Inovação
Assistentes de IA estão remodelando as compras
2024 está destinada a entrar para a história como o ano dos assistentes de IA. Em meio à agitação contínua em torno das novas aplicações de inteligência artificial, quando se trata de utilidade real para marcas e consumidores, a tecnologia que mais se destacou são os agentes impulsionados por IA.
A Amazon foi uma das primeiras varejistas a lançar um assistente de compras com IA, mas outros seguiram rapidamente. Essa lista já inclui Walmart, Amazon, Target, Victoria’s Secret, Ikea e Instacart. A divisão de nuvem da Amazon, a Amazon Web Services, que há muito tempo oferece tecnologias desenvolvidas internamente para outras empresas, lançou recentemente um assistente de compras com IA em modelo de marca branca para varejistas e outros negócios.
Mas talvez ainda mais interessante do que o uso de IA avançada por varejistas seja a forma como empresas não varejistas estão utilizando essa tecnologia para se posicionar diretamente no centro do comércio: o motor de busca de IA da Perplexity, com sua ferramenta Shop Like a Pro, é o exemplo mais óbvio, mas Google, Apple, FedEx e Yahoo Mail também estão apostando nessa tendência, entre outros.
Isso é muito mais do que apenas uma nova tecnologia superficial. Se os agentes de IA se popularizarem da forma que muitos especialistas do setor preveem, isso pode levar a mudanças sísmicas na forma como as pessoas compram.
O CEO da OpenAI, Sam Altman, chamou os agentes de IA de “o próximo grande avanço” em uma recente sessão de perguntas e respostas no Reddit. Isso porque “esses sistemas autônomos constroem uma base de conhecimento privado única dentro dos dispositivos dos consumidores, adaptando-se às necessidades individuais e aumentando a produtividade sem exigir conhecimentos técnicos para operar”, explicou Yang Yuanqing, CEO da Lenovo Group, em entrevista ao Observer.
A temporada de férias de 2024 provou a utilidade dos assistentes de IA
Essa revolução dos “agentes” afetará diversas indústrias, desde a computação pessoal até as finanças, mas alguns dos resultados mais imediatos já estão visíveis no varejo. Isso levou Jason Goldberg, Diretor de Estratégia de Comércio do Publicis Groupe, a declarar que “estamos à beira de uma revolução do comércio.”
“Os assistentes de compras com IA estão inaugurando uma nova era do comércio”, disse Goldberg no LinkedIn. “Eles não apenas sugerem produtos — personalizam recomendações, simplificam decisões e lidam com tarefas rotineiras, como reabastecimento de compras. Essa mudança pode eliminar completamente a lacuna entre pesquisa e compra, criando uma jornada de consumo mais intuitiva.”
Nesta temporada de festas, essas ferramentas impulsionadas por IA ganharam destaque, provando o interesse dos consumidores em usá-las. Segundo a Salesforce, a IA gerou US$ 14,1 bilhões em vendas globais online na Black Friday deste ano, com o uso de serviços de chat online impulsionados por IA crescendo 31% em relação ao ano anterior. Além disso, o tráfego para sites de varejo vindo de chatbots na Black Friday aumentou 1.800% em comparação com o ano passado, de acordo com a Adobe Analytics.
Entrando na ‘era dos agentes’
A rápida proliferação de agentes de IA em vários setores (além das compras) levou à criação de um novo termo — a “Era dos Agentes” — que descreve o desenvolvimento contínuo da IA, passando de modelos maiores para assistentes criados para finalidades específicas.
Muitos consumidores tiveram seu primeiro contato com isso por meio do lançamento do AI Overview do Google, que, em vez de apresentar uma lista de links, resume o conteúdo em uma resposta gerada por IA. Apesar de alguns problemas iniciais, os consumidores parecem estar se acostumando à nova interface. Nesta temporada de festas, o Google promoveu essa nova funcionalidade de busca como uma maneira rápida e fácil de encontrar melhores ideias de presentes na mesma plataforma onde muitas pessoas já começam suas compras online.
Além do Google, o assistente de compras com IA que mais chamou a atenção nesta temporada de festas foi a ferramenta Shop Like a Pro da Perplexity, disponível apenas para assinantes Pro.
Assistentes de IA unem descoberta e compra em uma única experiência
A oportunidade para gigantes da tecnologia no segmento de aplicações de IA para o varejo é imensa. Um assistente de compras eficiente pode colocá-los no centro do comércio, tornando-se uma parte essencial da vida cotidiana dos consumidores.
“Esses avanços não são apenas melhorias incrementais; eles sinalizam uma transformação mais profunda em como os consumidores interagem com o comércio”, disse Goldberg na Forbes.
Com os assistentes de IA atuando como “gatekeepers” (controladores de acesso), as estratégias de marketing podem mudar drasticamente. Marcas precisarão focar em construção de marca e conexões emocionais ao invés de depender de anúncios direcionados por palavras-chave.
Imagem: Envato
Informações: Nicole Silberstein para Retail TouchPoints
Tradução livre: Central do Varejo