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Franquias: uma equipe de vendas qualificada pode ser o seu diferencial
Muitos falam que a publicidade e o marketing trabalham para vender. Mas não é bem assim. Eles estão mais para ferramentas de convencimento que criam desejos e influenciam a tomada de decisão das pessoas. É nisso que os publicitários trabalham todos os dias, para entregar campanhas incríveis e precisas no seu propósito de informar e persuadir.
A venda, por sua vez, é o momento da conversão, o ponto em que todos os esforços de comunicação e persuasão da marca se concretizam. É nessa etapa que as expectativas do cliente são atendidas e a jornada do consumidor se completa.
Porém, para que essa conversão aconteça de maneira fluida, a equipe de vendas deve dominar as técnicas de vendas, compreender as necessidades do cliente e ter consciência de todo o funil de marketing e vendas do negócio. Desde a abordagem inicial até o fechamento do negócio, cada interação é uma oportunidade de criar valor e reforçar a proposta da marca.
A qualificação da equipe de vendas não se resume ao conhecimento sobre os produtos ou serviços oferecidos, passa também pela capacidade de interpretar dados e informações das estratégias de marketing digital, que frequentemente já entregam um cliente mais preparado e propenso à compra.
Contar com profissionais capacitados significa aumentar as chances de venda e proporcionar uma experiência mais satisfatória para o cliente, o que se reflete em fidelização e indicações para novos consumidores. Eles fazem parte da mesma cadeia de ações que se inicia ali, bem longe, nas necessidades e decisões estratégicas da marca, e depois estimulado por múltiplas ações do marketing digital e offline, para por fim, ter sua apoteose no momento da venda.
Por isso tudo, além da importância do marketing digital para a expansão das franquias, defendo que uma equipe de vendas qualificada representa um elo de confiança e profissionalismo entre a marca e o cliente, fazendo que todo o investimento em marketing, branding e relacionamento seja consolidado com o fechamento de um bom negócio.
Imagens: iStock
(*) Alexandre Goto é sócio-fundador da Dennova Marketing, empresa especializada em Marketing Digital para Expansão de Franquias, e do Portal Elup, um sistema SaaS voltado para a comunicação, gestão de fluxos e automação de processos entre Franqueadoras e Franqueados. Com MBA em Analytics e Inteligência Artificial pela FIA Business School, Alexandre atua há mais de 12 anos no mercado de franquias e é o atual Coordenador da Comissão de Transformação Digital da ABF (Associação Brasileira de Franchising), contribuindo ativamente para a inovação no setor.