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Reta final do ano!
Já estamos nos últimos capítulos do ano, e tudo agora se volta para os dois meses mais intensos para o comércio e os serviços. O segundo semestre, como sabemos, é tradicionalmente marcado pela correria. Nas últimas semanas, o foco tem sido total nas estratégias que serão aplicadas para a Black Friday e o Natal — dois momentos que movimentam o mercado e exigem atenção redobrada.
O que venho percebendo, no entanto, é uma inquietação generalizada. O mercado parece mais retraído, talvez reflexo do cenário que estamos vivendo. Mas será que estamos olhando para isso da forma certa? Em vez de apenas enxergar a crise, é preciso reconhecer que, em meio à dificuldade, sempre há oportunidades. Essa, afinal, não é a primeira nem será a última crise que enfrentaremos. O que faz a diferença é a nossa capacidade de adaptação e a clareza sobre o valor daquilo que entregamos.
Se vendemos produtos ou oferecemos serviços, precisamos compreendê-los como soluções reais para problemas concretos. É isso que falo em todas as palestras e treinamentos que conduzo: quando as pessoas se abrem para enxergar esse processo, tudo muda. Elas percebem que tocar o cliente — de verdade — é o caminho para gerar negócios consistentes.
Um exercício importante nesta reta final é compreender que, embora o período de promoções justifique ações baseadas em preço, não podemos nos apoiar apenas nisso. Um exemplo que gosto de usar é dividir estrategicamente as ações: em novembro, foque nas promoções, nos descontos, nas oportunidades. Já em dezembro, aproveite o espírito natalino para se conectar com o essencial — os valores, os sentimentos e os significados dessa época. Essa diferenciação ajuda a construir uma entrega mais consistente a longo prazo.
Caso contrário, o risco é posicionar seu negócio apenas como o “mais barato”. E preço, por si só, não fideliza. Seja autêntico. Em todo material de divulgação, busque uma conexão real com o cliente. Entenda as necessidades dele. Mostre o quanto ele pode ganhar com você — e ganhar, aqui, não significa pagar menos, mas tornar a vida mais simples ao resolver um problema com a sua solução.
Deu pra entender? Pense assim, e seu final de ano certamente será muito mais promissor. Boas vendas!
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(*) Elifas de Vargas é formado em Marketing, com especialização em Quality Service pela Disney Institute na Flórida-USA. É criador do método FastVideos, produção rápida e versátil de vídeos para web, utilizando apenas o smartphone. Responsável por fundar a primeira webtv privada do Rio Grande do Sul, em 2006, dentro da incubadora tecnológica da Univates, possui ampla experiência em comunicação e é Terapeuta Comportamental pela Escola de Executivos e Negócios Instituto Albuquerque, certificada pela Fundação Napoleon Hill. Empresário, Co-Founder da Agência de Marketing Kreativ desde 2010, com sede em Lajeado/RS e filiais em POA/RS e Rio de Janeiro/RJ, está sempre em busca de experiências que impactem os negócios de seus clientes. Assim, também é curador de diversos eventos, entre eles, o Rio Inovation Week (maior evento de inovação e tecnologia da América Latina) no Rio do Janeiro. Mais recentemente, em janeiro de 2024, Vargas fez a curadoria de conteúdo da NRF, em Nova York, para o Projeto NRF 2024 Digital Explorer. Acompanhe o autor no LinkedIn.
