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Gamificação impulsiona programas de fidelidade no varejo

22% dos consumidores digitais participam de programas de fidelidade por experiências exclusivas

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Gamificação

Os varejistas estão cada vez mais utilizando a gamificação para aprimorar as experiências em loja e os programas de fidelidade.

De acordo com uma pesquisa de 2023 realizada pela Euromonitor International, 22% dos consumidores digitais participam de programas de fidelidade por experiências exclusivas, enquanto 34% são motivados por recompensas exclusivas.

No entanto, os esquemas tradicionais baseados em pontos frequentemente não garantem compras repetidas. A integração de elementos de jogos pode amplificar a participação e retenção de clientes ao aproveitar o comportamento do consumidor orientado para objetivos.

Os varejistas estão inovando com experiências gamificadas em loja, como caças ao tesouro com QR codes, desafios com prazos definidos e recompensas em camadas com base em gastos ou categorias de produtos. Para que essas iniciativas tenham sucesso, elas requerem aplicativos de fácil utilização com rastreamento transparente de conquistas e recompensas. Oferecer recompensas imediatas e em tempo real também pode impulsionar o uso e o engajamento do consumidor.

Desafios personalizados mensais com base nas compras anteriores dos compradores podem ser concluídos tanto na loja quanto online, aumentando assim o engajamento omnichannel e atraindo os consumidores para retornar.

Os varejistas também estão cada vez mais aproveitando tecnologias digitais como AR/VR, Internet das Coisas e transmissões ao vivo para complementar suas estratégias de gamificação. Além disso, a integração de IA Generativa está revolucionando a forma como os consumidores interagem com as marcas. Recursos como assistentes de chatbot, provas virtuais e análises preditivas aprimoram a experiência do usuário e permitem que os varejistas analisem os dados do consumidor de forma mais eficaz.

A IA Generativa também pode decodificar as preferências e histórico dos consumidores para oferecer missões e desafios hiper-personalizados. Esse nível de personalização pode aumentar significativamente o engajamento, impulsionar a coleta de dados e fomentar a fidelidade, levando, em última análise, a um aumento nos gastos na loja.

 

Imagem: Envato
Informações: Retail Asia
Tradução: Central do Varejo

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