Connect with us

Design

6 varejistas que estão investindo em lojas de pequeno formato

Published

on

lojas de pequeno formato

No final do mês passado, a CEO da Pets at Home, Lyssa McGowan, revelou planos para abrir até 20 lojas de pequeno formato dentro da M25 nos próximos anos. A Pets at Home é uma das várias grandes varejistas que estão experimentando lojas de pequeno formato no centro das cidades, visando capitalizar o fluxo de pedestres urbanos.

O Retail Gazette examinou quais varejistas estão expandindo através de lojas menores e a Central do Varejo traduziu para você poder se inspirar nestes exemplos.

Pets at Home

A Pets at Home está buscando diversificar seu portfólio de lojas através de lojas menores na área de Londres. Até agora, abriu lojas em Balham, Beckenham, Camden, Ealing, Sutton, Putney e Whetstone.

McGowan disse ao Retail Gazette que: “Historicamente, temos servido pouco o mercado de pets em Londres porque temos um formato grande fora da cidade. À medida que desenvolvemos este novo formato menor, conseguimos levar a experiência da Pets at Home para consumidores mais jovens, da geração Z, que adoram o que temos a oferecer.”

Até agora, as lojas medem cerca de 500 metros quadrados, sendo muito menores do que o tamanho tradicional das unidades da rede e não incluem os típicos serviços de veterinária e tosa. No entanto, planejam introduzir veterinários em algumas lojas para se tornarem “centros integrados de saúde”.

Ikea

A grande varejista Ikea abriu sua primeira loja de pequeno formato em Hammersmith em 2022.

O novo conceito da gigante de móveis – que tem um quarto do tamanho de uma loja típica – foca em acessórios para casa, artigos de decoração e uma nova oferta de alimentos chamada The Swedish Deli.

A Ikea vai abrir sua segunda loja na cidade de Brighton após adquirir o shopping center Churchill Square em novembro passado. Vai converter o antigo espaço da Debenhams em seu conceito de pequeno formato.

Screwfix

Como parte da meta da Screwfix de atingir 1.000 lojas no Reino Unido, a empresa está investindo em lojas de pequeno formato, “ultra compact Collect”, no centro das cidades para expandir sua presença em áreas urbanas.

O formato oferece uma seleção dos produtos mais populares na área para os clientes retirarem imediatamente, com o restante do catálogo da varejista disponível para entrega rápida.

A varejista, conhecida por suas localizações em parques industriais maiores, atualmente possui cinco lojas ‘Screwfix Collect’ em Londres e planeja abrir mais este ano.

B&Q

A B&Q, parceira da Screwfix, também abriu suas próprias lojas compactas em ruas comerciais. A varejista possui 10 filiais B&Q Local em Londres, e informou que continua obtendo “aprendizados e resultados encorajadores”.

A B&Q inicialmente testou o formato em oito áreas da capital, incluindo Camden, Harrow, Holloway Road, Palmers Green, Streatham, Tooting, Wandsworth e Wood Green.

A varejista disse que começará a testar o formato fora de Londres no atual ano fiscal, e abriu a primeira loja em Staines, Surrey, no início do ano.

Majestic Wine

A Majestic Wine abriu sua terceira loja de pequeno formato em Marlow, Buckinghamshire, em março, continuando a investir em novas lojas.

A especialista em vinhos disse que o desempenho de sua primeira loja conceito em Harpenden, Hertfordshire, aberta em abril passado, deu confiança para expandir com mais lojas em ruas comerciais, além das tradicionais lojas fora da cidade.

Os formatos menores da Majestic são, em média, metade do tamanho de suas lojas habituais e oferecem uma seleção curada de vinhos, baseada em dados de vendas de lojas próximas e pedidos online na área.

Dobbies

A rede de centros de jardinagem abriu uma das suas primeiras lojas de pequeno formato, Little Dobbies, em Edimburgo, em 2020, vendendo uma variedade de plantas de interior, vasos, presentes, além de uma coleção selecionada de produtos de jardinagem e produtos sazonais.

O conceito cresceu para mais de seis lojas em Cheltenham, Clifton em Bristol, Stockbridge em Edimburgo, além de Chiswick, Richmond e Westbourne Grove em Londres.

Leia também: Arquitetura de varejo: tudo o que você precisa saber

Imagem: Envato
Informações: Aoife Morgan para Retail Gazette
Tradução: Central do Varejo