Franchising
Franchising cresce 28% em MG no primeiro semestre, diz ABF
Setor cresceu mais de Minas Gerais do que no país inteiro; encontro em Extrema debaterá oportunidades com empresários locais
O mercado de franquias no Brasil segue em franco crescimento. No primeiro semestre deste ano, o crescimento foi de 15% em relação ao mesmo período do ano de 2022. Além disso, o faturamento avançou de R$ 91,4 bilhões para R$ 105,1 bilhões. Esses dados foram fornecidos pela ABF (Associação Brasileira de Franchising).
Se a média nacional já trouxe bons resultados, o estado de Minas Gerais performou ainda melhor. Só em MG, o setor de franchising faturou 28% a mais do que nos primeiros seis meses do ano passado, com uma receita de mais de R$ 9,1 bilhões. O mercado de franquias mineiro cresceu também em número de operações, chegando a aproximadamente 17 mil unidades, em um avanço de 2,3%.
Franchising contribuiu para aumento dos postos de trabalho
O franchising é reconhecido como uma tradicional porta de entrada para o mercado de trabalho e os dados da ABF mostram que o cenário continua o mesmo. Cerca de 1,6 milhão de pessoas são empregadas diretamente por franquias no país inteiro. Em Minas Gerais, esse índice corresponde a uma alta de 7,1%, com um total de 142 mil vagas formais a mais.
Esses resultados mostram que o setor do franchising e a economia mineira estão num bom processo de recuperação, além de evidenciar uma alta procura de marcas com grande atuação no setor de franquias pelo estado.
Para apresentar os bons resultados do segmento aos empresários locais e debater novas estratégias, a ABF reúne seus associados mineiros na sede da Kopenhagen em Extrema na próxima sexta-feira (6).
O encontro é exclusivo para associados e, além de representantes da rede, terá apresentação de cases, exemplos de gestão e expansão e debate sobre as oportunidades, desafios e tendências do franchising.
Estarão presentes no evento o diretor regional de Minas Gerais da ABF, Antonio Bortoletto, a vice-presidente da ABF Nacional e sócia-diretora da Nutty Bavarian, Adriana Auriemo, a diretora-executiva da ABF, Fabiana Estrela e o diretor internacional, Nathan Baril.
Imagem: Envato