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Política de Privacidade e Termos de Uso: você já leu?

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Política de Privacidade e Termos de Uso: você já leu? Sem nenhum medo de errar, diria que a resposta de mais de 90% das pessoas é não!

Não é para menos, embora necessários, obrigatórios e até mesmo com renúncias de direitos importantes, estes documentos são em sua maioria nada atrativos e absolutamente extensos.

Uma pessoa leva, em média, 1 minuto para ler 200 palavras, um termo de uso costuma ter aproximadamente 12 mil palavras, ou seja, levaria uma hora para a pessoa terminar a leitura e dar o seu aceite.

Agora, sejamos realistas, quem quer parar uma hora da sua vida para ler política de privacidade e termos de uso de site? Ninguém. Quem lê e, não faz parte da esmagadora maioria que apenas concorda, faz leitura dinâmica ou procura palavras-chave.

Sabendo dessa realidade, em 2020, os pesquisadores Jonathan Obar, da York University, e Anne Oeldorf-Hirsch, da Universidade de Connecticut, realizaram um estudo sobre comportamento dos usuários durante a navegação em uma rede social fictícia chamada NameDrop.

NameDrop foi desenvolvida com uma Política de Privacidade que demoraria, em média, 30 minutos para ser lida e Termos de Serviço que demandariam mais 15 minutos de leitura.

No meio destes documentos havia uma pegadinha: o usuário renunciava aos direitos de seu filho primogênito.

Pois bem! 74% dos usuários assumiram não ter lido nenhum dos dois documentos e apenas ter dado o aceite para participar da plataforma. 98% dos que leram, ficaram nos documentos apenas um minuto de cada e deram o aceite.

Ou seja, ninguém localizou a renúncia aos direitos de um filho!

Outros diversos estudos já foram feitos neste sentido, empresas colocaram receitas de bolo e até mesmo um prêmio em dinheiro para quem efetivamente lesse e os enviasse um e-mail requisitando o prêmio. Resultado: ninguém ganhou o prêmio!

Não há como fugir e simplesmente dispensar a existência de políticas e termos de uso para o e-commerce, mas vale a reflexão: eu realmente quero que leiam isso? Se a resposta é sim, a ideia é tornar mais agradável ao meu usuário, ao cliente e ao público.

Algumas empresas já perceberam esta necessidade e transforam seus documentos jurídicos em materiais gráficos, com o mesmo conteúdo relevante e sério, mas com uma comunicação visual e forma mais agradáveis e atrativos.

O mundo mudou, o leitor também, esperar que alguém pare uma hora do dia para ler cada termo de uso de site que navega é assumir que ninguém leu nada. E sabendo disso, de que vale aquele consentimento?

E você, que chegou até aqui, depois de quase 3 minutos de leitura, o que um documento jurídico teria que ter para que fosse lido até o final?


Heloísa Ribeiro, sócia e fundadora do escritório ARP – Advocacia Ribeiro Pin, com experiência de 10 anos nas áreas do Direito do Consumidor e Processo Civil, atua na área de consultoria empresarial e se especializou recentemente em Direito Digital. É membro da Comissão de Admissão de Novos Associados da Associação Brasileira de Franchising (ABF).

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