Economia
Bares e restaurantes sofrem prejuízo com apagão em São Paulo
Levantamento de associação mostra que mais da metade dos estabelecimentos do setor teve algum tipo de perda com a queda de energia que afetou a Grande São Paulo
Diversos bairros de São Paulo foram afetados pelo apagão ocorrido na última sexta-feira (3). E não foram só os domicílios residenciais a sofrer com a queda de energia: estabelecimentos comerciais, principalmente bares e restaurantes, tiveram prejuízos relacionados à falta de luz.
Um levantamento realizado pela Abrasel (Associação de Bares e Restaurantes de São Paulo) entre domingo e segunda mostra que 15% dos estabelecimentos do segmento ainda estavam sem energia elétrica na noite de segunda-feira (6), com aproximadamente 47% confirmando terem prejuízos leves a moderados por causa do apagão.
Além disso, a Enel, empresa que fornece eletricidade para a cidade de São Paulo e outros 23 municípios do estado, não teve capacidade de lidar com a complexidade da situação — 23,4% dos donos de bares e restaurantes disseram que a companhia levou mais de 24 horas para restabelecer a energia, com 49% acreditando que a resposta não foi satisfatória.
O diretor institucional e jurídico da Abrasel, Percival Maricato, listou diversos prejuízos sofridos pelo setor. “Metade dos bares e restaurantes teve prejuízo causado pela falta de refrigeração e, consequentemente, teve que descartar produtos, além de não poder abrir as portas, já que não tem como funcionar sem eletricidade. A outra metade sofreu danos indiretamente, devido à diminuição do movimento em um fim de semana que seria forte para o setor, com feriado prolongado e a rodada de Fórmula 1 na capital.”
Na manhã desta terça-feira (7), a Enel declarou que 200 mil imóveis da Grande São Paulo ainda estão sem energia. A empresa também afirmou ter restabelecido a energia para mais de 90% dos clientes que tiveram queda na energia elétrica de seus domicílios na última sexta. De 2,1 milhões de clientes atendidos pela Enel na região, 1,9 milhão já voltaram a receber energia de forma normalizada. A estimativa da empresa é que o serviço seja totalmente resolvido até a noite desta terça-feira (7).
Imagem: Envato