Connect with us

Operação

Com 11 mil novos seguidores por dia, Vestcasa é escolhida a marca mais admirada no segmento de Artigos para o Lar

Segundo o fundador, Ahmad Yassin, o segredo está no fato de a empresa ouvir a voz do consumidor nas redes sociais

Published

on

Imagem panorâmica da loja Vestcasa

Pelo segundo ano consecutivo, a Vestcasa conquistou o prêmio de marca mais admirada pelos consumidores no segmento Artigos para o Lar do Ranking Ibevar 2023, que analisa 120 empresas do varejo nacional, que representam quase 30% do consumo de bens no país, desconsiderando veículos. “Foi uma grata surpresa para nós. O maior prêmio que a gente, realmente, poderia ter é esse: o consumidor dizendo que a nossa marca é admirada por ele”, celebrou o fundador da rede, Ahmad Yassin. “Isso até me emociona porque, todos os dias, me reúno com as equipes comercial e de marketing, e a gente está preocupado com a satisfação do consumidor, em democratizar os produtos e fazer com que o consumidor tenha acesso a eles.”

Com um modelo de negócios baseado em um clube de compras, no qual os membros pagam uma taxa para terem acesso a uma ampla variedade de itens com valores promocionais, a Vestcasa oferece preços verdadeiramente competitivos. E não estamos falando de produtos de baixa qualidade ou com validade próxima de expirar. A prioridade são marcas e itens de primeira linha. “Não é vender o produto pelo menor preço possível”, explica Yassin. “É vender o melhor produto possível pelo menor preço possível. Porque o mais fácil para se baixar preço é reduzir a qualidade. E a gente não gosta de fazer isso.”

Segundo Yassin, um dos segredos da empresa é ouvir a voz dos seus mais de 10 milhões de seguidores, número que, aliás, aumenta a uma taxa superior a 11 mil novos fãs por dia nas redes sociais. “A gente monitora isso muito, muito, muito de perto: o que o consumidor está falando, o seu índice de satisfação, o que ele quer”, revela o fundador. “Hoje, todas as decisões da empresa são pautadas pelo que o consumidor direciona para a gente. Hoje, não precisamos fazer grandes pesquisas. É só ouvir todo dia o que esse cliente está dizendo.”

Focada nos setores de cama, mesa, banho, decoração, utilidades domésticas, alimentos e bebidas, a Vestcasa parece ter encontrado a fórmula para atender às mudanças nos hábitos (e nos bolsos, cada vez mais apertados) dos brasileiros. Nas lojas da rede, o movimento de clientes é intenso todos os dias, com pessoas se acotovelando pelos corredores e motoristas sofrendo para encontrar vagas de estacionamento, em um frisson semelhante ao registrado no varejo norte-americano no dia da Black Friday.

A rede consegue negociar por R$ 29,90 o quilo da picanha bovina Friboi Bordon, vendida no mercado a preços superiores a R$ 60. Outros exemplos: na Vestcasa, um bombom Danke sortido (embalagem de 162 gramas) chegou a ser vendido por apenas R$ 3,99, enquanto os valores médios do mercado superavam os R$ 24. Já um colchão de casal D33, vendido por concorrentes a preços próximos de R$ 400, chegou a custar R$ 199 na Vestcasa.
Os planos anuais do clube de compras custam R$ 70 (com desconto em todos os produtos nas megalojas e no site) e R$ 100 (superclube, com 2% de cashback e vantagens extras em relação ao modelo básico). Não à toa, as duas versões já reúnem mais de 1 milhão de membros – o que é ótimo para a empresa, que lucra com o valor das assinaturas, e excelente para os consumidores, que acessam produtos de alta qualidade com preços muito abaixo dos praticados pelo mercado.

Imagem panorâmica da loja Vestcasa

Imagem: Divulgação/Assessoria