Colunistas

Milano Design Week 2025: um palco de experiências e inovação

Publicado

on

Todos os anos, por esta altura, Milão transforma-se no epicentro do design e da inovação, com a Milano Design Week, reunindo não só designers, mas também profissionais de outras áreas, como marketing, comunicação, inovação e tecnologia.

Durante uma semana – este ano foi de 7 a 13 de abril – Milão torna-se palco de experiências, onde marcas e criadores testam novos conceitos e criam experiências únicas, num evento que cruza arte, funcionalidade e emoção.

São centenas e centenas de propostas a visitar, entre experiências imersivas, exposições, instalações artísticas e ativações de marca, em diversos bairros espalhados pela cidade e nos mais variadíssimos setores como alimentação, moda, indústria automóvel e cosmética, entre tantos outros.

Uma experiência inspiradora e repleta de estímulos criativos, onde ao fim de quatro dias intensos, saio com a certeza de que quero estar presente em próximas edições, pois é um espaço interessantíssimo para quem trabalha com marcas. 

Partilho dois projetos que, para mim, se destacaram pela força da experiência imersiva e pela forma como apresentaram as suas novidades.

Lavazza apresenta o primeiro sistema com pastilha 100% café, sem cápsula

No coração do Design District de Porta Venezia, a Lavazza apresentou-se com a instalação “Source of Pleasure”, no pátio evocativo do Palazzo del Senato. A criação foi assinada pela arquiteta e designer brasileira Juliana Lima Vasconcellos e assinalou o ano em que a marca celebra os seus 130 anos de história.Milano Design Week

A instalação propôs uma experiência sensorial, concebida para ativar os cinco sentidos do público. No centro da proposta, uma inovação que pretende transformar a forma como consumimos café: Tablì, o primeiro sistema com pastilhas feitas de 100% café, sem cápsula.

Milano Design Week

O sistema foi desenvolvido após a aquisição de uma startup italiana em 2020 e representa, segundo a Lavazza, uma verdadeira revolução no segmento de café em doses individuais. As pastilhas Tablì são compostas exclusivamente por café moído prensado e dispensam qualquer embalagem primária — uma solução que alia sustentabilidade e simplicidade de utilização. Basta inseri-las na nova máquina Tablì para iniciar a preparação do café.

Esta novidade estará disponível a partir de setembro, exclusivamente através do site da marca em Itália. Aguardemos novidades sobre o lançamento desta inovação noutros países.

Design que se sente: Asus apresenta difusor de fragrâncias para portáteis

A experiência imersiva “Design You Can Feel” na Galleria Meravigli, serviu de palco para apresentar a mais recente novidade aromática da marca Asus: Adol é o primeiro acessório magnético portátil de fragrâncias do mundo e pretende expandir a experiência do utilizador para além da visão, do toque e do som, levando o olfato a uma viagem sensorial. Foi desenvolvido para os computadores da linha Adolbook e promete transformar a experiência digital. 

O difusor está localizado na tampa do portátil e os aromas são libertados através de folhas que se encontram no interior do dispositivo e que podem ser facilmente substituídas, permitindo ao utilizador escolher o aroma que melhor se adequa ao seu ambiente ou estado de espírito. O calor gerado pelo funcionamento do portátil ajuda a difundir o aroma no ambiente. 

Segundo a marca, “concebido a pensar na elegância, o dispositivo de fragrância apresenta um padrão perfurado de inspiração floral, uma superfície de liga de alumínio e uma base de aço inoxidável com polimento de alto brilho e gravação precisa a laser. Esta fusão de materiais lembra a arte minuciosa de um relógio de luxo.”

Este lançamento marca uma nova abordagem na forma como os produtos tecnológicos podem ser comercializados, cruzando categorias e tocando no universo do bem-estar, uma das tendências mais relevantes da atualidade e com forte projeção para os próximos anos.

Ainda apenas disponível na China, veremos se chegará a outros mercados e se irá ditar uma nova tendência que alia a dimensão sensorial ao mundo digital, algo até agora pouco explorado neste segmento. 

Imagens: Elisabete Galiano

Leia também: Café Normal: mais um capítulo na estratégia da varejista dinamarquesa


*Elisabete Galiano é formada em Gestão e conta com mais de 18 anos de experiência em Marketing no setor de FMCG (Fast Moving Consumer Goods). É Head of Strategic Plant Based Food Category na Sumol Compal, empresa líder no mercado de bebidas não alcoólicas em Portugal. Reside em Lisboa e tem um interesse especial por marcas, inovação e tendências.

Continue Reading
Comente aqui

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *