Franchising
Market4u une tecnologia e praticidade em lojas autônomas
Com crescimento acelerado em condomínios residenciais, empresa pretende aumentar também o número de franquias em prédios comerciais
Unindo tecnologia e comodidade, a Market4u é uma empresa que instala pequenos mercados em condomínios e prédios comerciais. A maior inovação, no entanto, está na tecnologia: as lojas funcionam de maneira autônoma e todo o processo de compra pode ser feito pelo aparelho celular. Em entrevista exclusiva à Central do Varejo, Eduardo Córdova, CEO e sócio fundador da empresa, falou sobre o processo de criação e o momento atual da companhia.
Ele conta sobre a criação da empresa Bike Station, uma startup que montava estações de produtos e serviços para ciclistas em várias localidades, incluindo condomínios e prédios corporativos e estações da CPTM. Através dessa experiência, perceberam que o foco em produtos alimentícios, como barras de cereal, proteínas, suplementos e bebidas, era o que mais vendia. “Allguns condomínios começaram a pedir aquela solução, mas percebemos que a parte da bike era o que menos vendia. O valor das vending machines subiu muito com o aumento do dólar,, então pensamos se não era possível fazer isso em condomínios com menos fricção”, relembra o empresário.
A partir de pesquisas, Eduardo conheceu uma inovação chinesa em que a pessoa comprava o produto pelo aplicativo e retirava na vending machine. Outra dor era a falta de dados sobre o comprador e suas preferências.
Assim, nasceu o conceito da Market4u, que inicialmente testou a venda apenas através do aplicativo em condomínios. O sucesso foi imediato, e a empresa expandiu rapidamente. No entanto, a pandemia de COVID-19 alterou seus planos, ampliando a demanda não apenas em Curitiba, cidade onde começaram os negócios,mas em todo o Brasil. A cobertura na mídia atraiu ainda mais interesse. “Lançamos o modelos de franquias, eu já tinha conhecimento na área”, explica Eduardo, que já esteve dos dois lados. Como franqueado de diversas empresas e franqueado, com a bike station.
Eduardo explica que decidiram adotar o modelo híbrido, com operação própria além de franquias, mas os franqueados apresentavam melhor desempenho devido à proximidade com os clientes e síndicos dos condomínios. “Em setembro de 2022, encerramos a operação própria, temos hoje um grupo de controle de cerca de 10%”, relata. Com o amadurecimento do mercado, a Market4u conseguiu crescer significativamente, alcançando cerca de 330 franqueados, cada um com uma média de seis a sete lojas.
Quanto à estratégia de expansão, a empresa está mais presente em condomínios residenciais, que representam a maioria de seus pontos de venda, muito devido ao período da pandemia, que acelerou esse crescimento. No entanto, Eduardo destaca que estão observando a tendência crescente de lojas autônomas e acredita que, no futuro, as empresas também serão um mercado importante para a Market4u e devem chegar a representar metade das lojas da marca. “Ou talvez até mais empresas do que condomínios residenciais”, completa.
Com a visão de inovação e amadurecimento do mercado, a empresa continua estudando e se entusiasmando com as oportunidades que surgem, atentas à concorrência e em busca de novas formas de atender às necessidades dos consumidores. “Os condomínios querem uma solução em mercado autônomo e esse é um momento muito oportuno, porque temos diversos condomínios buscando o serviço”, finaliza.
Imagem: Divulgação
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