Inovação

Agentes de IA devem impulsionar receitas em 20%, apontam CFOs

Publicado

on

Personalização; agentes de IA varejo

A inteligência artificial (IA) deixou de ser uma aposta para se tornar uma estratégia central para os Chief Financial Officers (CFOs) no Brasil e no mundo. Uma nova pesquisa da Salesforce, divulgada nesta semana, revela uma mudança fundamental na abordagem dos líderes financeiros: de um foco em otimização de custos para uma atuação estratégica como impulsionadores de faturamento de receita a longo prazo.

A transformação na mentalidade é notável, refletindo uma clara troca da cautela pela estratégia. O estudo aponta que, se em 2020 a grande maioria dos CFOs (70%) ainda adotava uma postura conservadora, hoje esse grupo representa apenas 4%, evidenciando um salto decisivo em direção à inovação. Essa rápida evolução reflete o reconhecimento de que a IA é uma ferramenta indispensável para otimizar operações e impulsionar o crescimento sustentável.

Um dos destaques da pesquisa é o papel dos “agentes de IA” – softwares capazes de realizar tarefas de forma autônoma. Mais da metade (61%) dos CFOs apontam que esses agentes estão mudando a forma como avaliam o Retorno sobre Investimento (ROI) em suas empresas, expandindo as métricas tradicionais para incluir uma gama mais ampla de resultados de negócios.

A pesquisa também mostra que 74% dos CFOs acreditam que os agentes de IA não apenas otimizarão custos, mas também impulsionarão a receita, com expectativas de aumento de quase 20% no faturamento.

“Os dados confirmam uma virada de chave: o CFO ressignifica seu papel e usa a IA como um motor para gerar novas receitas”, comenta Rodrigo Bessa, General Manager da Salesforce Brasil. “Os CFOs usam a tecnologia para avaliar o retorno sobre investimento de novas formas, reduzir custos, aprimorar a conformidade e ampliar o faturamento. A liderança financeira evoluiu de guardião da eficiência e controle de custos para arquiteto estratégico do crescimento do negócio.”

A Salesforce conduziu uma pesquisa online em parceria com a Morning Consult entre 261 diretores financeiros (CFOs) globais de 24 países das Américas, Europa, Oriente Médio e África e Ásia-Pacífico.

Imagem: Freepik


Como você está utilizando a IA no seu negócio? Queremos saber! Responda até o dia 25/08 à Pesquisa de IA no Varejo da Central do Varejo e Zucchetti e saiba como sua empresa se coloca no mercado.


Continue Reading
Comente aqui

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *