Comportamento

91% dos brasileiros se preocupam com o desperdício de alimentos em restaurantes

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De acordo com a pesquisa Barômetro, realizada pela Ticket, 91% dos brasileiros e brasileiras disseram que se preocupam com o desperdício de alimentos em restaurantes. O resultado é 19 pontos percentuais superior à média mundial (72%). O levantamento foi feito com quase 50 mil pessoas trabalhadoras e mais de 1.400 restaurantes em 22 países ao redor do mundo.

“Ao lado da Colômbia, também com 91% das respostas positivas, o Brasil lidera o ranking de consumidores mais preocupados com o desperdício alimentar. Na sequência, aparecem a Espanha, com 82,6%, a França, com 82,3%, e a Turquia, com 82,1%”, revela Jean Castro, Diretor de Rede de Estabelecimentos da Ticket. “Esse resultado evidencia a maturidade dos brasileiros e brasileiras para um tema tão importante no segmento de alimentação fora do lar”, completa. Ainda segundo o levantamento, 70% gostariam de saber quais restaurantes possuem iniciativas para reduzir o desperdício.

Em relação a quais práticas as pessoas gostariam que fossem adotadas pelos restaurantes contra o desperdício, as iniciativas mais votadas foram:

  • 59%: distribuição de recipientes para levar para casa o alimento não consumido no local
  • 51%: disponibilidade de porções de diferentes tamanhos para uma mesma refeição 
  • 37%: aproveitamento máximo dos ingredientes

A pesquisa também ouviu a opinião dos donos de restaurantes sobre o desperdício alimentar. Dos respondentes, 59% consideram que ações nesse sentido são um critério que atrai consumidores para o seu estabelecimento. Além disso, 78% afirmaram que já implementaram medidas contra o desperdício, deixando o Brasil atrás apenas da Suécia, que registrou 81%.

“Ao revelarem quais são seus principais interesses, 53% gostariam de participar de workshops e oficinas para aprender sobre alimentação saudável e desperdício de alimentos. Isso mostra o quanto estão dispostos a se atualizar sobre essa demanda crescente do mercado”, aponta Castro.

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