• Fornecedores
  • Fornecedores
  • Entrar ou Criar Conta
  • Entrar ou Criar Conta
  • Notícias
  • Eventos
    • NRF2026
    • NRF2025
    • NRF2024
    • NRA Chicago 2025
    • NRF Paris 2025
    • Web Summit Rio 2025
    • Web Summit Rio 2024
    • SXSW2024
    • Retail Tour
  • Artigos
    • Colunistas
    • Design
    • E-commerce
    • Economia
    • Franchising
    • Inovação
    • Marketing
    • Operação
  • Podcast Central do Varejo
  • Notícias
  • Eventos
    • NRF2026
    • NRF2025
    • NRF2024
    • NRA Chicago 2025
    • NRF Paris 2025
    • Web Summit Rio 2025
    • Web Summit Rio 2024
    • SXSW2024
    • Retail Tour
  • Artigos
    • Colunistas
    • Design
    • E-commerce
    • Economia
    • Franchising
    • Inovação
    • Marketing
    • Operação
  • Podcast Central do Varejo
  • Fornecedores
  • Fornecedores
  • Notícias
  • Eventos
  • NRF2026
  • NRF2025
  • NRF2024
  • NRA Chicago 2025
  • NRF Paris 2025
  • Web Summit Rio 2025
  • Web Summit Rio 2024
  • SXSW2024
  • Retail Tour
  • Colunistas
  • Design
  • E-commerce
  • Economia
  • Franchising
  • Inovação
  • Marketing
  • Operação
  • Notícias
  • Eventos
  • NRF2026
  • NRF2025
  • NRF2024
  • NRA Chicago 2025
  • NRF Paris 2025
  • Web Summit Rio 2025
  • Web Summit Rio 2024
  • SXSW2024
  • Retail Tour
  • Colunistas
  • Design
  • E-commerce
  • Economia
  • Franchising
  • Inovação
  • Marketing
  • Operação

Economia

Marisa registra prejuízo líquido de R$63,4M no 2º Trimestre
Advertisement

Economia

Copom mantém taxa de juros a 15% ao ano

Economia

Mercado volta a reduzir projeção de inflação para 2025

Economia

Desemprego aumenta nos EUA em meio à incerteza tarifária

Economia

Inadimplência de consumidores recua para 8,5% em agosto

Economia

Pix registra novo recorde de transações em um único dia

Economia

Projeção da inflação fica estável depois de 14 semanas de queda

Economia

Setor de alimentação fora do lar recua 7,5% em julho diante da inflação

Economia

Mercado reduz projeções de inflação para os próximos 3 anos

Economia

Preço do cafezinho lidera inflação em restaurantes

Economia

Marisa registra prejuízo líquido de R$63,4M no 2º Trimestre

Deterioração foi 82% maior em relação ao mesmo período no ano anterior

Publicado

2 anos atrás

on

16 de agosto, 2023

Por

Redação

No segundo trimestre de 2023, a Marisa Lojas enfrentou um prejuízo líquido significativo, registrando um déficit de R$63,4 milhões, uma deterioração acentuada de 82% em comparação com os R$34,8 milhões negativos apresentados no mesmo período do ano anterior, segundo informações de Estadão Conteúdo. No entanto, a empresa divulgou um cenário alternativo, considerando a implementação do “plano de otimização operacional” desde janeiro de 2023. Sob essa perspectiva, o prejuízo líquido teria sido reduzido para R$3 milhões, representando uma melhora de 91% em relação ao prejuízo de um ano atrás. O Ebitda também apresentou uma reversão, indo de um resultado positivo de R$ 10,9 milhões para um déficit de R$36,7 milhões no período atual. Contudo, na análise pró-forma, o Ebitda se mostrou positivo, totalizando R$23,6 milhões.

João Pinheiro Nogueira Batista, CEO da empresa, considera que esses resultados, especialmente os valores pró-forma, têm o potencial de restabelecer a confiança no mercado, evidenciando que a Marisa concluiu um processo fundamental de reestruturação. Ele destaca que todas as medidas para melhorar o desempenho foram implementadas sem recorrer a novos créditos, com exceção de um aporte de R$90 milhões da família fundadora no braço financeiro da companhia, o Mbank. Esses números, segundo Batista, podem impulsionar conversas mais promissoras com os bancos e melhorar o acesso a crédito.

Os resultados pró-forma excluem despesas operacionais relacionadas ao fechamento de 88 lojas e consultorias, assim como refletem economias na estrutura corporativa. A empresa explica que essas economias já estão em vigor, mas devem ser refletidas nos resultados a partir do terceiro trimestre. A receita líquida no setor de varejo sofreu uma queda de 21,6%, alcançando R$469,9 milhões, devido aofechamento de lojas e a uma base de comparação mais alta no ano anterior. As vendas em lojas comparáveis caíram 12,2% no trimestre e 4,3% no semestre.

Batista enfatiza a necessidade de equilibrar as vendas no varejo com a lucratividade, explicando que as restrições de crédito e os custos associados ao fechamento de lojas impactaram a capacidade da empresa de manter altos níveis de vendas. A margem bruta da companhia também diminuiu 3,1 pontos percentuais, atingindo 40%. O faturamento do canal digital caiu 49,3%, atribuído a uma estratégia de aumento da rentabilidade. A participação do canal digital no faturamento de varejo diminuiu para 6%, comparado a 9,1% no mesmo período do ano anterior.

Batista argumenta que a empresa agora investe de maneira mais eficiente em tecnologia e ajustou suas políticas de marketing e frete para otimizar o retorno sobre o investimento. Ele destaca que a divisão do Mbank, embora tenha registrado Ebitda negativo, deve contribuir positivamente para os resultados até o final de 2023 e atingir um Ebitda de R$200 milhões em 2024. A dívida líquida da Marisa Lojas apresentou uma redução de R$81 milhões durante o segundo trimestre de 2023, devido ao aumento da posição de caixa.

No entanto. Batista prevê um terceiro trimestre desafiador, devido às restrições de capital que afetaram a aquisição de produtos para as lojas. Ele espera que essa situação normalize no quarto trimestre. Apesar do objetivo de encerrar o ano com um faturamento de R$2,5 bilhões, frente aos R$3 bilhões de 2022. Batista destaca que essa meta é positiva considerando o fechamento de 88 lojas ao longo do ano.

Imagem: Freepik

Relacionados:DestaquesÚltimas Notícias
Próximo

Vendas do varejo crescem 1,3% no 1º Semestre, segundo IBGE

Não perca

Entenda o impacto da regulamentação de importação

Continue Reading

Você pode gostar

  • personalização personalização

    NRF Europe: Mastercard e Lacoste mostram como a personalização fortalece a experiência do cliente

  • proteína proteína

    InsightZ #39 – Como a nova “obsessão saudável” está moldando consumo da GenZ de proteína

  • Logo e nome do Banco Central em mármore na parede; Boletim Focus; inflação Logo e nome do Banco Central em mármore na parede; Boletim Focus; inflação

    Copom mantém taxa de juros a 15% ao ano

  • Lush: conheça a marca de cosméticos naturais

  • Declaração de conteúdo; shopping centers Declaração de conteúdo; shopping centers

    NFC-e: o que, como implementar e emitir

  • tiktok tiktok

    TikTok se consolida como ferramenta de descoberta de produtos e serviços entre jovens brasileiros

Comente aqui

Leave a Reply

Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Recentes
  • Quente
  • Vídeos
personalização
NRF Paris 20251 minuto atrás

NRF Europe: Mastercard e Lacoste mostram como a personalização fortalece a experiência do cliente

proteína
InsightZ21 minutos atrás

InsightZ #39 – Como a nova “obsessão saudável” está moldando consumo da GenZ de proteína

Logo e nome do Banco Central em mármore na parede; Boletim Focus; inflação
Economia13 horas atrás

Copom mantém taxa de juros a 15% ao ano

café na mesa; SouthRock, controladora do Starbucks no Brasil, tem pedido de recuperação judicial negado
Franchising2 anos atrás

Franquia de Cafeteria: 35 opções para você conhecer e investir

Imagem de uma unidade de franquia McDonald's
Franchising2 anos atrás

Franquia McDonald’s: quanto custa e como investir

Imagem de uma unidade de franquia McDonald's
Franchising7 meses atrás

Melhores franquias de 2025: conheça opções de sucesso

TNG
Vídeos1 dia atrás

Podcast Central do Varejo #53: TNG

Fini
Franchising1 semana atrás

Podcast Central do Varejo #52: Fini

Velocità
Vídeos2 semanas atrás

Podcast Central do Varejo #51: Velocità

  • Notícias
  • Eventos
  • NRF2026
  • NRF2025
  • NRF2024
  • NRA Chicago 2025
  • NRF Paris 2025
  • Web Summit Rio 2025
  • Web Summit Rio 2024
  • SXSW2024
  • Retail Tour
  • Colunistas
  • Design
  • E-commerce
  • Economia
  • Franchising
  • Inovação
  • Marketing
  • Operação
  • Notícias
  • Eventos
  • NRF2026
  • NRF2025
  • NRF2024
  • NRA Chicago 2025
  • NRF Paris 2025
  • Web Summit Rio 2025
  • Web Summit Rio 2024
  • SXSW2024
  • Retail Tour
  • Colunistas
  • Design
  • E-commerce
  • Economia
  • Franchising
  • Inovação
  • Marketing
  • Operação
 
Necessário login de 'Candidato' para se candidatar a esta vaga. Clique aqui para sair E tente novamente
 

Faça login na sua conta

  • Esqueceu sua senha? | Inscrever-se

Redefinir senha

  • já tem uma conta? Conecte-se

Digite o nome de usuário ou e-mail que você usou em seu perfil. Um link de redefinição de senha será enviado a você por e-mail.

Inscreva-se na sua conta

Escolha o seu tipo de conta
  • Candidato Quero descobrir empresas incríveis.
  • Empregador Quero atrair os melhores talentos.
  • Forneça as chaves de API do google captcha

  • já tem uma conta? Conecte-se

Close
 

Respostas

 

ativação de conta

Before you can login, you must activate your account with the code sent to your email address. If you did not receive this email, please check your junk/spam folder. Click here to resend the activation email. If you entered an incorrect email address, you will need to re-register with the correct email address.