Operação
Americanas registra lucro de R$ 367 milhões e crescimento de 2,9% no varejo físico no acumulado de 2025
A Americanas divulgou na quarta-feira (12) o balanço financeiro referente ao terceiro trimestre de 2025, com lucro de R$ 367 milhões no período. As vendas no conceito de “mesmas lojas” cresceram 6,5% no trimestre e registraram alta de dois dígitos, de 10,1%, no acumulado dos nove primeiros meses do ano.
De janeiro a setembro, o volume bruto de mercadorias (GMV) do varejo físico atingiu R$ 10,9 bilhões, representando 92% do GMV total da companhia e um crescimento de 2,9% em relação ao mesmo período de 2024. A receita líquida consolidada somou R$ 8,6 bilhões, avanço de 1,4% na comparação anual.
Segundo a empresa, o desempenho reflete a consolidação da estratégia centrada no cliente e na eficiência operacional, iniciada no segundo semestre de 2024 e intensificada ao longo deste ano. “Estamos em outro nível de maturidade com os nossos parceiros estratégicos e de excelência operacional, o que traz ganhos de receita e produtividade”, afirmou Fernando Soares, CEO da Americanas.
As despesas com SG&A apresentaram redução de 10,5%, totalizando R$ 2,4 bilhões. O EBITDA ajustado ex-IFRS 16 registrou melhora de R$ 215 milhões em relação aos nove primeiros meses de 2024. O resultado foi impulsionado pelo crescimento de 53% do GMV da plataforma de clientes e parceiros (PCP), que inclui o cartão de crédito Cliente a, seguros e serviços financeiros, além da otimização do portfólio de lojas.
Na estratégia de Real Estate, o projeto-piloto com 20 lojas-alvo reduziu em 39% a área total dessas unidades e aumentou em 73% a receita por metro quadrado.
Visando ao aumento da demanda no quarto trimestre, a Americanas reforçou os estoques e ampliou a equipe com a contratação de cerca de 5 mil funcionários temporários para atuar nos oito centros de distribuição e nas aproximadamente 1.500 lojas físicas em todo o país.
“A Americanas entra em um novo capítulo da sua história quase centenária, saindo da fase de reestruturação e focando em crescimento e transformação, com energia renovada, maior conexão com os nossos clientes e olhando para novas oportunidades e alavancas de crescimento”, disse Soares.
