Comportamento

Exigências da Geração Z no trabalho: salários altos, bons benefícios e trabalho remoto

Published

on

geração z

A Geração Z está se tornando uma força crescente no mercado de trabalho, representando 18% de todos os empregados nos EUA em 2024 e ultrapassando, pela primeira vez, a participação dos baby boomers (Departamento de Trabalho dos EUA, 2024). O estudo 2025 Gen Z Hiring Study, da plataforma de carreiras americana Handshake, revela os principais desejos profissionais dessa geração, incluindo salários iniciais elevados, benefícios atrativos e empregos remotos.

Estabilidade financeira é essencial

Conforme destacado no relatório 10 Youth Trends to Watch 24/25, os jovens da Geração Z estão priorizando segurança financeira. Em 2024, 34% dos jovens ao redor do mundo disseram que o custo de vida era sua maior preocupação (Deloitte, 2024). De acordo com a Handshake, muitos buscam cargos de nível inicial que ofereçam bons salários de entrada. Enquanto o salário inicial médio nos EUA em 2024 foi de US$ 65.000, os jovens americanos acreditam que precisam ganhar pelo menos US$ 587.800 para se sentirem financeiramente bem-sucedidos (Axios, 2024).

Como consequência, muitos estudantes estão escolhendo cursos em áreas lucrativas. Entre 2024 e 2025, os diplomas em ciência da computação e contabilidade registraram um aumento de 14,8% no número de formandos, sendo os maiores crescimentos entre todas as especializações (Handshake, 2025).

Preferência por trabalhos remotos e híbridos

Muitos estudantes preferem a ideia de trabalho remoto. Em 2024, 21% dos usuários da Handshake procuraram especificamente por esse tipo de vaga. No entanto, apenas 4% dos empregos em tempo integral eram totalmente remotos (Handshake, 2025). Além disso, 9% buscavam especificamente cargos híbridos (Handshake, 2025).

Leia também: Como planejar uma boa contratação?

Benefícios corporativos ganham relevância

O estudo da Handshake mostra que a Geração Z está escolhendo empregos com base nos benefícios oferecidos. Em 2024, os jovens americanos procuraram empregos que incluíssem plano de saúde (52%), folgas remuneradas (34%), seguro odontológico (31%) e licença médica paga (17%) (Handshake, 2025).

Essa tendência não se restringe aos EUA. Jovens de todo o mundo demonstram o mesmo desejo por melhores benefícios trabalhistas. Em 2024, apenas 29% da Geração Z afirmaram estar satisfeitos com a remuneração financeira e os benefícios oferecidos por seus empregos (Deloitte, 2024).

Imagem: Envato
Informações: Nienke Creemers para Stylus
Tradução livre: Central do Varejo

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *