Franchising
Franchising cresce 8,9% no primeiro trimestre do ano
O relatório trimestral da Associação Brasileira de Franchising (ABF) revela um crescimento de 8,9% no setor de franquias no Brasil durante o primeiro trimestre de 2025. Os principais responsáveis pela alta do setor foram os serviços de limpeza, cuidado com saúde e beleza e turismo. No acumulado dos últimos 12 meses, o franchising tem crescimento de 11,2%, e um faturamento acima de R$ 278 bilhões.
Em relação ao número de operações de franchising no Brasil, o primeiro trimestre de 2025 também apresenta resultado positivo. Foram abertas 4,4% de franquias, e fechadas 1,6%, com saldo de 2,8%. Em números, somaram-se 7.354 ao franchising brasileiro, totalizando 198.730 operações.
De acordo com a análise da ABF, o resultado trimestral positivo se dá principalmente pela alta do emprego e pelo aumento da massa salarial. Por outro lado, a inflação e a taxa de juros altas, além do mercado internacional incerto foram desafios para o setor de franchising.
“Nesse primeiro trimestre do ano, o franchising driblou restrições, como por exemplo, a alta taxa de juros (Selic) e o bolso mais apertado do consumidor, para atingir resultados relevantes. Como fator sazonal, é importante ressaltar que a Páscoa, que contribuiu para o crescimento do setor no primeiro trimestre de 2024 e ocorreu em abril passado, poderia ter alavancado ainda mais esse bom desempenho”, diz o presidente da ABF, Tom Moreira Leite.
Entre os setores analisados pelo relatório da ABF, todos tiveram crescimento de receita no primeiro trimestre. O setor de limpeza e conservação foi responsável pela alta mais expressiva, de 16,3% em comparação anual, com busca principalmente por serviços de limpeza. Em seguida, se destaca o setor de saúde, beleza e bem-estar, com alta de 14,9%, com crescimento principalmente do varejo farmacêutico. Além disso, o setor de hotelaria e turismo teve crescimento de 14,7%, com alta das viagens nacionais.
Imagem: Envato