Economia
Consumidor pretende gastar menos com Dia das Mães em 2023
Levantamento feito por Score Retail e Hibou mostra que o valor máximo de gasto esperado para a celebração deste ano será de R$250
O Dia das Mães de 2023 está chegando e muitos brasileiros estão preocupados com o valor que irão gastar na data. De acordo com o levantamento “Pulso de Dia das Mães” realizado pela Score Retail em parceria com a Hibou, 46% dos entrevistados afirmaram que pretendem gastar menos do que em anos anteriores. O valor máximo de gasto esperado é de R$250, com 72% dos entrevistados escolhendo essa opção.
Ainda segundo a pesquisa, 20% dos entrevistados não decidiram o que irão fazer no Dia das Mães, enquanto quase 70% pretendem ter uma celebração intimista em casa, seja recebendo ou não visitas. Além disso, 54% dos entrevistados destacaram que o que não pode faltar na data é um almoço em família em casa, enquanto apenas 8% escolheram um almoço em restaurante.
A coordenadora da pesquisa e sócia da Hibou, Ligia Mello, destacou que mesmo com a economia instável, os gastos menores não reduzem a importância da data, já que construir lembranças é um valor importante para os brasileiros. Ana Letycia, Head de planejamento da Score Retail, analisou que os consumidores estão escolhendo em quais datas do varejo irão investir mais e em quais gastar menos, e que o Dia das Mães parece estar entrando numa seara mais sentimental do que material.
Palavras e sentimentos como respeito, histórias de família, união, música, presentes e comidas especiais foram apontados como elementos importantes para a celebração do Dia das Mães. No entanto, o que mais se destacou foi o almoço em família em casa, evidenciando a preferência por celebrações mais íntimas e familiares.
Leia também:
Franquia infantil: conheça negócios para trabalhar com crianças
Imagem: Freepik