• Fornecedores
  • Fornecedores
  • Entrar ou Criar Conta
  • Entrar ou Criar Conta
  • Notícias
  • Eventos
    • NRF2025
    • NRF2024
    • NRA Chicago 2025
    • NRF Paris 2025
    • Web Summit Rio 2025
    • Web Summit Rio 2024
    • SXSW2024
    • Retail Tour
  • Artigos
    • Colunistas
    • Design
    • E-commerce
    • Economia
    • Franchising
    • Inovação
    • Marketing
    • Operação
  • Podcast Central do Varejo
  • Notícias
  • Eventos
    • NRF2025
    • NRF2024
    • NRA Chicago 2025
    • NRF Paris 2025
    • Web Summit Rio 2025
    • Web Summit Rio 2024
    • SXSW2024
    • Retail Tour
  • Artigos
    • Colunistas
    • Design
    • E-commerce
    • Economia
    • Franchising
    • Inovação
    • Marketing
    • Operação
  • Podcast Central do Varejo
  • Fornecedores
  • Fornecedores
  • Notícias
  • Eventos
  • NRF2025
  • NRF2024
  • NRA Chicago 2025
  • Web Summit Rio 2025
  • Web Summit Rio 2024
  • SXSW2024
  • Retail Tour
  • Colunistas
  • Design
  • E-commerce
  • Economia
  • Franchising
  • Inovação
  • Marketing
  • Operação
  • Notícias
  • Eventos
  • NRF2025
  • NRF2024
  • NRA Chicago 2025
  • Web Summit Rio 2025
  • Web Summit Rio 2024
  • SXSW2024
  • Retail Tour
  • Colunistas
  • Design
  • E-commerce
  • Economia
  • Franchising
  • Inovação
  • Marketing
  • Operação

Economia

Farmácias e perfumarias puxam alta do varejo paulista no 1º trimestre
Advertisement

Economia

Boletim Focus: mercado reduz pela 13ª vez projeção de inflação

Economia

Após queda em junho, frete volta a ficar mais caro em julho

Economia

Retomada do mercado de capitais impulsiona crescimento do setor de consumo na China

Economia

Mercado projeta inflação abaixo de 5% pela primeira vez no ano

Economia

Vendas no foodservice crescem 4% no primeiro semestre

Economia

Fluxo de visitantes em lojas físicas cresce 0,2% em julho

Economia

Mercado reduz projeção de inflação pela 11ª vez

Economia

Brasileiros priorizam preço na hora de escolher presentes

Economia

Dia dos Pais deve movimentar R$ 27 bi

Economia

Farmácias e perfumarias puxam alta do varejo paulista no 1º trimestre

Faturamento registrou alta de 6,2% em comparação com o mesmo período do ano anterior, segundo números da FecomercioSP

Publicado

2 anos atrás

on

21 de junho, 2023

Por

Redação

No primeiro trimestre deste ano, o comércio varejista no estado de São Paulo apresentou um aumento significativo em seu faturamento, registrando uma alta de 6,2% em comparação ao mesmo período do ano anterior. Isso corresponde a um acréscimo de R$16,5 bilhões, totalizando um faturamento de R$281 bilhões. Esses dados são provenientes da Pesquisa Conjuntural do Comércio Varejista no Estado de São Paulo (PCCV), realizada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP).

No mês de março, as vendas reais apresentaram um crescimento de 6,8% em relação ao mesmo mês do ano anterior. Segundo a FecomercioSP, esse é o melhor desempenho já registrado para o mês desde o início da série histórica em 2008. A federação atribui esse resultado ao aumento da renda disponível, impulsionado pelo aquecimento do mercado de trabalho e pela inflação mais moderada. O maior poder de compra das famílias tem possibilitado o alcance desse faturamento recorde tanto no mês quanto no primeiro trimestre.

Um setor que se destacou foi o de farmácias e perfumarias, que apresentou um crescimento significativo no faturamento, com aumento de 23,1% no mês e 16,2% no trimestre, em comparação ao mesmo período do ano anterior. A federação prevê que essa tendência de crescimento continuará devido ao aumento do consumo das famílias e ao reajuste autorizado pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) nos preços dos medicamentos a partir de abril.

Outro setor com desempenho positivo foi o de concessionárias de veículos, que registrou um crescimento de 22,1% em março e 13,6% no primeiro trimestre. Os supermercados também apresentaram um aumento no faturamento, com crescimento de 12,7% no mês e 13,2% no trimestre. Esse desempenho elevado do setor supermercadista indica uma melhora no poder de compra, levando as pessoas a adquirirem marcas de melhor qualidade, cujo consumo havia sido limitado pela pandemia.

No entanto, o grupo de outras atividades teve um desempenho negativo, com uma queda de 12,3% em março e 9,7% no trimestre. A FecomercioSP aponta que essa redução no faturamento pode ser atribuída ao preço mais baixo da gasolina em comparação ao mesmo período do ano anterior, em decorrência do início da guerra na Ucrânia. No entanto, a federação ressalta que essa queda não reflete um resfriamento na demanda, mas sim uma redução nos valores monetários.

Imagem: Freepik

Relacionados:DestaquesÚltimas Notícias
Próximo

Com dívidas de R$500 milhões, Ri Happy busca reestruturar seu caixa

Não perca

Depois de 4 quedas seguidas, varejo físico tem 1ª alta de vendas de 2023

Continue Reading

Você pode gostar

  • gestão gestão

    Gestão: o que é, áreas principais e metodologias aplicadas ao varejo

  • Walmart; IA Walmart; IA

    Gigantes do varejo ampliam investimentos em IA para acelerar operações

  • Foot Locker Foot Locker

    Acionistas da Foot Locker aprovam aquisição de US$ 2,4 bilhões pela Dick’s Sporting Goods

  • advertising; mídia advertising; mídia

    Consumo de mídia no Brasil: mercado precisa se adaptar

  • Wake Wake

    Wake aposta em unified commerce e prepara terreno para Wake Summit 2025

  • Franchising Sem Filtro Franchising Sem Filtro

    Franchising Sem Filtro #2: Fernando Canizares

Comente aqui

Leave a Reply

Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Recentes
  • Quente
  • Vídeos
gestão
Operação18 minutos atrás

Gestão: o que é, áreas principais e metodologias aplicadas ao varejo

Walmart; IA
Inovação1 hora atrás

Gigantes do varejo ampliam investimentos em IA para acelerar operações

Foot Locker
Operação2 horas atrás

Acionistas da Foot Locker aprovam aquisição de US$ 2,4 bilhões pela Dick’s Sporting Goods

café na mesa; SouthRock, controladora do Starbucks no Brasil, tem pedido de recuperação judicial negado
Franchising2 anos atrás

Franquia de Cafeteria: 35 opções para você conhecer e investir

Imagem de uma unidade de franquia McDonald's
Franchising2 anos atrás

Franquia McDonald’s: quanto custa e como investir

Imagem de uma unidade de franquia McDonald's
Franchising6 meses atrás

Melhores franquias de 2025: conheça opções de sucesso

Ricardo Almeida
Vídeos4 semanas atrás

Podcast Central do Varejo #46: Ricardo Almeida

Mar na Mão
Franchising1 mês atrás

Podcast Central do Varejo #45: Mar na Mão

supera
Franchising1 mês atrás

Podcast Central do Varejo #44: Supera

  • Notícias
  • Eventos
  • NRF2025
  • NRF2024
  • NRA Chicago 2025
  • Web Summit Rio 2025
  • Web Summit Rio 2024
  • SXSW2024
  • Retail Tour
  • Colunistas
  • Design
  • E-commerce
  • Economia
  • Franchising
  • Inovação
  • Marketing
  • Operação
  • Notícias
  • Eventos
  • NRF2025
  • NRF2024
  • NRA Chicago 2025
  • Web Summit Rio 2025
  • Web Summit Rio 2024
  • SXSW2024
  • Retail Tour
  • Colunistas
  • Design
  • E-commerce
  • Economia
  • Franchising
  • Inovação
  • Marketing
  • Operação