e Coreia do Sul. Segundo a fundadora da Mardegan Transformations and Results, a reforma tributária no Brasil foi destacada como um fator que impactará o varejo nacional nos próximos oito anos, podendo favorecer a vinda das marcas para o país. Agora, para investir no Brasil, é importante entender a peculiaridade do nosso consumidor com sua exigência por
atendimento personalizado e diferenciado, o que pode ser um desafio, mas também uma oportunidade.
7. Liderança e mentalidade empreendedora
Magic Johnson, um dos palestrantes mais aguardados da NRF 2024, compartilhou insights sobre liderança, destacando a importância da atitude e mentalidade transformadora. Para ele, a concorrência deve ser vista como uma fonte de inspiração para a melhoria contínua. “Na palestra do Johnson, um ponto que ressoou muito em mim foi sobre a composição de equipes coesas. O ex-jogador ressaltou a importância de contratar pessoas que possuem alinhamento de valores com a marca e sobre como é fundamental que o varejo transmita transparência e respeito aos seus colaboradores para alcançar metas estratégicas”, finaliza a especialista.
8. O novo papel da loja física
Para Flavia Mardegan, a NRF 2024 reforça que a discussão sobre o online poder acabar com as lojas físicas está ultrapassada. Durante a convenção, ficou claro para a especialista que a loja física, diante do cenário omnichannel, está se reinventando para oferecer experiências únicas e emocionais. A interação física, a descoberta de produtos e a conexão emocional com a marca por meio de seus vendedores tornam-se prioridades para atrair e reter clientes. Muitos clientes pesquisam na internet, mas é na loja física que efetuam a compra ou vice-versa. Enfim, não importa onde ele começa a jornada, o importante é estar onde o cliente precisa, tendo uma loja física interessante e um canal online com menos atrito possível.
9. Jornada de compra linear abre espaço para a cíclica
Outra tendência identificada é a compra de produtos de segunda mão e a reutilização desses produtos de uma outra forma. A transformação da compra linear para uma abordagem mais circular é apontada como uma tendência, onde os consumidores atuam como guardiões dos produtos. Há uma grande preocupação com a forma com que esses produtos podem ser reutilizados e as marcas estão criando espaços para a customização e revenda desses produtos. Espaços para a reciclagem.
10. Propósito como ponto de saída
A CEO da Levi’s enfatizou a importância de orientar as empresas para menos impacto ambiental e mais progresso. A sustentabilidade foi tema central de grande parte dos palestrantes, não apenas em relação ao meio ambiente, mas também ao impacto social e econômico. A Pepsico, por exemplo, busca por um mundo mais sustentável e inclui metas ambiciosas como a emissão zero de carbono até 2040, além de destacar a necessidade de integrar a sustentabilidade em toda a cadeia de produção. Ponto extra: Andrea Bell, da WGSN, empresa global referência em previsão de tendências de consumo, estilo de vida e design de produtos, destacou as forças globais que impactam o varejo, como mudanças climáticas, sociais e culturais. Com uma população envelhecida e famílias de diferentes formatos, o ano de 2026 está previsto como um período de redirecionamento. A inclusão foi destaque e o papel das marcas na promoção da equidade e igualdade é crucial. A conscientização ambiental está crescendo e as marcas precisam adotar uma nova mentalidade, premiando a ética e antecipando-se ao crescimento da economia paralela.
Flavia Mardegan nos proporciona uma visão abrangente das tendências no varejo, abordando desde a experiência do cliente até as transformações sociais e tecnológicas que moldarão o futuro do setor. Cada ponto destacado revela a necessidade de adaptação, inovação e consideração pelas demandas em constante evolução dos consumidores.
Imagem: Divulgação/NRF
*Flavia Mardegan, especialista em vendas e fundadora da Mardegan Transformation and Results, consultoria focada em apoiar empreendedores e gestores a aumentarem os seus resultados comerciais