• Fornecedores
  • Fornecedores
  • Entrar ou Criar Conta
  • Entrar ou Criar Conta
  • Notícias
  • Eventos
    • NRF2025
    • NRF2024
    • NRA Chicago 2025
    • Web Summit Rio 2025
    • Web Summit Rio 2024
    • SXSW2024
    • Retail Tour
  • Artigos
    • Colunistas
    • Design
    • E-commerce
    • Economia
    • Franchising
    • Inovação
    • Marketing
    • Operação
  • Podcast Central do Varejo
  • Notícias
  • Eventos
    • NRF2025
    • NRF2024
    • NRA Chicago 2025
    • Web Summit Rio 2025
    • Web Summit Rio 2024
    • SXSW2024
    • Retail Tour
  • Artigos
    • Colunistas
    • Design
    • E-commerce
    • Economia
    • Franchising
    • Inovação
    • Marketing
    • Operação
  • Podcast Central do Varejo
  • Fornecedores
  • Fornecedores
  • Notícias
  • Eventos
  • NRF2025
  • NRF2024
  • NRA Chicago 2025
  • Web Summit Rio 2025
  • Web Summit Rio 2024
  • SXSW2024
  • Retail Tour
  • Colunistas
  • Design
  • E-commerce
  • Economia
  • Franchising
  • Inovação
  • Marketing
  • Operação
  • Notícias
  • Eventos
  • NRF2025
  • NRF2024
  • NRA Chicago 2025
  • Web Summit Rio 2025
  • Web Summit Rio 2024
  • SXSW2024
  • Retail Tour
  • Colunistas
  • Design
  • E-commerce
  • Economia
  • Franchising
  • Inovação
  • Marketing
  • Operação

Economia

Marisa registra prejuízo líquido de R$63,4M no 2º Trimestre
Advertisement

Economia

Consumidores americanos apertam os orçamentos para evitar aumento de preços

Economia Operação

PEC da jornada de trabalho 4x3 preocupa setor varejista de shoppings, afirma ABLOS

Economia

Projeção da inflação desacelera pela 5ª semana consecutiva

Economia

Consumo com vale-alimentação e vale-refeição cresce em abril

Economia

Alckmin prevê R$ 16 bi em movimentação no varejo

Economia

Vendas no varejo crescem em abril, aponta índice da Stone

Economia

Gastos na Páscoa de 2025 crescem 10%, diz pesquisa da Elo

Economia

EUA e China suspendem tarifas e iniciam trégua comercial de 90 dias

Economia

Varejo registra queda em abril, mas mantém crescimento anual

Economia

Marisa registra prejuízo líquido de R$63,4M no 2º Trimestre

Deterioração foi 82% maior em relação ao mesmo período no ano anterior

Publicado

2 anos atrás

on

16 de agosto, 2023

Por

Redação

No segundo trimestre de 2023, a Marisa Lojas enfrentou um prejuízo líquido significativo, registrando um déficit de R$63,4 milhões, uma deterioração acentuada de 82% em comparação com os R$34,8 milhões negativos apresentados no mesmo período do ano anterior, segundo informações de Estadão Conteúdo. No entanto, a empresa divulgou um cenário alternativo, considerando a implementação do “plano de otimização operacional” desde janeiro de 2023. Sob essa perspectiva, o prejuízo líquido teria sido reduzido para R$3 milhões, representando uma melhora de 91% em relação ao prejuízo de um ano atrás. O Ebitda também apresentou uma reversão, indo de um resultado positivo de R$ 10,9 milhões para um déficit de R$36,7 milhões no período atual. Contudo, na análise pró-forma, o Ebitda se mostrou positivo, totalizando R$23,6 milhões.

João Pinheiro Nogueira Batista, CEO da empresa, considera que esses resultados, especialmente os valores pró-forma, têm o potencial de restabelecer a confiança no mercado, evidenciando que a Marisa concluiu um processo fundamental de reestruturação. Ele destaca que todas as medidas para melhorar o desempenho foram implementadas sem recorrer a novos créditos, com exceção de um aporte de R$90 milhões da família fundadora no braço financeiro da companhia, o Mbank. Esses números, segundo Batista, podem impulsionar conversas mais promissoras com os bancos e melhorar o acesso a crédito.

Os resultados pró-forma excluem despesas operacionais relacionadas ao fechamento de 88 lojas e consultorias, assim como refletem economias na estrutura corporativa. A empresa explica que essas economias já estão em vigor, mas devem ser refletidas nos resultados a partir do terceiro trimestre. A receita líquida no setor de varejo sofreu uma queda de 21,6%, alcançando R$469,9 milhões, devido aofechamento de lojas e a uma base de comparação mais alta no ano anterior. As vendas em lojas comparáveis caíram 12,2% no trimestre e 4,3% no semestre.

Batista enfatiza a necessidade de equilibrar as vendas no varejo com a lucratividade, explicando que as restrições de crédito e os custos associados ao fechamento de lojas impactaram a capacidade da empresa de manter altos níveis de vendas. A margem bruta da companhia também diminuiu 3,1 pontos percentuais, atingindo 40%. O faturamento do canal digital caiu 49,3%, atribuído a uma estratégia de aumento da rentabilidade. A participação do canal digital no faturamento de varejo diminuiu para 6%, comparado a 9,1% no mesmo período do ano anterior.

Batista argumenta que a empresa agora investe de maneira mais eficiente em tecnologia e ajustou suas políticas de marketing e frete para otimizar o retorno sobre o investimento. Ele destaca que a divisão do Mbank, embora tenha registrado Ebitda negativo, deve contribuir positivamente para os resultados até o final de 2023 e atingir um Ebitda de R$200 milhões em 2024. A dívida líquida da Marisa Lojas apresentou uma redução de R$81 milhões durante o segundo trimestre de 2023, devido ao aumento da posição de caixa.

No entanto. Batista prevê um terceiro trimestre desafiador, devido às restrições de capital que afetaram a aquisição de produtos para as lojas. Ele espera que essa situação normalize no quarto trimestre. Apesar do objetivo de encerrar o ano com um faturamento de R$2,5 bilhões, frente aos R$3 bilhões de 2022. Batista destaca que essa meta é positiva considerando o fechamento de 88 lojas ao longo do ano.

Imagem: Freepik

Relacionados:DestaquesÚltimas Notícias
Próximo

Vendas do varejo crescem 1,3% no 1º Semestre, segundo IBGE

Não perca

Entenda o impacto da regulamentação de importação

Continue Reading

Você pode gostar

  • supermercados supermercados

    Estratégias tecnológicas que os supermercados devem adotar para atrair e fidelizar clientes

  • Urban Outfitters Urban Outfitters

    Urban Outfitters mira a Geração Z com campanha gamificada de volta às aulas

  • empréstimo; reforma tributária; consumidores empréstimo; reforma tributária; consumidores

    Consumidores americanos apertam os orçamentos para evitar aumento de preços

  • carteiras digitais carteiras digitais

    Carteiras digitais: o que são, vantagens e como funcionam

  • Temu, e-commerce Temu, e-commerce

    Temu ultrapassa Shopee e se torna o segundo maior e-commerce do Brasil

  • Google Google

    Google lança nova versão do buscador com foco em IA generativa

Comente aqui

Leave a Reply

Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Recentes
  • Quente
  • Vídeos
supermercados
Inovação2 horas atrás

Estratégias tecnológicas que os supermercados devem adotar para atrair e fidelizar clientes

Urban Outfitters
Design3 horas atrás

Urban Outfitters mira a Geração Z com campanha gamificada de volta às aulas

empréstimo; reforma tributária; consumidores
Economia4 horas atrás

Consumidores americanos apertam os orçamentos para evitar aumento de preços

café na mesa; SouthRock, controladora do Starbucks no Brasil, tem pedido de recuperação judicial negado
Franchising2 anos atrás

Franquia de Cafeteria: 35 opções para você conhecer e investir

franquia de lavanderia
Franchising2 anos atrás

Franquia de Lavanderia: 25 opções mais lucrativas

Imagem de uma unidade de franquia McDonald's
Franchising1 ano atrás

Franquia McDonald’s: quanto custa e como investir

marchon
Vídeos1 semana atrás

Podcast Central do Varejo #35: Marchon

Vanessa Sandrini
Vídeos4 meses atrás

Podcast Central do Varejo #34: Vanessa Sandrini

botoclinic
Vídeos4 meses atrás

Podcast Central do Varejo #33: Botoclinic

  • Notícias
  • Eventos
  • NRF2025
  • NRF2024
  • NRA Chicago 2025
  • Web Summit Rio 2025
  • Web Summit Rio 2024
  • SXSW2024
  • Retail Tour
  • Colunistas
  • Design
  • E-commerce
  • Economia
  • Franchising
  • Inovação
  • Marketing
  • Operação
  • Notícias
  • Eventos
  • NRF2025
  • NRF2024
  • NRA Chicago 2025
  • Web Summit Rio 2025
  • Web Summit Rio 2024
  • SXSW2024
  • Retail Tour
  • Colunistas
  • Design
  • E-commerce
  • Economia
  • Franchising
  • Inovação
  • Marketing
  • Operação