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Franchising

Franchising cresce 12,9% no segundo trimestre

Moda, turismo e alimentação foram os setores que mais se destacaram em crescimento, porém, todos tiveram alta

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Seta vermelha para cima depois de algumas quebras, à frente de malha quadriculada em branco

De acordo com relatório da Associação Brasileira de Franchising (ABF), divulgado com antecedência para a Central do Varejo, o segundo trimestre no mercado de franquias brasileiro foi marcado por alta em todos os setores. Em relação ao mesmo período do ano anterior, o crescimento nominal do franchising foi de 12,9%. No mesmo sentido, o faturamento teve um aumento ainda maior: ele saltou de R$ 48,052 bilhões para R$ 54,253 bilhões, com alta de 15%. No acumulado de 12 meses, o faturamento teve alta de 15,2%, e também foi o maior desde 2019 (de R$ 43.122).

Os setores que mais cresceram foram os de hotelaria e turismo (18,5%), alimentação – food-service (16,9%) e moda (16,9%), mostrando uma tendência “ainda mais evidente de ampla retomada das atividades sociais, com mais pessoas viajando, trabalhando presencialmente, em eventos e encontros”, segundo o relatório. As previsões da ABF são de que o crescimento continue, principalmente em atividades sociais, no entanto, mantendo práticas de consumo ligadas ao delivery. 

Por outro lado, desafios como a pressão da inflação, mudanças de hábitos do consumidor, consolidação de canais digitais e novas estratégias de inovação estão presentes no franchising.

No relatório, Tom Moreira Leite, presidente da ABF, comenta: “trata-se do oitavo trimestre de crescimento seguido do setor, sustentando nossa curva de desenvolvimento para além dos impactos da pandemia. Isso representa também a força do modelo de franchising para escalar negócios de forma rápida e organizada – não por acaso, continuamos atraindo novas marcas e players do exterior – e também do desejo do brasileiro em ter seu próprio negócio, ainda mais agora que as condições econômicas estão mais estáveis”.

A empregabilidade do franchising brasileiro também teve um salto no segundo trimestre de 2023, mostrando o impacto do setor para a economia do país. A mão de obra empregada por franquias foi de 1,612 milhão de pessoas, registrando um aumento de 10,9% em relação ao ano anterior. O número de franquias existentes no país também cresceu em mais 11 mil unidades, com um total de 188.878 operações.

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Imagem: Envato