Colunistas
BHOUT: onde o treino é um jogo e o jogo é um treino
A BHOUT é uma startup portuguesa, fundada em 2019. Posiciona-se como uma marca que está na fronteira entre um clube de fitness e um console de jogos. Seu conceito inovador procura revolucionar a indústria do fitness, tornando o exercício físico tão envolvente e viciante como um videogame, ao combinar tecnologia e gamificação.
Segundo Mauro Frota, CEO & Co-founder, a BHOUT “pretende adicionar a componente de diversão à atividade física, para que ser ativo deixe de ser apenas uma obrigação e passe a ser uma experiência envolvente e motivadora”.
São vários os detalhes tecnológicos e sociais que se destacam neste espaço:
Saco de boxe inteligente
O ponto central do conceito é o BHOUT Bag, um saco de boxe inteligente que utiliza inteligência artificial, sensores e visão computacional. Este saco mede cada golpe, transformando o treino em uma experiência de jogo.
Modelo de treino
As sessões de 45 minutos são baseadas em HIIT (treino intervalado de alta intensidade), combinando 9 rounds de esportes de combate com exercícios de força.
A experiência é imersiva, com música e luzes que servem como “nudging” (incentivo), aumentando a motivação dos participantes.
A pontuação individual é exibida em telas, incentivando a competição amigável e permitindo aos BHOUTers acompanhar sua evolução através do aplicativo.
Entrada e armários
A BHOUT aposta em uma abordagem sem recepção, que reforça sua identidade como um clube focado em tecnologia e na experiência do usuário. O check-in é feito de forma totalmente autônoma através do app da marca.
Os armários são digitais e integrados em uma área social, permitindo aos membros guardar seus pertences em segurança, de forma simples e rápida, sem chaves ou cadeados.
Cabines de banho individuais
Os clubes oferecem cabines individuais de banho, garantindo total privacidade e conforto. Este aspecto, focado no bem-estar e na inclusão de todos os públicos, é um reflexo do compromisso da marca em criar um ambiente onde todos se sintam à vontade.
Socialização
A marca entende que o exercício físico também é uma forma de criar laços. Para potencializar a socialização e fortalecer a comunidade, os clubes têm um espaço dedicado, o “Coffee & Beer Club”. Esta área, com uma oferta de bebidas (incluindo café e cerveja), é um convite para que os “Bhouters” (os participantes) relaxem e interajam após o treino. Mas o lema é claro: “a única regra é nunca beber sozinho”.
Este conceito, que mistura o treino intenso com momentos de descontração, é uma forma diferenciada de promover a retenção e o sentimento de pertencimento.
Seu conceito inovador também já mereceu alguns reconhecimentos:
- O BHOUT Bag foi considerado uma das 200 melhores invenções do mundo em 2023 pela revista TIME
- Foi, igualmente, reconhecido como um dos designs mais inovadores de 2023 pela Fast Company
- A BHOUT foi nomeada a startup de FitTech mais promissora do mundo pela Fitness Technology Summit e a melhor startup de FitTech early stage da Europa pela Connected Health & Fitness
- O clube foi reconhecido como um dos academias mais inovadoras do mundo pelo Fitness Industry Technology Council
Minha experiência pessoal confirma o que a marca promete. Comprei uma sessão experimental “Full Body” e posso dizer que superou as minhas expectativas.
Apesar de exigente, o segredo está no fato de serem sessões altamente imersivas: um espaço moderno e acolhedor, uma playlist com músicas incrivelmente bem escolhidas, um jogo de luzes envolvente e a energia especial que ali se vive (que motiva, mas sem os exageros habituais de aulas de forte intensidade) criam um ambiente que nos transporta para uma realidade paralela. Tudo isso aliado à necessidade de concentração para não errar a sequência dos movimentos, faz com que os 45 minutos “voem”.
A parte final de meditação também faz parte da experiência. São breves minutos dedicados à recuperação, para relaxamento e desconexão, consolidando os benefícios físicos e mentais que a marca valoriza.
Saí do estúdio com uma sensação incrível de bem-estar e com a ideia de que esta experiência não é apenas sobre o treino. É sobre inovação e tecnologia com humanização, que nos faz querer voltar.
O primeiro BHOUT Club foi inaugurado em Lisboa, em 2021. Até o momento, a marca conta com cinco clubes em Portugal e estão previstas mais duas inaugurações em breve. Os planos de expansão internacional incluem inaugurações em Madri, São Paulo e Boston.
*Elisabete Galiano é formada em Gestão e conta com mais de 18 anos de experiência em Marketing no setor de FMCG (Fast Moving Consumer Goods). É Head of Strategic Plant Based Food Category na Sumol Compal, empresa líder no mercado de bebidas não alcoólicas em Portugal. Reside em Lisboa e tem um interesse especial por marcas, inovação e tendências.