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É importante ter uma equipe protagonista em vendas
Em um cenário cada vez mais competitivo para o varejo, em que não apenas os segmentos similares competem entre si, mas sim tudo aquilo que disputa o bolso do cliente, ter uma equipe alinhada e preparada é um diferencial. Caberá ao gestor e/ou empreendedor o papel de preparar a equipe, o ambiente e seu próprio modelo de gestão para um sucesso sustentável a longo prazo. Aqui está a importância de termos uma equipe protagonista em vendas.
E, o processo vai além de colocarmos uma equipe no ambiente de atendimento e orientar que ofereçam os produtos ou serviços, utilizando as técnicas de vendas. É ter uma equipe comprometida com o resultado do negócio, proativa, autoconfiante, motivada para atingimento das metas, que colaboram entre si e aberta para a busca do conhecimento constante.
Uma boa ideia é sempre uma boa ideia. Não importa de quem venha.
Proporcionar um ambiente que incentive a troca de boas ideias contribuem para que novas estratégias de vendas, abordagens, exposição de produtos, modelos de comunicação surjam. É um exercício saudável ouvir e se fazer ouvir, incentivando todos da equipe a contribuírem com suas percepções e sugestões. A boa comunicação favorece para um ambiente de confiança e colaboração.
Metas claras e atingíveis
As metas devem ser de conhecimento de toda a equipe, bem como esclarecida do porque a meta está sendo proposta, sempre considerando que se deve ter recursos (produtos ou serviços) disponíveis para que se atinja.
A técnica SMART (S-específica, M-mensurável, A-atingível, R-relevante, T-temporal) pode ser uma boa ferramenta para definição de metas, uma vez que facilita desde sua elaboração até o compartilhamento e esclarecimento para a equipe.
Delegar atividades e responsabilidades
Formar uma equipe protagonista em vendas requer um desprendimento de modelos centralizados de gestão para um exercício de confiança no desempenho e potencial que cada pessoa poderá entregar. Requer conhecimento do potencial do time, acompanhamento e feedback periódico para progresso, bem como atenção as dificuldades que também possam surgir.
Conversem sobre os planos de ações para vendas
Por estar no dia a dia com os clientes, a equipe estará mais fundamentada para contribuir com os planos de ações de vendas, favorecendo que as ações propostas sejam mais alinhadas com o perfil do consumidor e dos produtos ou serviços oferecidos. Não desperdice este conhecimento!
Desperte a cultura da excelência em vendas pela capacitação constante
Proporcione e incentive a equipe para a busca constante de capacitação de técnicas de vendas, do conhecimento completo dos produtos e/ou serviços que serão vendidos, do conhecimento do perfil do cliente e do mercado de modo geral.
A capacitação não deve ser apenas para melhores resultados em vendas e atingimento de metas, pois estes devem ser consequências de um atendimento capaz de: criar a melhor experiência ao cliente, fidelizar este cliente visando uma relação de longo prazo e se destacar frente a concorrência.
Acompanhe, ajuste quando necessário e celebre as conquistas
Acompanhe o desempenho da equipe, os indicadores de resultados de vendas, a satisfação do cliente. Alguns ajustes podem ser necessários e neste momento a comunicação transparente e aberta com a equipe é fundamental. E, não esqueça de celebrar as conquistas com a equipe.
Produtos e serviços por serem expostos são mais fáceis de serem copiados. Isto posto, a diferença está no que não se vê, mas mesmo assim é perceptível que é diferente do comum: um atendimento de excelência, por exemplo. Logo, uma equipe protagonista é uma grande vantagem competitiva!
Imagem: Envato
(*) Adriana Figueiredo de Paula é Diretora na empresa NextSoft Soluções em Tecnologia, formada em Administração de Empresas, com especialização em Controladoria, MBA em Varejo e cursando Advanced MBA em Inteligência de Mercado. Possui experiência em grandes redes de franquias nas quais atuou em cargos executivos.