Comportamento
4 tendências-chave que moldarão as compras dos consumidores em 2025

As preferências de compras dos consumidores em 2025 serão moldadas por quatro grandes tendências: personalização da saúde, sustentabilidade, longevidade e sabores globais, de acordo com um relatório da GlobalData. Essas tendências representam oportunidades significativas para marcas de bens de consumo embalados (CPG, na sigla em inglês) inovarem e atenderem às novas demandas do mercado.
Um dos principais focos de inovação será a saúde feminina, um segmento historicamente pouco atendido no setor de bens de consumo embalados. O mercado de suplementos está se expandindo além da saúde reprodutiva e hormonal, abrangendo agora áreas como fitness, digestão e qualidade do sono para mulheres. Marcas como Women Best e SmartyPants Vitamins, da Unilever, estão liderando essa transformação ao oferecer suplementos específicos para as necessidades nutricionais femininas. Segundo o relatório, essa categoria registrou crescimento de dois dígitos em valor nos últimos dois anos.
De acordo com Fahima Omer, consultora e analista de alimentos da GlobalData, enquanto os benefícios dos suplementos já são explorados em produtos como vitaminas e barras de proteína, fabricantes de bens de consumo embalados podem encontrar novas oportunidades ao desenvolver alimentos e bebidas enriquecidos com ingredientes suplementares.
Outra tendência que vem ganhando força é a carne cultivada em laboratório, vista como uma alternativa sustentável, embora sua adoção ainda ocorra de forma lenta. Segundo estimativas da ONU, a pecuária é responsável por 14,5% das emissões de gases de efeito estufa geradas pelo ser humano. Além disso, a GlobalData revelou que 74% dos consumidores priorizam a sustentabilidade ao fazer compras.
A busca por alimentos voltados para a saúde e longevidade também está em ascensão, impulsionada pelo envelhecimento da população – estima-se que 22% da população mundial terá mais de 60 anos até 2050. Empresas como Chin Huay e UDA estão desenvolvendo produtos enriquecidos com probióticos e ingredientes que promovem longevidade, como NMN e L-Teanina.
Outro fator que influencia as compras dos consumidores é a disseminação de novos sabores globais por meio das redes sociais. Segundo a GlobalData, mais da metade dos consumidores entre 25 e 34 anos descobre novos sabores dessa forma.
“Inovar no setor de alimentos e bebidas não se trata apenas de atender às necessidades imediatas dos consumidores, mas também de priorizar a saúde a longo prazo”, afirmou Omer. Segundo ela, a carne cultivada em laboratório pode ter um novo impulso no futuro, já que tem potencial para combater a insegurança alimentar e reduzir os impactos ambientais da produção tradicional de carne.
Imagem: Envato
Informações: Retail Asia
Tradução livre: Central do Varejo