• Fornecedores
  • Fornecedores
  • Entrar ou Criar Conta
  • Entrar ou Criar Conta
  • Notícias
  • Eventos
    • NRF2026
    • NRF2025
    • NRF2024
    • NRA Chicago 2025
    • NRF Paris 2025
    • Web Summit Lisboa 2025
    • Web Summit Rio 2025
    • Web Summit Rio 2024
  • Artigos
    • Colunistas
    • Design
    • E-commerce
    • Economia
    • Franchising
    • Inovação
    • Marketing
    • Operação
  • Podcast Central do Varejo
  • Quem Somos
  • Notícias
  • Eventos
    • NRF2026
    • NRF2025
    • NRF2024
    • NRA Chicago 2025
    • NRF Paris 2025
    • Web Summit Lisboa 2025
    • Web Summit Rio 2025
    • Web Summit Rio 2024
  • Artigos
    • Colunistas
    • Design
    • E-commerce
    • Economia
    • Franchising
    • Inovação
    • Marketing
    • Operação
  • Podcast Central do Varejo
  • Quem Somos
  • Fornecedores
  • Fornecedores
  • Notícias
  • Eventos
  • NRF2026
  • NRF2025
  • NRF2024
  • NRA Chicago 2025
  • NRF Paris 2025
  • Web Summit Lisboa 2025
  • Web Summit Rio 2025
  • Web Summit Rio 2024
  • Colunistas
  • Design
  • E-commerce
  • Economia
  • Franchising
  • Inovação
  • Marketing
  • Operação
  • Quem Somos
  • Notícias
  • Eventos
  • NRF2026
  • NRF2025
  • NRF2024
  • NRA Chicago 2025
  • NRF Paris 2025
  • Web Summit Lisboa 2025
  • Web Summit Rio 2025
  • Web Summit Rio 2024
  • Colunistas
  • Design
  • E-commerce
  • Economia
  • Franchising
  • Inovação
  • Marketing
  • Operação
  • Quem Somos

Economia

Farmácias e perfumarias puxam alta do varejo paulista no 1º trimestre
Advertisement

Economia

Boletim Focus aponta redução na estimativa de inflação para 2025

Economia

Prévia de novembro coloca finalmente inflação dentro da meta do governo

Economia

Lula sanciona isenção de Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5 mil

Economia

84% das pessoas devem aproveitar os descontos da Black Friday deste ano

Economia

Black Friday 2025 deve movimentar R$ 466 mi no Grande ABC

Economia

Analistas reduzem projeções de inflação para 2025 e 2026

Economia

Black Friday e Natal devem criar 535 mil empregos temporários no Brasil

Economia Operação

Vendas em bares e restaurantes sobem em outubro, mesmo com crise do metanol

Economia

EUA removem tarifas sobre carne, café e outros produtos do Brasil

Economia

Farmácias e perfumarias puxam alta do varejo paulista no 1º trimestre

Faturamento registrou alta de 6,2% em comparação com o mesmo período do ano anterior, segundo números da FecomercioSP

Publicado

2 anos atrás

on

21 de junho, 2023

Por

Redação

No primeiro trimestre deste ano, o comércio varejista no estado de São Paulo apresentou um aumento significativo em seu faturamento, registrando uma alta de 6,2% em comparação ao mesmo período do ano anterior. Isso corresponde a um acréscimo de R$16,5 bilhões, totalizando um faturamento de R$281 bilhões. Esses dados são provenientes da Pesquisa Conjuntural do Comércio Varejista no Estado de São Paulo (PCCV), realizada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP).

No mês de março, as vendas reais apresentaram um crescimento de 6,8% em relação ao mesmo mês do ano anterior. Segundo a FecomercioSP, esse é o melhor desempenho já registrado para o mês desde o início da série histórica em 2008. A federação atribui esse resultado ao aumento da renda disponível, impulsionado pelo aquecimento do mercado de trabalho e pela inflação mais moderada. O maior poder de compra das famílias tem possibilitado o alcance desse faturamento recorde tanto no mês quanto no primeiro trimestre.

Um setor que se destacou foi o de farmácias e perfumarias, que apresentou um crescimento significativo no faturamento, com aumento de 23,1% no mês e 16,2% no trimestre, em comparação ao mesmo período do ano anterior. A federação prevê que essa tendência de crescimento continuará devido ao aumento do consumo das famílias e ao reajuste autorizado pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) nos preços dos medicamentos a partir de abril.

Outro setor com desempenho positivo foi o de concessionárias de veículos, que registrou um crescimento de 22,1% em março e 13,6% no primeiro trimestre. Os supermercados também apresentaram um aumento no faturamento, com crescimento de 12,7% no mês e 13,2% no trimestre. Esse desempenho elevado do setor supermercadista indica uma melhora no poder de compra, levando as pessoas a adquirirem marcas de melhor qualidade, cujo consumo havia sido limitado pela pandemia.

No entanto, o grupo de outras atividades teve um desempenho negativo, com uma queda de 12,3% em março e 9,7% no trimestre. A FecomercioSP aponta que essa redução no faturamento pode ser atribuída ao preço mais baixo da gasolina em comparação ao mesmo período do ano anterior, em decorrência do início da guerra na Ucrânia. No entanto, a federação ressalta que essa queda não reflete um resfriamento na demanda, mas sim uma redução nos valores monetários.

Imagem: Freepik

Relacionados:DestaquesÚltimas Notícias
Próximo

Com dívidas de R$500 milhões, Ri Happy busca reestruturar seu caixa

Não perca

Depois de 4 quedas seguidas, varejo físico tem 1ª alta de vendas de 2023

Continue Reading

Você pode gostar

  • aumentar as vendas; tipos de comércio; cliente aumentar as vendas; tipos de comércio; cliente

    Mapa da Construção de Experiências do Cliente Ins-piradoramente Diferentes do Usual (parte 2)

  • Louis Vuitton Louis Vuitton

    Louis Vuitton expande estratégia de retailtainment com flagships experienciais em Seul e Pequim

  • Fiserv Fiserv

    Fiserv lança modelo de franquias da Loja Clover e amplia presença da marca no Brasil

  • Black Friday Black Friday

    Black November 2025 movimenta mais de 5,3 mi de pedidos

  • Downsell Downsell

    Downsell no varejo: o que é e como funciona

  • Perplexity Perplexity

    PayPal passa a oferecer checkout na plataforma Perplexity

Comente aqui

Leave a Reply

Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Recentes
  • Quente
  • Vídeos
aumentar as vendas; tipos de comércio; cliente
Colunistas33 minutos atrás

Mapa da Construção de Experiências do Cliente Ins-piradoramente Diferentes do Usual (parte 2)

Louis Vuitton
Design17 horas atrás

Louis Vuitton expande estratégia de retailtainment com flagships experienciais em Seul e Pequim

Fiserv
Franchising18 horas atrás

Fiserv lança modelo de franquias da Loja Clover e amplia presença da marca no Brasil

Imagem de uma unidade de franquia McDonald's
Franchising2 anos atrás

Franquia McDonald’s: quanto custa e como investir

café na mesa; SouthRock, controladora do Starbucks no Brasil, tem pedido de recuperação judicial negado
Franchising2 anos atrás

Franquia de Cafeteria: 35 opções para você conhecer e investir

Imagem de uma unidade de franquia McDonald's
Franchising10 meses atrás

Melhores franquias de 2025: conheça opções de sucesso

Fruki
Vídeos2 meses atrás

Podcast Central do Varejo #57: Fruki

Inter Store
Vídeos2 meses atrás

Podcast Central do Varejo #56: Inter Store e InPulse

livo
Vídeos2 meses atrás

Podcast Central do Varejo #55: Livo

  • Notícias
  • Eventos
  • NRF2026
  • NRF2025
  • NRF2024
  • NRA Chicago 2025
  • NRF Paris 2025
  • Web Summit Lisboa 2025
  • Web Summit Rio 2025
  • Web Summit Rio 2024
  • Colunistas
  • Design
  • E-commerce
  • Economia
  • Franchising
  • Inovação
  • Marketing
  • Operação
  • Quem Somos
  • Notícias
  • Eventos
  • NRF2026
  • NRF2025
  • NRF2024
  • NRA Chicago 2025
  • NRF Paris 2025
  • Web Summit Lisboa 2025
  • Web Summit Rio 2025
  • Web Summit Rio 2024
  • Colunistas
  • Design
  • E-commerce
  • Economia
  • Franchising
  • Inovação
  • Marketing
  • Operação
  • Quem Somos
 
Necessário login de 'Candidato' para se candidatar a esta vaga. Clique aqui para sair E tente novamente
 

Faça login na sua conta

  • Esqueceu sua senha? | Inscrever-se

Redefinir senha

  • já tem uma conta? Conecte-se

Digite o nome de usuário ou e-mail que você usou em seu perfil. Um link de redefinição de senha será enviado a você por e-mail.

Inscreva-se na sua conta

Escolha o seu tipo de conta
  • Candidato Quero descobrir empresas incríveis.
  • Empregador Quero atrair os melhores talentos.
  • Forneça as chaves de API do google captcha

  • já tem uma conta? Conecte-se

Close
 

Respostas

 

ativação de conta

Before you can login, you must activate your account with the code sent to your email address. If you did not receive this email, please check your junk/spam folder. Click here to resend the activation email. If you entered an incorrect email address, you will need to re-register with the correct email address.