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Consumidores que pesquisam produtos online têm maior taxa de conversão em vendas, aponta estudo

Os consumidores que realizam buscas em sites de e-commerce nos Estados Unidos acabam tendo um impacto significativo nas vendas. Um novo estudo da plataforma de busca e descoberta de produtos Constructor revelou que, embora os usuários que pesquisam produtos representem apenas 24% dos visitantes dos sites de e-commerce, eles são responsáveis por 44% da receita total das lojas online. Além disso, esses consumidores geram 45% da atividade de adicionar ao carrinho e 42% de conversão.
Outro dado relevante é que os compradores que utilizam a busca interna nos sites têm uma taxa de conversão 2,5 vezes maior do que aqueles que apenas navegam sem pesquisar um produto específico.
“Apresentar resultados relevantes para a pesquisa é apenas o começo — o verdadeiro objetivo é conectar as pessoas ao que elas realmente querem comprar”, afirmou Eli Finkelshteyn, CEO da Constructor.
“Por exemplo, dois clientes podem pesquisar ‘jeans masculinos’, mas provavelmente estão procurando modelos diferentes. Os mecanismos de busca tradicionais baseados em palavras-chave não fazem essa distinção, então mostram todos os produtos relacionados ao termo ‘jeans’, forçando o consumidor a filtrar manualmente suas opções.”
Pesquisa mostra impacto da busca em diferentes setores
A pesquisa revelou que, em diversos segmentos do varejo, os consumidores que utilizam a busca desempenham um papel desproporcionalmente alto nas vendas.
Saúde & Beleza
- Consumidores que pesquisam representam 25% do tráfego, mas geram 55% da atividade de adicionar ao carrinho e 57% da receita.
- Taxa de adicionar ao carrinho: 49% para quem pesquisa vs. 23% para quem não pesquisa.
- Taxa de conversão: 17% para quem pesquisa vs. 6% para quem não pesquisa.
Moda
- Consumidores que pesquisam representam 21% do tráfego, mas são responsáveis por 34% da atividade de adicionar ao carrinho e 33% da receita.
- Taxa de adicionar ao carrinho: 37% para quem pesquisa vs. 22% para quem não pesquisa.
- Taxa de conversão: 13% para quem pesquisa vs. 6% para quem não pesquisa.
Mercadorias em geral
- Consumidores que pesquisam representam 41% do tráfego, mas são responsáveis por 63% da atividade de adicionar ao carrinho e 61% da receita.
- Taxa de adicionar ao carrinho: 30% para quem pesquisa vs. 21% para quem não pesquisa.
- Taxa de conversão: 15% para quem pesquisa vs. 7% para quem não pesquisa.
Casa & decoração
- Consumidores que pesquisam representam 14% do tráfego, mas contribuem com 39% da atividade de adicionar ao carrinho e 42% da receita.
- Taxa de adicionar ao carrinho: 30% para quem pesquisa vs. 11% para quem não pesquisa.
- Taxa de conversão: 11% para quem pesquisa vs. 4% para quem não pesquisa.
Especializados & hobbies
- Consumidores que pesquisam representam 26% do tráfego, mas geram 57% da atividade de adicionar ao carrinho e 49% da receita.
- Taxa de adicionar ao carrinho: 25% para quem pesquisa vs. 12% para quem não pesquisa.
- Taxa de conversão: 12% para quem pesquisa vs. 4% para quem não pesquisa.
Metodologia do estudo
O estudo analisou 609 milhões de buscas online de consumidores nos Estados Unidos, que resultaram em um total de US$ 9,8 bilhões em receita, cobrindo 113 sites de varejo globais entre outubro e dezembro de 2024.
Imagem: Divulgação
Informações: Zachary Russell para CSA
Tradução livre: Central do Varejo