Connect with us

Operação

Cartões de débito enfrentam crescente competição de carteiras digitais

Published

on

Cartões de débito

Cerca de 72% dos consumidores afirmam que deslizam, inserem ou encostam cartões de débito no ponto de venda, uma parcela maior do que cartões de crédito, cheques e carteiras digitais, de acordo com uma pesquisa de consumidores da J.D. Power.

O estudo foi realizado entre setembro e novembro com 7.756 consumidores, de acordo com um comunicado de imprensa de quinta-feira, 30, sobre o relatório. O uso de cartões de débito, de longe a forma mais comum de pagamentos, é impulsionado por pessoas jovens. Entre os americanos com menos de 40 anos, 82% usam cartões de débito, de acordo com a pesquisa da organização, superando cartões de crédito, dinheiro, cheques e carteiras digitais. No entanto, as carteiras digitais têm potencial para superar os cartões de débito, encontrou a J.D. Power. Os consumidores tendem a usar cartões de débito devido à rapidez e facilidade de uso, mas os clientes mais jovens também acham as carteiras digitais rápidas e fáceis de usar, de acordo com a J.D. Power.

O uso de formas de pagamento alternativas como carteiras digitais — um aplicativo no telefone do consumidor que permite acessar imediatamente vários métodos de pagamento — disparou entre 2023 e 2024, de acordo com pesquisas da J.D. Power. A empresa descobriu que 48% dos consumidores usaram carteiras digitais no ponto de venda em seu estudo de 2024, ante 36% em uma pesquisa realizada no início deste ano.

Enquanto isso, a proporção de consumidores que deslizaram, inseriram ou encostaram um cartão de débito caiu seis pontos percentuais, em relação a uma pesquisa anterior, disse a J.D. Power.

“Ambas essas (diferenças) são estatisticamente significativas”, disse Sean Gelles, diretor sênior de inteligência de pagamentos da J.D. Power, em uma entrevista.

É difícil dizer quando as carteiras digitais ultrapassarão os cartões de débito, disse ele. “Não acho que podemos fazer esse tipo de previsão com base nos dados que temos”, disse Gelles.

Mas ele acrescentou que o crescimento das carteiras digitais é inegável e provavelmente irreversível.

Os consumidores podem acessar seu cartão de débito por meio de uma carteira digital, mas a J.D. Power diferencia entre esses métodos de pagamento porque o cliente usa seu smartphone, em vez de um cartão físico, ao pagar com uma carteira digital.

Em um comunicado de imprensa, a J.D. Power disse esperar uma “deterioração lenta” no uso direto de cartões de débito à medida que mais consumidores se conscientizam e se sentem confortáveis ​​em usar carteiras digitais.

A mudança tem implicações mais amplas, disse Gelles. Os cartões de débito dão aos bancos uma maneira de desenvolver um relacionamento mais profundo com seus clientes, e essa conexão é perdida se a transação for feita por meio de uma carteira digital, em vez de um cartão emitido pelo banco do cliente, disse ele.

Mesmo se um consumidor usar o cartão de débito em sua carteira digital, a conexão é entre o consumidor e a empresa que possui o aplicativo — Google ou Apple, na maioria dos casos — e não o emissor do cartão de débito, descobriu a J.D. Power.

“Naquele momento, eles estão tendo uma experiência Apple Pay, ou uma experiência Google Pay”, disse Gelles. “O objetivo era que eles tivessem uma experiência do Bank of America”.

Para permanecer relevante, os emissores de cartões de débito precisarão convencer os consumidores de que seu produto é indispensável, disse a J.D. Power em seu comunicado de imprensa.

Os emissores podem alcançar isso “focando em experiências de valor agregado relacionadas ao orçamento, segurança ou recompensas, todas as quais têm forte influência na satisfação do usuário de cartões de débito quando entregues de maneira eficaz”, diz o comunicado.

Leia também: Transações via Pix no varejo e food service passam R$ 285 mi

Imagem: Envato
Informações: Patrick Cooley para Retail Dive
Tradução: Central do Varejo