Colunistas

2026 já começou: seu time de vendas está treinado para acelerar?

Publicado

on

2026

Para você, gestor comercial, o planejamento de 2026 já é uma realidade. A pressão por metas altas em um ano de calendário desafiador (eleições, feriados, Copa do Mundo e etc) exige uma equipe bem treinada. Mas a verdade é que muitas ações de capacitação acabam sendo um desperdício de tempo e dinheiro, sem gerar o resultado esperado na ponta.

A questão não é treinar, mas como treinar. Se você já investiu em treinamentos e viu a motivação da equipe desaparecer em poucos dias, você sentiu na pele o efeito da “Curva do Esquecimento”.

O grande problema dos treinamentos tradicionais

Estudos de grandes associações como a ATD (Association for Talent Development) e a ABTD (Associação Brasileira de Treinamento e Desenvolvimento) são claros: em treinamentos convencionais, baseados em abordagens apenas teóricas, a retenção do conhecimento é baixíssima. Cerca de 70% do conteúdo é esquecido em apenas uma semana, o que significa que a maior parte do seu investimento se perde.

Esse modelo passivo não engaja, não motiva e (principalmente) não se conecta com os desafios reais do seu vendedor.

Treinamentos que realmente funcionam

A solução é inverter a lógica. Em vez de um conteúdo genérico, os treinamentos que funcionam partem de um diagnóstico do seu negócio para criar uma experiência de aprendizado única e prática. Além disso, a meta deve ser ao mesmo tempo oferecer uma boa experiência de aprendizagem para o participante e retorno de investimento para a empresa, através de um método que permita aplicabilidade imediata do que foi aprendido. Foi essa filosofia inclusive que colocou a Vector (geracaodereceita.com.br) como empresa de treinamento mais bem avaliada do Brasil.

Quando você utiliza uma metodologia focada na aplicabilidade imediata, o aproveitamento do conteúdo sobe drasticamente. Ao utilizar dinâmicas “mão na massa”, simulações de negociações reais e ferramentas práticas, o vendedor não apenas aprende o que fazer, ele pratica como fazer. Essa abordagem eleva a taxa de aplicação do conhecimento para cerca de 75%, invertendo a curva e transformando o investimento em resultado real.

Uma equipe que vivencia um treinamento dinâmico e divertido não só aprende mais, como se sente mais valorizada e preparada. O engajamento gerado se traduz diretamente em performance: mais confiança para negociar, maior proteção das margens de lucro e claro, mais vendas!

Preparando para um 2026 de grandes resultados

Começar o próximo ano na frente da concorrência depende de uma decisão estratégica agora. Pare de buscar “cursos de vendas” e comece a buscar por parceiros que ofereçam soluções de desenvolvimento cocriadas. O processo ideal começa com uma conversa diagnóstica, onde você expõe suas metas e dores, e a solução é construída do zero para atender a essa demanda. Desafie seus potenciais fornecedores a explicarem a metodologia deles e como ela garante que o aprendizado saia da sala de reunião e chegue ao campo de batalha das vendas.

Um ano desafiador só exige mais foco, um pouco mais de esforço e mais atenção ao desenvolvimento contínuo da equipe e lideranças.

Continue nos acompanhando neste próximo ano e aproveite para ler meus outros artigos sobre vendas, negociação e desenvolvimento de equipes.

Leia também: IA nas Vendas: Transformando Produtividade e Resultados no Varejo e B2B Brasileiros

Imagem: Acervo do autor

*Ronaldo Nunes é especialista em negociações e gestão comercial, consultor, palestrante e sócio da Vector Soluções – empresa reconhecida por sua metodologia inovadora e eficaz em treinamentos corporativos. Já impactou equipes de grandes empresas como QuintoAndar, Siemens e Heineken com conteúdos 100% práticos, focados em aumento de vendas, excelência em negociação e resultados consistentes. Professor de MBA na FIA Business School (LABFIN/PROVAR) e na Live University, também atua à frente da Vector como consultor estratégico nas áreas comercial e de experiência do cliente, unindo visão prática de mercado a metodologias internacionais para gerar crescimento sustentável.

Continue Reading
Comente aqui

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *