• Fornecedores
  • Fornecedores
  • Entrar ou Criar Conta
  • Entrar ou Criar Conta
  • Notícias
  • Eventos
    • NRF2026
    • NRF2025
    • NRF2024
    • NRA Chicago 2025
    • NRF Paris 2025
    • Web Summit Rio 2025
    • Web Summit Rio 2024
    • SXSW2024
    • Retail Tour
  • Artigos
    • Colunistas
    • Design
    • E-commerce
    • Economia
    • Franchising
    • Inovação
    • Marketing
    • Operação
  • Podcast Central do Varejo
  • Notícias
  • Eventos
    • NRF2026
    • NRF2025
    • NRF2024
    • NRA Chicago 2025
    • NRF Paris 2025
    • Web Summit Rio 2025
    • Web Summit Rio 2024
    • SXSW2024
    • Retail Tour
  • Artigos
    • Colunistas
    • Design
    • E-commerce
    • Economia
    • Franchising
    • Inovação
    • Marketing
    • Operação
  • Podcast Central do Varejo
  • Fornecedores
  • Fornecedores
  • Notícias
  • Eventos
  • NRF2026
  • NRF2025
  • NRF2024
  • NRA Chicago 2025
  • NRF Paris 2025
  • Web Summit Rio 2025
  • Web Summit Rio 2024
  • SXSW2024
  • Retail Tour
  • Colunistas
  • Design
  • E-commerce
  • Economia
  • Franchising
  • Inovação
  • Marketing
  • Operação
  • Notícias
  • Eventos
  • NRF2026
  • NRF2025
  • NRF2024
  • NRA Chicago 2025
  • NRF Paris 2025
  • Web Summit Rio 2025
  • Web Summit Rio 2024
  • SXSW2024
  • Retail Tour
  • Colunistas
  • Design
  • E-commerce
  • Economia
  • Franchising
  • Inovação
  • Marketing
  • Operação

Marketing

Consumidor volta ao pessimismo, mas confiança sobe frente a 2022
Advertisement

Marketing

Mídia offline: o que são e como usar no seu negócio

Marketing

OLX comemora 15 anos no Brasil com cupons e produtos especiais

Colunistas Marketing

Aumento de 12,15% nos anúncios da Meta em 2026: Um obstáculo superável com estratégia e inteligência

Colunistas Franchising Marketing

Marketing local para franquias: o segredo para gerar conexão e vendas em cada região

Marketing

Motorola apresenta coleção com cristais Swarovski em pop-up no JK Iguatemi

Marketing

The Town: mais de 70 marcas marcam presença em festival

Marketing Operação

eBay comemora 30 anos com loja pop-up imersiva em Nova York

Colunistas Marketing

Qual é o “Google” das redes sociais?

Colunistas Design Marketing

​BHOUT: onde o treino é um jogo

Marketing

Consumidor volta ao pessimismo, mas confiança sobe frente a 2022

Região Norte foi única a registrar aumento, enquanto Nordeste permaneceu estável e Sul, Sudeste e Centro-Oeste tiveram queda

Publicado

2 anos atrás

on

19 de maio, 2023

Por

Redação

O Índice Nacional de Confiança (INC), desenvolvido pela PiniOn para o Instituto de Economia Gastão Vidigal da Associação Comercial de São Paulo (IEGV/ACSP), registrou 99 pontos em fevereiro, apresentando uma redução de 1% na confiança do consumidor em relação a abril e um crescimento de 8,8% em comparação a maio de 2022.

A pesquisa, realizada em nível nacional com 1.700 famílias em capitais e cidades pequenas, registrou a quarta queda consecutiva. Dessa vez, o índice retornou ao campo pessimista, algo que não ocorria desde outubro do ano passado, confirmando a tendência causada principalmente pela redução da atividade econômica.

Ao analisar os resultados por região, observa-se uma diminuição da confiança do consumidor no Centro-Oeste, Sul e Sudeste, estabilidade no Nordeste e aumento na Região Norte. Quando consideradas as classes socioeconômicas, nota-se uma queda entre as classes AB e C, enquanto houve um pequeno crescimento nas classes DE.

De forma geral, a percepção das famílias em relação à sua situação financeira atual deteriorou-se de forma mais intensa nessa edição da pesquisa INC. Por exemplo, o item segurança no emprego registrou queda pelo terceiro mês consecutivo. Além disso, as expectativas em relação à situação financeira futura das famílias também tiveram pioras.

Segundo Ulisses Ruiz de Gamboa, economista da ACSP, a diminuição do otimismo em relação ao futuro financeiro refletiu-se na queda da proporção de entrevistados dispostos a realizar investimentos. A porcentagem de interessados em adquirir itens de maior valor, como carro e casa, permaneceu estável, e apenas houve um aumento leve na disposição de comprar bens duráveis, como geladeira e fogão.

Na visão do economista, a desaceleração da atividade econômica reduz a geração de empregos, e a inflação, embora tenha mostrado um recuo, ainda permanece elevada, prejudicando a renda das famílias. Esses fatores parecem ser as principais explicações para a retração da confiança do consumidor.

Imagem: Freepik

 

Relacionados:DestaquesÚltimas Notícias
Próximo

Alta da conscientização sobre perda de alimentos gera inovação

Não perca

A importância do Trade Marketing para maximizar os resultados

Continue Reading

Você pode gostar

  • experiência experiência

    Sam’s Club mostra como experiência é o novo diferencial no varejo

  • Oniverse Oniverse

    Oniverse: de uma loja de meias na Itália a um ecossistema global de marcas

  • FEVAD FEVAD

    FEVAD apresenta panorama das novas regulações que afetam o e-commerce na França

  • Morrisons Morrisons

    “Morrisons Magic”: como a rede britânica está reinventando o varejo com tecnologia, cultura e proximidade com o cliente

  • varejo varejo

    Executivos debatem como tornar o varejo realmente “AI native”

  • varejo unificado varejo unificado

    WSN e Ankorstore unem forças para criar um varejo unificado e acelerar o crescimento de marcas e lojistas

Comente aqui

Leave a Reply

Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Recentes
  • Quente
  • Vídeos
experiência
NRF Paris 20255 horas atrás

Sam’s Club mostra como experiência é o novo diferencial no varejo

Oniverse
NRF Paris 20256 horas atrás

Oniverse: de uma loja de meias na Itália a um ecossistema global de marcas

FEVAD
NRF Paris 20257 horas atrás

FEVAD apresenta panorama das novas regulações que afetam o e-commerce na França

café na mesa; SouthRock, controladora do Starbucks no Brasil, tem pedido de recuperação judicial negado
Franchising2 anos atrás

Franquia de Cafeteria: 35 opções para você conhecer e investir

Imagem de uma unidade de franquia McDonald's
Franchising2 anos atrás

Franquia McDonald’s: quanto custa e como investir

Imagem de uma unidade de franquia McDonald's
Franchising7 meses atrás

Melhores franquias de 2025: conheça opções de sucesso

TNG
Vídeos1 dia atrás

Podcast Central do Varejo #53: TNG

Fini
Franchising1 semana atrás

Podcast Central do Varejo #52: Fini

Velocità
Vídeos2 semanas atrás

Podcast Central do Varejo #51: Velocità

  • Notícias
  • Eventos
  • NRF2026
  • NRF2025
  • NRF2024
  • NRA Chicago 2025
  • NRF Paris 2025
  • Web Summit Rio 2025
  • Web Summit Rio 2024
  • SXSW2024
  • Retail Tour
  • Colunistas
  • Design
  • E-commerce
  • Economia
  • Franchising
  • Inovação
  • Marketing
  • Operação
  • Notícias
  • Eventos
  • NRF2026
  • NRF2025
  • NRF2024
  • NRA Chicago 2025
  • NRF Paris 2025
  • Web Summit Rio 2025
  • Web Summit Rio 2024
  • SXSW2024
  • Retail Tour
  • Colunistas
  • Design
  • E-commerce
  • Economia
  • Franchising
  • Inovação
  • Marketing
  • Operação
 
Necessário login de 'Candidato' para se candidatar a esta vaga. Clique aqui para sair E tente novamente
 

Faça login na sua conta

  • Esqueceu sua senha? | Inscrever-se

Redefinir senha

  • já tem uma conta? Conecte-se

Digite o nome de usuário ou e-mail que você usou em seu perfil. Um link de redefinição de senha será enviado a você por e-mail.

Inscreva-se na sua conta

Escolha o seu tipo de conta
  • Candidato Quero descobrir empresas incríveis.
  • Empregador Quero atrair os melhores talentos.
  • Forneça as chaves de API do google captcha

  • já tem uma conta? Conecte-se

Close
 

Respostas

 

ativação de conta

Before you can login, you must activate your account with the code sent to your email address. If you did not receive this email, please check your junk/spam folder. Click here to resend the activation email. If you entered an incorrect email address, you will need to re-register with the correct email address.