E-commerce

Banco do Brasil fecha parceria para implementar Drex em pagamentos offline

Acordo prevê desenvolvimento de soluções para real digital que não necessitem de conexão à Internet

Published

on

imagem representando o Drex, a moeda digital do Brasil

O Banco do Brasil e a empresa Giesecke+Devrient Currency Technology (G+D) anunciaram uma parceria pioneira para estudar o uso de moedas virtuais como o Drex em transações offline no Brasil. Essa tecnologia, já testada com sucesso em países como Gana e Tailândia, promete transformar a maneira como lidamos com pagamentos cotidianos.

A solução tecnológica, que envolve o uso de dispositivos como pulseiras, smartwatches, cartões de plástico ou até mesmo o próprio celular, permite transferências de valores de forma criptografada entre pagador e recebedor com apenas uma simples aproximação entre os dispositivos, sem a necessidade de conexão com a internet.

O acordo de cooperação técnica entre o BB e a G+D visa adaptar essa inovação à realidade brasileira, desenvolvendo soluções específicas para o uso do Drex, a versão digital do real criada pelo Banco Central, em transações offline. O Banco do Brasil participa oficialmente do projeto-piloto do Drex, buscando explorar novas utilidades para a moeda digital e ampliar sua acessibilidade, especialmente para pessoas sem conta bancária ou com dificuldade de acesso à internet.

Apesar dos avanços no sistema bancário e na popularização do Pix, o uso do dinheiro físico ainda é expressivo no Brasil, especialmente entre as classes C, D e E e na região Nordeste. Segundo pesquisa da Tecban, 29% dos brasileiros utilizam o dinheiro em espécie como uma das principais formas de pagamento, motivados principalmente pela falta de conta ou cartão de crédito, bem como por dificuldades de conexão com a internet.

De acordo com o Banco do Brasil, a solução de pagamento offline tem o potencial de tornar-se uma alternativa prática e segura ao dinheiro em espécie, além de facilitar a inclusão financeira de parcelas da população que enfrentam dificuldades de conexão com a internet. A transferência de dados criptografados entre as contas é garantida pelo protocolo de segurança desenvolvido pela G+D, proporcionando mais tranquilidade aos usuários.

imagem representando o Drex, a moeda digital do Brasil

Imagem: Reprodução

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *