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Nestlé Health Science lança ecossistema digital no Brasil

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A Nestlé Health Science (NHS), divisão de nutrição especializada da companhia, acaba de anunciar o Nestlé Nutre no Brasil, o primeiro ecossistema digital da companhia dedicado à Saúde e Nutrição no mundo. O ecossistema é totalmente integrado e baseado em personalização e Inteligência Artificial Generativa, e faz parte do ciclo de investimentos de R$1 bilhão da Nestlé em nutrição, até 2027, na América Latina.

A escolha do Brasil é estratégica, uma vez que o país é o principal de Nestlé Health Science na América Latina e um dos quatro mais relevantes para a divisão em todo o mundo. O lançamento ocorre em um momento em que consumidores buscam orientação confiável, mas ainda têm pouco conhecimento sobre vitaminas e suplementos. Uma pesquisa realizada pela consultoria McKinsey mostra que 71% dos consumidores esperam experiências personalizadas na jornada de compra – exatamente o tipo de solução que o Nestlé Nutre visa entregar.

O Nestlé Nutre reúne: conteúdos educativos, quiz para identificar produtos que atendam os objetivos dos consumidores, glossário com mais de 50 termos nutricionais, GenAI atuando como assistente virtual Nina para dicas de bem-estar e saúde, calculadora de proteínas, blogs, receitas funcionais e informações aprofundadas sobre itens do portfólio de NHS, além de uma experiência integrada e conteúdo com curadoria médica. Todo esse escopo é oferecido, porém, com o posicionamento de que a plataforma não substitui o diagnóstico médico, mas, pelo contrário, estimula a consulta com um profissional de saúde

“Com o ecossistema Nestlé Nutre, inauguramos um novo patamar de relacionamento com os consumidores. Estamos combinando ciência e dados para democratizar o acesso à educação nutricional e impulsionar escolhas mais conscientes. Acreditamos que cada decisão informada pelo consumidor vai contribuir para uma vida mais equilibrada, saudável e sustentável”, afirma Victor Vendramini, Head de eBusiness de Nestlé Health Science para a América Latina.

Assistente Virtual e IA

Entre os destaques do ecossistema está a assistente virtual Nina, a primeira da Nestlé Health Science no Brasil. Em fase piloto e operada com Inteligência Artificial Generativa, a tecnologia possui o mesmo tipo de “motor” da OpenAI, criadora do ChatGPT, mas com modelos comportamentais próprios. Treinada por profissionais de saúde e com informações fornecidas pela Nestlé, sob rigor médico, regulatório e de compliance, Nina também explica nutrientes e seus benefícios, sugere receitas saudáveis e produtos como vitaminas e suplementos, sem deixar de recomendar a busca por um especialista, ressaltando sua atuação sem caráter diagnóstico. 

Outra funcionalidade estratégica presente no hub Nestlé Nutre é o Quiz de Produtos. Desenvolvido internamente por especialistas clínicos e equipes técnicas da companhia, o questionário permite que o consumidor receba listas personalizadas de produtos de acordo com suas necessidades e preferências apontadas. Em testes, o recurso já impulsionou o ticket médio em 20% na loja virtual de Nestlé Health Science e pode chegar a 40% com o lançamento completo.

A solução representa mais um marco inédito para a operação de NHS no Brasil, unindo tecnologia e conteúdo com curadoria médico-científica para oferecer serviços personalizados e ferramentas interativas que apoiem os consumidores nas decisões de bem-estar e longevidade. “Nosso papel vai muito além da oferta de produtos: como líderes da indústria, temos a obrigação de apoiar, acolher e inspirar usuários em suas jornadas nutricionais. Nestlé Nutre nasce para tornar essa jornada mais simples, mais humana e mais acessível. Muito mais está por vir em 2026”, completa Victor.

Imagem: Divulgação/Nestlé Health Science

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