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Compras pelas redes sociais ganham força nos EUA

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Compras pelas redes sociais

Mais de dois terços dos americanos (68%) fizeram compras pelas redes sociais diretamente em aplicativos, e 26% compram produtos dentro do aplicativo mais de uma vez por semana, descobriu uma nova pesquisa da plataforma de gerenciamento de criadores Grin. A pesquisa entrevistou 1.000 consumidores dos EUA com 18 anos ou mais. A maioria era da Geração Z e millennials, enquanto cerca de 30% eram da Geração X e baby boomers.

Por anos, as plataformas de mídia social têm trabalhado arduamente para encontrar maneiras de trazer as compras pelas redes sociais para os EUA, motivadas pelo sucesso na China e no Sudeste Asiático. O Instagram tinha grandes planos de transformar seu aplicativo em um shopping digital com conteúdo comprável (embora tenha recuado desde então), e o YouTube também lançou um programa de afiliados para incentivar os criadores a vender produtos por meio de seus vídeos.

Mais recentemente — e com sucesso —, o TikTok tem construído uma infraestrutura para facilitar as compras dentro do aplicativo com o TikTok Shop. Isso inclui uma aba “Shop”, programas de afiliados para criadores ganharem comissões sobre as vendas e uma variedade de vantagens para os comerciantes que começam a vender.

Ali Fazal, vice-presidente de marketing da Grin, disse ao Business Insider que as plataformas de mídia social finalmente podem ter feito uma grande descoberta. “A Grin conduziu esta pesquisa, ou versões dela, no passado, e este é o primeiro ano em que realmente vimos um grande número de pessoas se comprometerem não apenas a usar as redes sociais para obter recomendações, mas também a fazer compras nelas”, disse Fazal. “As redes tornaram isso fácil agora, especialmente o TikTok, para que os usuários de redes sociais possam fazer compras sem realmente sair do aplicativo.”

No entanto, nem todos os consumidores estão convencidos. 14% dos entrevistados disseram que fazem compras por meio de um aplicativo de mídia social uma vez por ano ou menos, enquanto 13% disseram que fazem compras no aplicativo uma vez por temporada.

“Há certamente espaço para crescimento, por causa do funcionamento do algoritmo e da diversidade de conteúdo que é exibido”, disse Fazal. “As redes sociais permitem que as marcas tenham uma chance melhor de alcançar consumidores fora de seu público-alvo demográfico. Obviamente, isso é um grande benefício porque a base de consumidores da sua marca está crescendo.”

Aqui estão quatro conclusões da pesquisa:

  1. 76% das pessoas disseram que pelo menos consideraram comprar produtos digitais, como um aplicativo, assinatura ou software, por causa de uma recomendação de mídia social;
  2. As compras dentro do aplicativo estão mais populares do que nunca, com 68% das pessoas dizendo que compraram produtos diretamente por meio de um aplicativo de mídia social. Mais de 26% dessas pessoas disseram que aproveitaram as compras dentro do aplicativo mais de uma vez por semana;
  3. Mais da metade dos consumidores disse que usaria as mídias sociais para pesquisar presentes para as festas e feriados este ano, enquanto 20% disse que compraria presentes diretamente nas mídias sociais;
  4. Ao analisar quais plataformas os consumidores preferiam para compras dentro do aplicativo, o TikTok reinava supremo para a Geração Z. Millennials, Gen Xers e baby boomers disseram que ainda usam o Facebook com mais frequência.

Não é surpreendente que o TikTok tenha encontrado sucesso entre a Geração Z, dado o quanto investiu no Shop. Mas enquanto muitos criadores e pequenas empresas relataram sucesso com a oferta, alguns usuários expressaram frustração com o número de vídeos focados em compras que começaram a aparecer no aplicativo.

Com base nos resultados da pesquisa da Grin, Fazal acredita que o TikTok Shop veio para ficar, e os consumidores estão se acostumando com ele. “Historicamente, houve um subconjunto de consumidores que acham a publicidade de qualquer tipo frustrante ou irritante, mas, na maioria das vezes, se equilibra”, disse ele. “O TikTok faz um bom trabalho ao tentar calibrar a quantidade certa de conteúdo patrocinado ou comprável versus não comprável, para que as pessoas ainda se envolvam com o aplicativo.”

 

Informações de Marta Biino para Business Insider
Tradução por Central do Varejo
Imagem: Envato