Inovação
Meta lança inteligência artificial no Brasil para competir com ChatGPT e Google
A Meta anunciou na última quarta-feira (9) a expansão do seu chatbot de inteligência artificial, Meta AI, para 21 novos mercados, incluindo o Brasil. A iniciativa faz parte de uma estratégia da empresa para competir com o ChatGPT, da OpenAI, e com o Gemini, do Google. O movimento reflete o esforço das grandes empresas de tecnologia em desenvolver novos recursos e oferecer suporte a múltiplos idiomas para ampliar a base de usuários de seus chatbots de IA.
Com cerca de 500 milhões de usuários ativos mensais, o Meta AI agora estará disponível no Reino Unido, em diversos países da América Latina e da Ásia, com suporte para idiomas como árabe, indonésio, tailandês e vietnamita. A Meta informou que, após essa expansão, o chatbot estará acessível em 43 países e em uma dúzia de idiomas, com o objetivo de torná-lo o assistente de IA mais utilizado globalmente até o final de 2024.
Apesar da ampliação do serviço, as novas vozes de personagens, que foram anunciadas por Mark Zuckerberg durante a conferência anual Connect, serão lançadas em um momento posterior. Além disso, o Meta AI também será disponibilizado nos óculos Ray-Ban Meta no Reino Unido e na Austrália, expandindo o uso da tecnologia para dispositivos de realidade aumentada.
Esta terceira versão do Meta AI chegou ao Brasil somente agora devido a questões regulatórias com o governo brasileiro, como a proibição imposta pela Agência Nacional de Proteção de Dados (ANPD) sobre o uso de dados para o treinamento do sistema de inteligência artificial.
Com o Meta AI, os usuários poderão utilizar uma série de funcionalidades diretamente nos aplicativos da empresa — Instagram, WhatsApp e Facebook — como solicitar dicas, produzir conteúdo, organizar dados, realizar pesquisas e criar ou descrever imagens, entre outras funções.
Imagem: James Martin/CNET