E-commerce
Com novidades, Ranking IBEVAR-FIA já tem data
Evento referência para o setor, ranking de melhores empresas do varejo acontece em setembro
O ranking mais esperado pelo setor varejista brasileiro já tem data para ser divulgado. No próximo dia 19 de setembro, o IBEVAR (Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo & Mercado de Consumo) traz a edição de 2023 de seu Ranking IBEVAR-FIA.
Há mais de uma década, o ranking organizado pelo IBEVAR e pela FIA (Fundação Instituto de Administração) utiliza critérios específicos para identificar e reconhecer empresas que se destacam no varejo brasileiro. São avaliados colaboradores e organizações, sendo certificados através de categorias como faturamento, eficiência, desempenho financeiro, crescimento e mais.
Na edição de 2023 do estudo, será estabelecida uma nova dimensão fixa: o desempenho financeiro das empresas que têm cotação na Bolsa de Valores. Para tal, serão considerados 4 indicadores financeiros:
- A margem bruta, em que serão avaliados os resultados em porcentagem das vendas por período;
- o giro do ativo, que representa o valor da receita em relação aos ativos, que mostrará o quão eficiente a empresa é eficiente em gerar receita;
- retorno sobre o capital investido, que reflete a rentabilidade que a operação proporciona na geração de lucro;
- e o endividamento geral, que mostrará o valor de capital de terceiros no curto e longo prazo.
Na edição passada (2022), o ranking trouxe 120 organizações entre as maiores empresas do varejo brasileiro. O faturamento total delas chegou a R$ 684 bilhões de reais em 2021 (toda edição do Ranking IBEVAR-FIA avalia dados do ano anterior), um aumento de 12,6% em relação a 2020. Essas empresas também tiveram crescimento de 5,6% no número de lojas e 7,6% no número de funcionários.
O setor de varejo que mais faturou, segundo a edição 2022 do Ranking IBEVAR-FIA, foi o de Hiper, Supermercados e Alimentos, que representou 36,2% do consumo de bens. O segundo segmento no estudo é o de Veículos, Motos e Peças, com 26,9%, seguido pelos Materiais de Construção, com 8,6%.
Além de destacar as maiores marcas e segmentos do varejo, o Ranking IBEVAR-FIA também avalia a eficiência operacional das empresas utilizando métricas como a produtividade das lojas e a produtividade dos colaboradores. Os resultados são divulgados por setor, com as líderes de cada segmento sendo empresas como Magazine Luiza (eletroeletrônicos e móveis), Renner (moda e esporte), Carrefour (supermercados), Raia Drogasil (drogarias e perfumarias), McDonald’s (fast food e restaurantes), Cacau Show (varejo especializado) e O Boticário (franquias).
O Ranking IBEVAR-FIA faz uso do que há de mais moderno na tecnologia para avaliar as empresas mais admiradas pelos consumidores e colaboradores. O ranking de imagem efetua esse tipo de avaliação através da IA (inteligência artificial) aplicada, além da NLP (processamento de linguagem natural).
Os algoritmos capturam e processam milhões de unidades de informação, como textos, imagens e vídeos, disponíveis nas redes. Através do data mining (mineração de dados), esses dados são filtrados e estabelecem indicadores sobre a imagem das empresas em relação aos clientes e aos seus funcionários.
No ranking de imagem, são avaliadas mais de mil empresas em 29 segmentos distintos, sendo escolhidas as três mais bem avaliadas pelos consumidores e pelos funcionários. Entre as mais admiradas, aparecem organizações conhecidas nacionalmente, como Centauro, Vestcasa, Assaí Atacadista, Netshoes, entre outras. Em 9 dos 29 setores, clientes e colaboradores escolheram a mesma empresa como a mais admirada. Entre elas, aparecem marcas conceituadas como O Boticário, Americanas S.A. e Magazine Luiza.
A nova edição do levantamento IBEVAR-FIA será divulgada em evento presencial organizado pela FIA Business School e marcado para o dia 19 de setembro, às 19h. As marcas vencedoras em cada categoria estarão presentes e será possível acompanhar a premiação através da transmissão ao vivo.
Imagem: Envato