• Fornecedores
  • Fornecedores
  • Entrar ou Criar Conta
  • Entrar ou Criar Conta
  • Notícias
  • Eventos
    • NRF2025
    • NRF2024
    • NRA Chicago 2025
    • NRF Paris 2025
    • Web Summit Rio 2025
    • Web Summit Rio 2024
    • SXSW2024
    • Retail Tour
  • Artigos
    • Colunistas
    • Design
    • E-commerce
    • Economia
    • Franchising
    • Inovação
    • Marketing
    • Operação
  • Podcast Central do Varejo
  • Notícias
  • Eventos
    • NRF2025
    • NRF2024
    • NRA Chicago 2025
    • NRF Paris 2025
    • Web Summit Rio 2025
    • Web Summit Rio 2024
    • SXSW2024
    • Retail Tour
  • Artigos
    • Colunistas
    • Design
    • E-commerce
    • Economia
    • Franchising
    • Inovação
    • Marketing
    • Operação
  • Podcast Central do Varejo
  • Fornecedores
  • Fornecedores
  • Notícias
  • Eventos
  • NRF2025
  • NRF2024
  • NRA Chicago 2025
  • Web Summit Rio 2025
  • Web Summit Rio 2024
  • SXSW2024
  • Retail Tour
  • Colunistas
  • Design
  • E-commerce
  • Economia
  • Franchising
  • Inovação
  • Marketing
  • Operação
  • Notícias
  • Eventos
  • NRF2025
  • NRF2024
  • NRA Chicago 2025
  • Web Summit Rio 2025
  • Web Summit Rio 2024
  • SXSW2024
  • Retail Tour
  • Colunistas
  • Design
  • E-commerce
  • Economia
  • Franchising
  • Inovação
  • Marketing
  • Operação

E-commerce

Conheça as marcas preferidas dos brasileiros no comércio eletrônico
Advertisement

E-commerce

Países que mais compram online: saiba quais são

E-commerce Operação

Semana do Brasil: como preparar sua loja para vender mais

E-commerce

De minimis: EUA dá fim a isenção para compras internacionais

E-commerce Operação

Black Friday 2025: como o varejo pode se preparar

E-commerce

One Click Buy: origem, vantagens e impacto no e-commerce

E-commerce

E-commerce brasileiro movimenta R$ 100,5 bi no 1º semestre

Colunistas E-commerce

O fim dos silos: por que o varejo do futuro é unificado

E-commerce

Mercado eletrônico: como está transformando o varejo

E-commerce

Shopee anuncia redução no tempo médio de entrega em todo Brasil

E-commerce

Conheça as marcas preferidas dos brasileiros no comércio eletrônico

Na categoria “Loja na Internet”, Amazon, Mercado Livre e Shopee foram as plataformas mais lembradas pelos entrevistados

Publicado

2 anos atrás

on

30 de junho, 2023

Por

Redação

Uma pesquisa do Datafolha com 1.558 entrevistados, revelou as preferências dos brasileiros no comércio eletrônico. Na categoria “Loja na Internet”, Amazon, Mercado Livre e Shopee foram as plataformas mais lembradas. O Mercado Livre ficou em primeiro lugar quando os entrevistados foram questionados sobre o melhor site de compras, seguido pela Shopee e pela Amazon. O Mercado Livre destaca-se por oferecer uma ampla variedade de produtos, preços competitivos, diversos meios de pagamento, entregas rápidas e uma boa experiência pós-venda.

A Amazon tem aumentado consistentemente seus investimentos no Brasil nos últimos três anos, buscando equivalência entre seu varejo e marketplace. A empresa aposta na fidelização dos clientes por meio dos benefícios do Amazon Prime, como frete grátis, streaming, ofertas exclusivas e acesso a jogos e livros. Já a Shopee, empresa de Singapura, investe em preços acessíveis e na criação de uma comunidade no país. A plataforma busca manter as compras acessíveis por meio de campanhas promocionais, vouchers de desconto, frete grátis e moedas virtuais.

Na categoria “Loja de Artigos Esportivos”, a Centauro e a Netshoes empataram na pesquisa Datafolha, com 20% e 21% das menções, respectivamente. A Centauro, que possui 150 lojas físicas no Brasil, procura expandir seu comércio eletrônico, que representa cerca de 20% do faturamento da empresa. A Netshoes, incorporada pelo Magazine Luiza em 2021, foca em tecnologia, como inteligência artificial, automação e melhoria dos aplicativos, para proporcionar uma boa experiência ao cliente.

No segmento de “Loja de Computador e Suprimentos de Informática”, o Kabum! se destaca como referência entre o público gamer. Fundado há 20 anos, foi o primeiro e-commerce dedicado a esse segmento no Brasil. A empresa foi adquirida pelo Magazine Luiza em 2021 e é reconhecida por sua reputação e proximidade com o público gamer. Além da venda de equipamentos de tecnologia, o Kabum! também possui uma equipe profissional no cenário competitivo de jogos e patrocina ações em outros jogos populares.

No primeiro semestre de 2023, o faturamento do comércio eletrônico no Brasil alcançou R$40 bilhões, registrando uma queda de 4,3% em relação ao mesmo período do ano anterior, de acordo com dados da ABComm (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico). Especialistas afirmam que essa desaceleração no crescimento é normal após a expansão do setor durante a pandemia, quando as lojas físicas estavam fechadas. Marcos Luppe, coordenador do MBA de varejo físico e online da USP, afirma que o mercado agora está se estabilizando.

Em 2022, o número de brasileiros que compraram pela internet aumentou em 24% em relação ao ano anterior, chegando a 108,9 milhões de pessoas, segundo o relatório Webshoppers da NielsenIQ Ebit, divulgado em março. Segundo Luppe, o consumo de brasileiros em sites internacionais, como Shopee e Shein, e o crescimento acelerado de marketplaces, como Mercado Livre e Amazon, são tendências na consolidação do comércio eletrônico no país.

Apesar da queda no crescimento em comparação ao ano anterior, o comércio eletrônico no Brasil continua em franco crescimento, impulsionado por fatores como a expansão do consumo em sites internacionais, o crescimento dos marketplaces e a busca por conveniência e facilidade de compra por parte dos consumidores.

Imagem: Freepik

Relacionados:DestaquesÚltimas Notícias
Próximo

Comércio na América Latina enfrentou 200 milhões de ataques

Não perca

Possível taxação de asiáticos causa queda nas compras pela internet

Continue Reading

Você pode gostar

  • três mulheres em pé mexendo no celular três mulheres em pé mexendo no celular

    Países que mais compram online: saiba quais são

  • IA logística de ponta; fulfillment brasil; frete fob IA logística de ponta; fulfillment brasil; frete fob

    Frete FOB: saiba mais sobre esta modalidade

  • Sterna Café e Tok&Stok anunciam parceria

  • atualização do Simples Nacional; gestão de negócios atualização do Simples Nacional; gestão de negócios

    Busca por pós-graduação cresce 22% e curso de Gestão de Negócios atrai profissionais

  • menos trabalhadores; cielo; semana do brasil menos trabalhadores; cielo; semana do brasil

    Semana do Brasil: como preparar sua loja para vender mais

  • chatbots; assistentes virtuais; atendimento ao cliente chatbots; assistentes virtuais; atendimento ao cliente

    Consumidores estão mais abertos a atendimento ao cliente com IA

Comente aqui

Leave a Reply

Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Recentes
  • Quente
  • Vídeos
três mulheres em pé mexendo no celular
E-commerce1 hora atrás

Países que mais compram online: saiba quais são

IA logística de ponta; fulfillment brasil; frete fob
Operação2 horas atrás

Frete FOB: saiba mais sobre esta modalidade

Operação3 horas atrás

Sterna Café e Tok&Stok anunciam parceria

café na mesa; SouthRock, controladora do Starbucks no Brasil, tem pedido de recuperação judicial negado
Franchising2 anos atrás

Franquia de Cafeteria: 35 opções para você conhecer e investir

Imagem de uma unidade de franquia McDonald's
Franchising2 anos atrás

Franquia McDonald’s: quanto custa e como investir

Imagem de uma unidade de franquia McDonald's
Franchising7 meses atrás

Melhores franquias de 2025: conheça opções de sucesso

Clube Mais Criativo
Vídeos6 dias atrás

Podcast Central do Varejo #50: Clube Mais Criativo

Mercadão dos Óculos
Vídeos2 semanas atrás

Podcast Central do Varejo #49: Mercadão dos Óculos

Plié
Vídeos3 semanas atrás

Podcast Central do Varejo #48: Plié

  • Notícias
  • Eventos
  • NRF2025
  • NRF2024
  • NRA Chicago 2025
  • Web Summit Rio 2025
  • Web Summit Rio 2024
  • SXSW2024
  • Retail Tour
  • Colunistas
  • Design
  • E-commerce
  • Economia
  • Franchising
  • Inovação
  • Marketing
  • Operação
  • Notícias
  • Eventos
  • NRF2025
  • NRF2024
  • NRA Chicago 2025
  • Web Summit Rio 2025
  • Web Summit Rio 2024
  • SXSW2024
  • Retail Tour
  • Colunistas
  • Design
  • E-commerce
  • Economia
  • Franchising
  • Inovação
  • Marketing
  • Operação