NRF2024
CEO da Marchon Brasil revela sua missão de fortalecer o setor óptico na NRF
Marcelo Kitsuda, CEO da Marchon — uma das principais fabricantes e distribuidoras mundiais de óculos de grau e de sol — e Presidente do Conselho da Abióptica, compartilhou em entrevista exclusiva a Central do Varejo uma visão única sobre o impacto que a participação na NRF pode ter no varejo óptico. Kitsuda, que assumiu a liderança da Marchon Brasil em 2018 , tem transformado a forma como a empresa opera no Brasil e agora busca ampliar o envolvimento de todo o setor óptico no maior evento de varejo do mundo.
A Marchon no Brasil
A história da Marchon no Brasil começou na década de 1980, em parceria com um empresário local, mas foi em 2010 que a multinacional adquiriu 100% do controle da operação brasileira, tornando-se uma subsidiária integral. Desde então, a empresa tem ampliado seu portfólio de marcas premium, que inclui Lacoste, Calvin Klein e Nike, e sua presença no mercado nacional. Marcelo Kitsuda, que trabalhou na área financeira da Marchon por uma década, retornou à empresa como CEO em 2018, em um momento em que o mercado enfrentava desafios consideráveis.
Após retornar, Kitsuda passou três meses viajando pelo Brasil para entender de perto os desafios enfrentados pela Marchon. Durante essa imersão, ele percebeu que a principal barreira não era o preço, como muitos alegavam, mas sim a falta de uma comunicação eficiente sobre o valor agregado dos produtos. Foi a partir dessa percepção que implantou um programa de treinamento que impactou mais de 10 mil pessoas em apenas um ano. Esse movimento trouxe um crescimento significativo para a Marchon, com um aumento de 15% nas vendas já em 2019.
“Você olha no olho das pessoas o tempo todo, então por que não investir em um óculos que fica no seu rosto? Você pode mudar a percepção das pessoas sobre você apenas com o seu óculos.”, essa narrativa que fortalece o valor dos produtos foi fundamental para impulsionar o desempenho da empresa.
A experiência na NRF com a Central do Varejo
Apesar de ser um executivo da indústria, Kitsuda confessou que desenvolveu uma paixão pelo varejo, o que o levou a iniciar um MBA na área na FIA. Foi durante esse período que ele ouviu falar pela primeira vez sobre a NRF, recomendada por seus professores como um evento essencial para profissionais do setor. Em 2024, finalmente participou do evento com a Delegação Central do Varejo e ficou impressionado com a sua grandiosidade.
Segundo Kitsuda, a NRF é “a meca do varejo”, um ponto de encontro que reúne profissionais de todo o mundo, com destaque para a quantidade “absurda” de brasileiros. No entanto, ficou decepcionado com a pouca presença do setor óptico no evento, que, em sua visão, tem muito a aprender e aprimorar no que se refere às operações de varejo.
Um dos principais obstáculos para a participação de profissionais do setor óptico na NRF, de acordo com Kitsuda, é o medo de não conseguir acompanhar o evento devido ao idioma. No entanto, ele destacou que esse medo é infundado, especialmente quando se participa em delegações robustas, como a da Central do Varejo, que oferece suporte desde o embarque no Brasil até o retorno: “Eles pegam na sua mão aqui no aeroporto do Brasil, buscam no aeroporto lá, levam para o hotel, levam para os eventos, tem tradução simultânea… Você nunca fica desamparado, não precisa ter medo”.
Kitsuda também enfatizou a qualidade das visitas técnicas e dos curadores presentes na delegação, muitos dos quais eram professores do seu MBA. As visitas a grandes empresas como TikTok e Paypal, além das confraternizações e o evento de encerramento na Universidade de Columbia, foram experiências enriquecedoras. “É uma avalanche de aprendizado e contatos em uma semana. Não consigo contabilizar a quantidade de ideias que surgiram e o quanto estou contribuindo com o dia a dia dos meus clientes depois de participar da NRF com a Central do Varejo”, completou.
O setor óptico na NRF
Apaixonado pela ideia de aumentar a participação do setor óptico na NRF, Kitsuda estabeleceu uma parceria estratégica entre a Abióptica e a Central do Varejo, oferecendo condições exclusivas para que associados e empresários do setor possam participar da edição de 2025 do evento. Além disso, ele planeja incluir uma visita ao escritório da Marchon em Nova York como parte da programação para pessoas do segmento.
Para Marcelo Kitsuda, o evento não é para aqueles que estão focados em vender mais barato, isso qualquer um pode fazer, mas sim para os que desejam ser os melhores, tanto para si quanto para seus clientes. Ele vê a participação na NRF como uma missão pessoal para fortalecer o varejo óptico e acredita que o sucesso do setor varejista é vital para o crescimento da indústria. “Esse ano a Central do Varejo levou 3 ônibus cheios e meu sonho é que um dia tenhamos um ônibus cheio só de pessoas do segmento óptico na NRF”, declarou.
O CEO da Marchon está determinado a trazer uma nova era de aprendizado e crescimento para o setor óptico, impulsionando a inovação e o sucesso através de eventos de peso como a NRF e a Central do Varejo apoia essa ideia!
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Imagem: Reprodução / Opticanet