• Fornecedores
  • Fornecedores
  • Entrar ou Criar Conta
  • Entrar ou Criar Conta
  • Notícias
  • Eventos
    • NRF2025
    • NRF2024
    • NRA Chicago 2025
    • NRF Paris 2025
    • Web Summit Rio 2025
    • Web Summit Rio 2024
    • SXSW2024
    • Retail Tour
  • Artigos
    • Colunistas
    • Design
    • E-commerce
    • Economia
    • Franchising
    • Inovação
    • Marketing
    • Operação
  • Podcast Central do Varejo
  • Notícias
  • Eventos
    • NRF2025
    • NRF2024
    • NRA Chicago 2025
    • NRF Paris 2025
    • Web Summit Rio 2025
    • Web Summit Rio 2024
    • SXSW2024
    • Retail Tour
  • Artigos
    • Colunistas
    • Design
    • E-commerce
    • Economia
    • Franchising
    • Inovação
    • Marketing
    • Operação
  • Podcast Central do Varejo
  • Fornecedores
  • Fornecedores
  • Notícias
  • Eventos
  • NRF2025
  • NRF2024
  • NRA Chicago 2025
  • Web Summit Rio 2025
  • Web Summit Rio 2024
  • SXSW2024
  • Retail Tour
  • Colunistas
  • Design
  • E-commerce
  • Economia
  • Franchising
  • Inovação
  • Marketing
  • Operação
  • Notícias
  • Eventos
  • NRF2025
  • NRF2024
  • NRA Chicago 2025
  • Web Summit Rio 2025
  • Web Summit Rio 2024
  • SXSW2024
  • Retail Tour
  • Colunistas
  • Design
  • E-commerce
  • Economia
  • Franchising
  • Inovação
  • Marketing
  • Operação

Economia

Franquias de alimentação registram alta de 18%, aponta estudo da ABF
Advertisement

Economia

IPCA-15 é de 0,26% em junho, com diminuição nos preços dos alimentos

Economia

Mastercard relança no Brasil plataforma de monitoramento de gastos no varejo

Economia

Taxa de juros deve ser mantida a 15% ao ano, diz BC

Economia

Intenção de Consumo das Famílias cresce em junho, aponta CNC

Economia

Consumidores chineses adotam consumo cauteloso em meio à desaceleração econômica

Economia

Economistas do mercado elevam projeção do PIB e Selic

Economia

Parada LGBT+ deve injetar R$ 548,5 mi na economia de São Paulo

Economia

68% das mulheres empreendedoras têm acesso a crédito negado

Economia

Inadimplência avança 6,72% em São Paulo; 85% são reincidentes

Economia

Franquias de alimentação registram alta de 18%, aponta estudo da ABF

De acordo com o estudo, o segmento de foodservice teve um faturamento recorde de quase R$52 bilhões ao longo de 2022

Publicado

2 anos atrás

on

10 de julho, 2023

Por

Redação

Após o fim da pandemia e a retomada das atividades presenciais, o setor de alimentação voltou à normalidade. A implementação de transformações digitais e a aceitação do delivery foram fatores-chave para o sucesso do mercado de Foodservice nesse período. No entanto, os custos e a retenção de colaboradores ainda são grandes desafios para o setor, de acordo com a “Pesquisa de Food Service 2023”, realizada pela ABF em parceria com a Galunion.

A pesquisa revelou que, em 2022, o segmento de franquias de alimentação faturou R$51,918 bilhões, um aumento de 18% em relação a 2021, confirmando uma tendência de recuperação. O número de unidades cresceu 9%, ultrapassando 40 mil, acompanhando a retomada da expansão das franquias em geral no ano passado. O número de redes também teve um aumento de 5%, totalizando 857 marcas. No primeiro trimestre de 2023, o segmento cresceu 20%. Esses e outros resultados foram apresentados no “Seminário Setorial de Food Service”, evento realizado durante a ABF Franchising Week 2023.

A pesquisa incluiu uma amostra de 41 marcas de alimentação, 200 franqueados, representando 42% do faturamento e 8.690 pontos de venda. Os resultados mostraram que 95% das redes possuem multifranqueados e 49% possuem programas de fidelidade. Além disso, a pesquisa revelou que 52% dos estabelecimentos estão localizados em shoppings, 39% em ruas e 9% em galerias e outros locais. Quanto à culinária, há uma grande variedade, com destaque para Grelhados/Churrasco, que representa 17%, seguido por Hamburgueria e/ou Sanduicheria, Cafeterias/Chás e Outros, todos com 15%.

As empresas estão cada vez mais empenhadas em oferecer uma experiência de consumo diferenciada, levando em consideração toda a jornada do consumidor. Houve um aumento significativo de restaurantes e estabelecimentos que oferecem serviços rápidos, tanto presenciais quanto por meio de delivery ou takeaway. Para se adaptar ao perfil dos clientes, as redes investiram em estratégias e mudanças no menu. Cerca de 44% optaram por reduzir o número de itens no cardápio e reorganizá-lo para publicação online ou digital em diferentes plataformas. Isso também ajuda a lidar com os impactos da inflação que o setor de alimentação enfrenta.

A pesquisa também revelou tendências no mercado de Foodservice, como parcerias de co-branding com marcas renomadas de fornecedores (51%), busca por tendências veganas ou vegetarianas (44%) e investimentos em alimentos funcionais e para reforço de imunidade (39%). Além disso, as redes estão cada vez mais preocupadas com questões relacionadas à sustentabilidade e responsabilidade social, com 29% delas buscando alternativas para reduzir desperdícios e utilizar produtos e ingredientes sustentáveis.

No que diz respeito aos colaboradores, o número de funcionários nas lojas aumentou 3,7% em 2022 em comparação a 2021. No entanto, a retenção de talentos ainda é um desafio para o setor. Para lidar com essa questão, 88% das empresas investem em premiações com base em metas atingidas, 46% oferecem treinamentos internos e externos para desenvolvimento da gestão, e 37% estão mudando o formato de remuneração, introduzindo uma parte variável.

O delivery continua sendo um canal de atendimento importante e contribui significativamente para o faturamento das redes. Segundo a pesquisa, 93% das redes utilizam o delivery, sendo que 44% delas atuam exclusivamente em plataformas de marketplace de terceiros. Apesar de ter diminuído em participação (share), o delivery registrou um crescimento de 14% em valor para as marcas em 2022. A taxa de entrega média é de R$8, e as redes costumam cobrar um acréscimo médio de 16% nos pedidos de delivery. O tempo médio para entrega é de 23 minutos, levando em consideração o processo de produção e a espera do entregador.

Apesar dos bons resultados, ainda há pontos a serem melhorados na relação com os marketplaces de entrega, como o preço elevado do serviço, o acesso aos dados do cliente, a conciliação financeira e a falta de mecanismos para lidar com problemas ocorridos com os clientes.

Imagem: Freepik

Relacionados:DestaquesÚltimas Notícias
Próximo

Regiões Nordeste e Sudeste puxam alta do varejo durante mês de junho

Não perca

Entenda em 5 pontos as principais mudanças da Reforma Tributária

Continue Reading

Você pode gostar

  • inflação inflação

    Como fazer a precificação de um produto no e-commerce?

  • inverno inverno

    Tecnologia por assinatura impulsiona varejo de inverno em cidades do interior

  • First Insight; artificial First Insight; artificial

    Inteligência artificial: do chatbot ao agente autônomo – navegando pelos desafios da conformidade

  • inclusão inclusão

    Mês do orgulho LGBTQIAPN+: Pague Menos promove diversidade e inclusão no ambiente de trabalho

  • bnpl bnpl

    InsightZ #35 – Compre agora, pague depois: Por que a Geração Z adota o BNPL em massa

  • varejo varejo

    O que uma metodologia usada há mais de 20 anos em T.I. pode ensinar ao varejo?

Comente aqui

Leave a Reply

Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Recentes
  • Quente
  • Vídeos
inflação
Operação9 horas atrás

Como fazer a precificação de um produto no e-commerce?

inverno
Operação18 horas atrás

Tecnologia por assinatura impulsiona varejo de inverno em cidades do interior

First Insight; artificial
Colunistas20 horas atrás

Inteligência artificial: do chatbot ao agente autônomo – navegando pelos desafios da conformidade

café na mesa; SouthRock, controladora do Starbucks no Brasil, tem pedido de recuperação judicial negado
Franchising2 anos atrás

Franquia de Cafeteria: 35 opções para você conhecer e investir

Imagem de uma unidade de franquia McDonald's
Franchising1 ano atrás

Franquia McDonald’s: quanto custa e como investir

Imagem de uma unidade de franquia McDonald's
Franchising5 meses atrás

Melhores franquias de 2025: conheça opções de sucesso

Intelbras
Vídeos5 dias atrás

Podcast Central do Varejo #41: Intelbras

arcos dorados
Franchising2 semanas atrás

Podcast Central do Varejo #40: Arcos Dorados

Nutrata
Vídeos3 semanas atrás

Podcast Central do Varejo #39: Nutrata

  • Notícias
  • Eventos
  • NRF2025
  • NRF2024
  • NRA Chicago 2025
  • Web Summit Rio 2025
  • Web Summit Rio 2024
  • SXSW2024
  • Retail Tour
  • Colunistas
  • Design
  • E-commerce
  • Economia
  • Franchising
  • Inovação
  • Marketing
  • Operação
  • Notícias
  • Eventos
  • NRF2025
  • NRF2024
  • NRA Chicago 2025
  • Web Summit Rio 2025
  • Web Summit Rio 2024
  • SXSW2024
  • Retail Tour
  • Colunistas
  • Design
  • E-commerce
  • Economia
  • Franchising
  • Inovação
  • Marketing
  • Operação