Economia
Black November gera R$411,5 milhões de faturamento para PMEs
Mais de 6 milhões de produtos foram comercializados em todo o mês de novembro, aproximadamente 23% a mais do que no ano passado
As pequenas e médias empresas do varejo online garantiram o crescimento das vendas ao longo de todo o mês de novembro, na Black November, e não só na tradicional sexta-feira. Elas faturaram R$ 411,5 milhões no período, o que representou um aumento de 34% em relação a 2022. Os dados foram levantados pela Nuvemshop, plataforma para criação de lojas virtuais que é líder na América Latina.
De acordo com Luiz Natal, gerente de Desenvolvimento de Plataforma da Nuvemshop, os empreendedores digitais foram assertivos ao realizar ações promocionais durante todo o mês e não só na sexta-feira. “Os dados comprovam que os lojistas online estão cada vez mais antenados em todas as movimentações do mercado. A Black November surgiu como uma alternativa para evitar a alta concorrência da Black Friday, aumentando a duração das promoções, o que permite adquirir novos clientes e fidelizar cada vez mais os que já compram da loja, alavancando ainda mais o faturamento”, afirma Natal.
Moda (R$146 milhões) foi o segmento que mais faturou, seguido por Saúde & Beleza (R$33 milhões), Acessórios (R$27 milhões), e Casa & Jardim, que faturou R$21 milhões no período. Somados, esses setores representaram mais da metade do total faturado. De 1º a 30 de novembro de 2023, foram vendidos 6,5 milhões de produtos, volume 22% superior ao do ano passado, com um ticket médio de R$246 por pedido.
Os estados que mais venderam foram: São Paulo (R$197 milhões), Minas Gerais (R$42,5 milhões), Rio de Janeiro (R$32,5 milhões), Santa Catarina (R$29 milhões) e Ceará (R$22,5 milhões). Já dentre as opções de meios de pagamento, cartão de crédito se manteve como o método mais utilizado, representando metade de todos os pedidos pagos, seguido pelo PIX, que representou 40%.
Imagem: Envato